CORES, VIDA E SABORES

Acabo de voltar do quintal...

O sol se põe, as galinhas começam a caçar seu canto e eu passeio pelas árvores, observando o movimento da natureza.

A safra de amoras está quase acabando. Por alguns minutos, fico pesarosa, mas logo, logo, me conformo com o tanto de fruta que as quatro árvores produziram este ano. Foi quantidade suficiente para saborear in natura, o suco, presentear amigos, e até para as crianças brincarem de guerrinha, sujando umas às outras com a tinta bordô natural, que ainda deixaram marcas em roupas e unhas.

Em compensação, o cajueiro tá cheio de frutos, e o pé de acerola carregado, com frutas espalhadas pelo chão, colorindo o gramado ao seu redor. Além do mais, para minha grata surpresa, o meu pé de graviola, plantado há mais de 3 anos e com poucos sinais vitais, enfim, ressurgiu de alguns dias de chuva com alguns frutos verdes, espinhentos, ainda pequenos, mas já posso ver que há vida ali. Contra tudo e contra a previsão de tantos que viram e o analisaram, meu pé de graviola está produzindo... Que alegria! Graviola é uma das mais perfumadas frutas que conheço; um cheiro exótico, fresco, envolvente... sou capaz de passar horas apenas me deliciando com o perfume da fruta, antes de saboreá-la. A fruta natural, ou em sorvete, picolé, suco, vitamina, é sempre deliciosa, refrescante e, ao sorvê-la, sinto a sua polpa, o seu sabor e o seu perfume entranhando em meu corpo. É prazeroso...

Outro prazer aos olhos são as bananeiras de flores... Várias, floridas, vermelhoclaro- vermelhoescuro-verdemusgo-verdeclaro. Uma pintura! Fico embevecida de ter artes naturais no quintal! Fico tentada a pegar as flores para enfeitar a casa, ao mesmo tempo em que dá dó tirar algo tão lindo do seu ambiente natural. Pego algumas e espalho pela casa, e deixo outras tantas embelezando o quintal; assim, dentro ou fora de casa posso curtir o que a natureza me presenteia e me alegrar com as mais lindas cores da vida, as cores do dia e da noite, as cores da vida real.

Os bem-me-quer também estão lindos! Uma moita de flores rosa na entrada da casa dá as boas vindas a quem chega. E a pimenteira também, bem na porta da sala, está bonita que só vendo! Cheia de pimentas vermelhas e outras verdes, além das brancas flores. Acho que as coisas começam a melhorar pro nosso lado; parece que deixaram de nos olhar com olhos de cobiça; sei lá... mas, prefiro pensar que sim, já que a pimenteira nunca passou tanto tempo tão vivaz. Imagino que este seja um bom sinal, além do quê todas as flores estão belas, as frutas saborosas, os galos cantam e os passarinhos brincam, disputando espaço com as crianças que correm no quintal. Sim, bons sinais...

Rosimere Ferreira
Enviado por Rosimere Ferreira em 09/11/2008
Código do texto: T1274663