49 .

SHOWS QUE FUI NA MINHA VIDA

Olá , tudo bem com você ? Este texto será bem coloquial . Como eu informei no meu perfil que tenho alguma formação musical , de repente me senti na obrigação de repassar aos leitores TODOS os espetáculos a que já assisti . Se por ventura faltar algum , é a memória falhando . Vamos lá , então :

FINAL DOS 70 : Eu tinha uns 6 anos e fui ao Canecão , no Rio de Janeiro , ver os Saltimbancos , uma peça traduzida e adaptada pelo Chico Buarque . Na verdade era um musical . Estava com os meus pais , obviamente . Não tenho tanta recordação : só sei que me lembro da Lucinha Lins cantando uma música sobre gatos , e quase mais nada . Depois , compraram o disquinho e eu ouvi em casa .

1985 : No dia 11 de janeiro , começou o Rock in Rio . Eu fiz 13 anos de idade no dia seguinte . Não fui ver nada - era muito criança - , mas cheguei a ouvir uma passagem de som de guitarristas , acho que eram os Scorpions , uma das atrações da época . Eu era um leigo total . Um mês depois , em Recife , aprendi a tocar violão . Instantes após , Jorge do Altinho , ídolo pernambucano , passava num carro de som em frente à minha casa . Muita gente em volta . Eu nem sabia quem era ele , mas achei interessante . 13 anos ...

1987 : Capão da Canoa , Rio Grande do Sul . Na SACC ( Sociedade Amigos de Capão da Canoa ) , vi Engenheiros do Hawaii e TNT . Humberto Gessinger cantando " Terra de gigantes " e o sumido Augusto Licks detonando numa guitarra modernosa pra época , bem discreto no palco e com gel na cabeça . Algum tempo mais tarde , baixou o Capital Inicial no ginásio Otto Birlem , também em Capão . Fizeram um show memorável , com banda cover de abertura tocando " Tempo perdido " , da Legião . Pausa . Na mesma praia , em frente ao famoso Baronda , bem no centro , houve a apresentação do Nei Lisboa e do Antônio Carlos Falcão , este travestido de Maria Bethânia ( !!! )

1988 : Fui visitar minha mãe no Rio de Janeiro , e ela me levou para ver a peça " Rock Horror Show " , no Teatro Tereza Rachel . Gostei , tinha uma menina só de calcinha no palco . Dizem que a Marisa Monte chegou a participar , mas ela na época não era tão conhecida fora do meio carioca .

1990 : No início de maio , cheguei no Gigantinho , em Porto Alegre , para prestigiar o lançamento do disco dos Engenheiros , " O Papa é Pop " . Eles estavam estourados nacionalmente . Humberto errou a letra de " Nunca se sabe " , mas fez no contrabaixo o solo inicial de " Nau à deriva " . Emocionante .

19/05/90 : Tumulto . Show da Legião Urbana no Gigantinho , Porto Alegre . Havia dois anos que a banda não se apresentava na cidade . Alguns momentos do show : Renato Russo entoava um " mantra " ... " eu não colei na prova de geografia do Colégio Militar / eu não colei na prova de geografia do Colégio Militar ... " . Ele se referia a um aluno do Rio que cometeu suicídio após ser pego no flagra , fitando o exame de um colega . Antes de cantar " Meninos e meninas " , Russo anunciou : " essa música eu fiz para o meu namoraaadoooo " . Os fãs ( fãs ? ) xingaram o cantor - uns poucos , lá na frente - com termos chulos , e ele deu um berro : " EU AMO QUEM EU QUISER " . Foi maravilhoso . Antes de entoar " estátuas e cofres e paredes pintadas ... " , RR deu um discurso : " Às vezes ... às vezes parece que tudo fica tão difícil , que realmente a vontade que a gente tem é de SUMIR . Mas ... eu gostaria de ter falado para aqueles dois garotos e para todas as pessoas que pensam nesse tipo de alternativa que ... a gente sempre pode tentar a vida em outro lugar . E a gente sempre pode ser feliz , sabia ? E essa música é sobre isso , e é dedicada a todos vocês " . Os acordes começaram e o ginásio foi à loucura .

1991 : Auditório Araújo Vianna , Porto Alegre . Apresentação das bandas cover de Guns N ' Roses e Pink Floyd . Eu e mais uns dois colegas de colégio nos divertimos vendo uns caras meio arrogantes , com instrumentos de primeira linha , não conseguindo solar a introdução de " Sweet child o ' mine " . Em contrapartida , dancei feito um louco durante a execução de " Paradise city " . O outro conjunto tinha como destaque o apresentador de TV Augusto Xavier em uma das guitarras , e uma loira lindíssima e deliciosa fazendo as vocalizações em " The great gig in the sky " . Com uma roupa pra lá de justa no corpo , arrancou urros da parte masculina do público . A sua voz parecia um orgasmo . Foi a mulher mais desejada da noite , com certeza . É , pagamos pra ver essas bandas ... acontece .

Estúdio Bafo de Bira , Porto Alegre . Um de meus amigos estava sendo cotado para assumir a bateria do grupo Acústicos & Valvulados , mas ele era meio técnico demais , e o pessoal estava querendo um cara mais rockabilly , meio rock anos 50 . Acabou entrando o Paulo James , que está na banda até hoje . Na verdade foi um ensaio , um pequeníssimo show , e somente eu na platéia . O lugar , nos anos 90 , acabou virando um reduto de encontro de quase todos os roqueiros gaúchos , e infelizmente hoje já foi desativado .

1993 : Praça da Apoteose , Rio de Janeiro . Fui com alguns amigos e amigas para ver uma das edições do Hollywood Rock . Fila imensa . Perdemos o show do De Falla , assistimos ao Biquíni Cavadão , Alice in Chains e o Red Hot Chili Peppers . O baixista do Red Hot , Flea , encerrou o show jogando o baixo no chão , sei lá o que aconteceu com ele . As rádios tocaram " Under the bridge " toda semitonada , terrível . Antes fosse a de estúdio , não ?

Show do Dedé e Os Ajudantes , no Escaler , bairro Bom Fim , Porto Alegre . Banda do Dedé Moreno ( hoje Jah Mai ) , com o Zé Natálio destruindo no contrabaixo , e outros integrantes .

No Rio , houve um happening no final da tarde , Praia do Pepê , próximo ao Pier . Lobão reclamava do violão desafinado , e um inesquecível dueto de Raphael Rabello e Paulo Moura . Raphael morreria dois anos depois .

28/05/94 : Show messiânico ( e o último ) da Legião em Porto Alegre , no Gigantinho . Era gente que não acabava mais . Fui com um amigo : nós nos perdemos , ele foi pra perto do palco , eu em direção à arquibancada . Amei . Eu parecia uma tiete histérica durante o show . Alguns probleminhas acústicos impediram a audição dos efeitos especiais de chuva em " Um dia perfeito " , e Renato urrava ( não cantava , não havia melodia nenhuma na voz , talvez raiva , vai saber ) em " Do espírito " . Incrível . Voltei a pé pra casa , foi um verdadeiro exercício de catarse . Lavei a alma , sinceramente . Kurt Cobain , do Nirvana , recém falecido , foi homenageado nos versos " Here we are now / entertain us " . De volta ao Renato : " Eu sempre , sempre terei 22 anos " . Era exatamente a idade que eu tinha , formidável . Uma das belas características da Legião era as letras que passavam a impressão de terem sido feitas para cada fã em particular .

1994 : Apresentação da Black Master , na antiga Cervejaria Berlim , Porto Alegre . Tonho Crocco , da Ultramen , fazia os vocais . O baterista era chamado de " Priscila " , por causa do programa TV Colosso , da Globo . Eu , carente e atrás de mulher , mas tímido , acabei atraindo somente a turma do arco - íris . Não , não rolou nada . Olha o respeito !!! ( hehehe )

Chega o Barão Vermelho no Auditório Araújo Vianna , em Porto Alegre . A banda lançava o CD " Carne Crua " , e Frejat solou bem pertinho da platéia . Ao fim , o cantor chamou o músico Alemão Ronaldo , então na Bandaliera , e os dois se abraçaram . O povo foi ao delírio .

1995 : Danceteria Ibiza , praia de Atlântida , litoral do Sul . Paralelamente ao Carnaval , a casa noturna criou um espaço alternativo onde se apresentava uma banda de rock ( a Kook ' s , creio eu ) tocando uma bela releitura de " Basket case " , do Green Day . Na platéia , uma menina assistia empolgada ao show . Quando iniciou " A noite " , sucesso com a Fernandinha Abreu , a já citada moça começou a cantar com um timbre igual à gravação original da música ( tão boa que , anos mais tarde , o Jamiroquai deu uma imitadinha ) . O vocalista , atento , teve a sensibilidade de reparar nisso e puxou a garota para o palco . Mais tarde , fui tirar uma guria para dançar e ouvi um sonoro " nãããooo !!! " . Em seguida , tomei um banho de espuma , me perdi dos amigos e voltei para casa pela orla , ensaboado , sozinho e morrendo de frio , isso no verão . Coisas do Sul .

Chegou a Porto Alegre o Pato Fu , apresentando o disco " Gol de Quem ? " , no Bar Opinião . Quase ninguém conhecia nada . Eu , na platéia , cantando as músicas , e as pessoas me olhando . Que coisa ! Depois subiu ao palco toda a Graforréia Xilarmônica , e ficaram pulando alegremente . Bacana a confraternização Minas - Sul , e as duas bandas acabaram virando amigas e parceiras . No meio da muvuca , o público formou uma massa indo e vindo de um lado para o outro , enquanto a Fernanda Takai cantava " Ring my bell " .

No final do ano , estou quase me formando em Publicidade pela PUCRS , fazendo um Projeto Experimental , e surge o violonista Paco de Lucia para fazer um show , ali no Salão de Atos . Eu , sem um centavo no bolso , fiquei pateticamente circundando o teatro para ver se ouvia alguma coisa . Cheguei a faltar à disciplina da faculdade por isso . Em vão : fui embora , entornei boca adentro duas garrafas de cerveja de 600ml e fui dormir , alegrinho . É ... dias depois , uma amiga minha me mandou uma carta do Rio de Janeiro , contando que o Paco havia se apresentado na praia . Detalhe : de graça ! Grrr ...

Salão de Atos da UFRGS ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul ) . No palco , a Aristóteles de Ananias Jr . , projeto meio doido do Marcelo Birck . Improváveis sucessos : " Gre - Nal do amor " e " Bico de pato " . Depois subiu a Complexo de Épico , com o Jorjão nos vocais , e aquela voz de trovão mandando " Pedra podrida " . O Jorjão é , hoje , o melhor cover de Tim Maia em Porto Alegre .

1996 : Praia do Rosa , Santa Catarina . A banda Rola Stones faz uma pequena apresentação , num lugar que já nem me lembro . Fevereiro de carnaval , ah . O vocalista imita direitinho o Mick Jagger , com os mesmos trejeitos , e o grupo segura bem nos arranjos .

Bar do Lado , Porto Alegre . Uma casa noturna muito próxima ao Cord , daí talvez o nome . Espetáculo com a banda Dublê , fazendo versões incríveis e bem - humoradas de grupos brasileiros e gringos , sempre com muita descontração . Mistura de hard rock com sertanejo , muito anos 80 , e total irreverência no palco . Um dos vocalistas , o Gustavo Cunha , gente finíssima , uma hora desceu e foi cantar no meio das gurias , esse aí pode !!! Depois da apresentação , deu uma sumida estratégica , acho que se deu bem ... o grupo tocou , entre outros petardos , " Livin ' on a prayer " ( Bon Jovi ) , com mudança de tom e tudo no meio , e " Garota nacional " ( Skank ) , trocando o refrão " quero te provar " para " quero te coisar " . Muito divertido . Ah , um dos integrantes da Família Lima estava por lá ( não , não era o marido da Sandy . Aliás , ele nem era casado com ela nesse tempo ... )

1997 : Rio de Janeiro , antigo Metropolitan . Fui convidado por uns amigos a assistir a um evento onde estavam a bateria da Viradouro , o conjunto baiano Asa de Águia e , de ( re ) quebra , a Carla Perez rebolando . Eu me perguntava : " O que estou fazendo aqui ? " .

Ilha dos Pescadores , Rio de Janeiro . Fui de carona para essa festa no carro do tio de uns amigos , e lá chegando o ambiente estava mais do que lotado . Fui levado pela turma , e meio contra a minha vontade ( mas depois curti ) . Quando dei por mim , estava bem no meio da apresentação do grupo Molejo ( " ... eu vou varrendo , vou varrendo ... " ) . Eu me senti deslocado , e aí me dispersei em seguida , até porque houve - não sei se foi um fato ou um boato - tiroteio lá , ouvi barulho e tudo e todos falaram a respeito . Felizmente , e graças a Deus , ninguém saiu ferido . Dei um tempo para esfriar a cabeça e a ansiedade . Um tempo depois , subiu no palco uma banda de covers tocando Lulu Santos e uma releitura incrível de " Jump " ( Van Halen ) , com o guitarrista fazendo o solo igualzinho à gravação dos originais , fiquei de boca aberta . Uma noite que eu iria ficar em casa , pensando na vida , e acabei gostando bastante , como muitas outras que eu desfrutei na cidade maravilhosa .

Casa Noturna Rocky Point , Atlântida , litoral do Sul . Show com a Fernanda Abreu . Olhei a moça só de ladinho ( sem maldade , sem maldade ) , porque estava muito lotado e não consegui ver de frente . Passaram - se semanas e o Barão Vermelho volta ao Sul , nessa mesma casa . Lançando o " Álbum " , a banda veio até com naipe de metais e a participação do saudoso Bezerra da Silva . Fizeram uma versão rock ' n ' roll de " Malandragem dá um tempo " . Fantástico .

Planeta Atlântida , no balneário de mesmo nome , litoral . Fiquei com uma menina para esquecer outra . Atrações : Fito Paez , Kid Abelha , Skank , Kleiton e Kledir , Lulu Santos , Paralamas ... o baixista Bi Ribeiro foi falar com o público , e eu apertei a mão dele . Fiquei em êxtase , nem me lembrei mais da tal menina que eu havia deixado ali perto ... interessante : a futura mãe dos meus filhos estava lá , e nós nem nos conhecíamos ainda . Coisas do destino ?

Antigo Teatro da OSPA , Porto Alegre . Prêmio Açorianos de Música . A abertura foi com o cantor lírico Decápolis de Andrade . Não me lembro muito bem dos premiados , mas um dos espetáculos foi do Nelson Coelho de Castro . O público quis muito que ele cantasse ( acho que " Armadilha " ) , ele mostrou - se surpreso com a reação , ficou feliz , pediu uma guitarra emprestada e mandou ver .

Sgt . Pepper ' s , Porto Alegre . Passei lá umas três vezes , assistindo à Banda dos Corações Solitários tocando Beatles , e os The Travellers fazendo um cover do Eros Ramazzotti . A casa é espetacular , lembra um pub londrino , toda decorada de acordo com referências ao quarteto de Liverpool . Parece , sei lá , o Cavern Club , embora eu nunca tenha ido lá , hehehe . Muito bom .

Fui em alguns espetáculos eruditos gratuitos , mas não me recordo muito de quem se apresentou - música clássica não é bem a minha praia ... na Assembléia Legislativa , em Porto Alegre , fiquei maravilhado com o espetáculo do Duo Assad , virtuosos violonistas . Foram aplaudidos três vezes . Tiveram que retornar ao palco até depois do bis regulamentar . Foi igualmente importante a performance do mestre da percussão e professor Ney Rosauro , tocando um instrumento que parecia um xilofone gigante . Na Casa de Cultura Mario Quintana ( CCMQ ) , fui a um bate - papo com o Vitor Ramil , que estava divulgando o disco " Ramilonga - a Estética do Frio " . Falou , cantou , tocou , os fãs pediram o hit " Joquim " e ele não atendeu , alegando cansaço e noite mal dormida . O músico Cláudio Levitan estava na platéia .

Entrega do Prêmio Açorianos de Música . Reunião acústica de Totonho ( Antônio ) Villeroy , Gelson Oliveira - o " Milton Nascimento " gaúcho - , Nelson Coelho de Castro e Bebeto Alves . A Izmália , querida , estava numa dessas premiações . Cheia de atitude , abocanhou uma gaitinha de plástico e depois a arremessou para trás , deve ter caído na cabeça do baterista dela . Ela devia estar na fase " Pára , cala a boca e me beija " . Outro dia , vi a Izmália , toda vestida de pretinho , cantando no programa da Hebe ( !!!!!! ) na TV , ao lado do Renato Borghetti . É verdade , pode perguntar para ela !!! Toda bizarrice do mundo é pouco , hahaha .

Auditório Araújo Vianna , Porto Alegre . Show com três bandas progressivas meio desconhecidas . Fui com uma camiseta preta do Rush . No intervalo entre as músicas , Edu Coelho fazia intervenções de violão , tocando trechos de clássicos do rock 70 .

Antiga sede do Clube do Choro , Porto Alegre . Espetáculo com um regional de chorinho , com destaque para o professor Luiz e o bandolinista Henry . Pena que a casa não oferece mais esse tipo de evento para a população , foi um verdadeiro show de virtuosismo e bom gosto musical . Momento engraçadinho da noite : na saída , emocionado com tudo aquilo , fui comprar um CD de ... rock gaúcho . Vai entender ...

Colégio Americano , Porto Alegre . Recital com o violonista argentino Eduardo Castañera . Tocou músicas internacionais e chamou atenção pela sensível versão instrumental de " Adiós nonino " , de Astor Piazzolla .

Bruno ' s Bar , Porto Alegre . Um tio meu me levou para ver um pequeno espetáculo de músicos da noite . Muito bom . Helena Ruperti incorporou uma Elis Regina com toda a propriedade , o violonista João Vicente tocou com uma qualidade que não ficou devendo nada ao Guinga , por exemplo , e a cantora e instrumentista Cássia Abreu deu uma bela canja . O público era pouco , mas o talento imperou .

Dado Bier , Porto Alegre . Espetáculo com a The Hard Working Band . O conjunto preparava - se para gravar o primeiro CD ao vivo , e o baterista não deixou cair as baquetas . A imprensa estava lá , e foi tudo muito bom .

11/10/97 : Sala Radamés Gnattali , Auditório Araújo Vianna , Porto Alegre . TRIBUTO A RENATO RUSSO . O Grupo Michelangelo não deixou passar em branco o aniversário de desaparecimento do líder da Legião Urbana . Integrantes da banda : Barbbã ( vocal ) , Ferrá e Veton ( violões de 6 e de 12 cordas ) e Duda ( piano ) . O vocalista cantou melodias difíceis da Legião , como " Os barcos " , e o conjunto como um todo fez uma versão bem fiel de " Faroeste caboclo " . Bela iniciativa para lembrar o poeta , e parabéns ao Michelangelo .

1998 : Salão de Atos da PUCRS , Porto Alegre . Gravação ao vivo do primeiro disco da The Hard Working Band . Muita gente assistindo . Eu e uns amigos ficamos bem lá na frente , gritando muito , e a bagunça saiu no CD !!! O cara das baquetas ficou " enjaulado " , para que o som ambiente da bateria fosse destacado e não se misturasse muito ao som do resto da banda . Afinal , tratava - se de um registro fonográfico .

Workshop ( Oficina ) com o Frank Solari e o Richard Powell . Frank , além de dominar completamente as seis cordas , dá um verdadeiro espetáculo em humildade : é um daqueles caras que toca muito e comporta - se como se não tocasse nada , muito ao contrário de outras pessoas . Já o Richard , por sua vez , demonstrou uma enorme habilidade no two hands e ainda por cima distribuiu seus riffs para a galera , cifrados em forma de tablatura . E eu já ia esquecendo : foi na Sala Radamés Gnattali , Auditório Araújo Vianna , Porto Alegre .

Salão de Atos da Reitoria da UFRGS , Porto Alegre . Lançamento do álbum da Hard Working . Tudo lotado . E com ingresso , visto que o show da gravação era gratuito . A banda desfilou clássicos da black music dos anos 60 e 70 , com participação especial de Hique Gomez , que ficou conhecido nacionalmente como um dos personagens do Tangos & Tragédias . Na percussão , Fernando do Ó , substituindo a Mila Schiavo , quando o projeto foi gravado .

2000 : Comemoração dos 5 anos de existência da Hard Working , no Bar Opinião . As vocalistas estavam lindas , foi um deslumbre ! O baixista entrou antes do baterista , achei estranho , mas depois gostei . Também estavam lá o Serginho Moah , do Papas da Língua , e o pessoal da Ultramen , todos meio mendigões , mas bem estilosos .

Dr . Jekyll , Porto Alegre . Show da Tom Bloch . No pequeno palco , o grupo mostrou referências bem sutis de Pixies e David Bowie , em arranjos muito diferentes do que os gravados em disco , estes feitos de maneira mais , digamos , eletrônica . Uma grande amiga minha era fã da banda , e eu não . Hoje , ao que tudo indica , é o oposto . Às vezes as coisas mudam ...

Parque Moinhos de Vento ( Parcão ) , Porto Alegre . Espetáculo com a banda Hard Working . Chovia canivetes naquela noite , e fui acompanhado de um amigo . Apesar do pé d ' água , a platéia foi intensa , tanto que uma das cantoras começou a ficar emocionada demais e berrou termos chulos que faziam uma referência ao órgão sexual masculino . E o dilúvio não cessava : fomos embora , literalmente correndo dos raios , e eu cheguei em casa tão molhado que tive de me desfazer das roupas e pegar uma toalha para me enxugar , como se eu tivesse saído de um banho , e saí mesmo . Não me recordo muito bem , mas devo ter contraído uma bela gripe depois dessa , naturalmente .

2002 : ( não tenho certeza ) ... mais ou menos nessa época , o Yamandu Costa - pronuncia - se " diamandu " - fez um show no Salão de Atos da UFRGS . Duas sessões lotadas , pelo que fiquei sabendo depois . Jô Soares havia dado alguma mídia para ele na noite anterior , mas o Yamandu é exímio violonista e talvez não precisasse disso , mas ajudou . Tocou milongas , chamamés , chorinho , tudo . Meses depois , no mesmo local , reapareceu o Yamandu Costa , agora acompanhado do Guinga , Turíbio Santos , Ulisses Rocha , Daniel Sá e Borghettinho ( na gaita , óbvio ) . Desfilaram a história do violão brasileiro naquele palco , com o auxílio da sanfona . Ah , no solo do Yamandu , quando ele deu show sozinho , antes , ele encerrou o espetáculo tocando o " Hino Rio - Grandense " . Sem bairrismo . Emocionado , Yamandu cantou mesmo sem microfone , se levantou e desplugou , sem querer , o violão . Não deu para ouvir nada . O povo em massa cantando , uníssono . Ali eu chorei , de verdade .

2003 : Los Hermanos , Bar Opinião , Porto Alegre . Lançamento do disco " Ventura " . Eu pulava freneticamente em meio a um mar de adolescentes . Só lembrando : eu já tinha 31 anos !!! Hehehe . Completamente apaixonado , perdi a noção total . Ainda ouvi de alguém da banda algo como " pula , desgraçado ! " , mas acho que não foi pra mim . Tinha muita gente lá ...

2004 : Los Hermanos , abril , Auditório Araújo Vianna , Porto Alegre . Abertura do Frank Jorge . Eu , meu filho mais velho , uma grande amiga e mãe dele fomos ver , pois conseguimos descolar uma cortesia . Não tínhamos com quem deixar a criança . Resultado : ele foi . Mesmo no meio daquela boa barulheira , ele adormeceu . Revezamos o colo , que coisa boa !

2005 : Los Hermanos , agosto , Bar Opinião , Porto Alegre . Divulgação do disco " 4 " . Casa completamente lotada , salve a redundância ! O público já bem fanático . Nem bem começou " Dois barcos " e a galera explodiu de alegria e emoção . E eu espremido lá no meio . Delícia . Foi incrível depois que voltei a respirar , principalmente .

03/11/05 : O Pato Fu chega no Bar Opinião , Porto Alegre , para mostrar " Toda Cura Para Todo Mal " . Eu estava radiante de alegria , pois naquela tarde eu havia conhecido a minha escritora preferida . Com a autora na cabeça , não curti o show , por melhor que fosse . Fiquei sentado , isolado , numa cadeira distante do palco , tomando um refri de canudinho . Minha mente , ora ora , estava bem longe dali : na Feira do Livro . E o coração também ...

2006 : Antigo Teatro da OSPA ( Orquestra Sinfônica de Porto Alegre ) . Houve ali um evento sério , importante , acho que foi a abertura dos concertos de música erudita . Familiares , pessoas conhecidas , gente da TV e políticos estavam lá . A solenidade começou com o " Hino Nacional " e depois alguns solistas se apresentaram , entre eles o meu irmão . Tudo muito refinado , pomposo , formal . Senti - me meio que um estranho no ninho ...

06/01/08 : Um amigo meu chegou do Rio e me convidou para assistir a uma sessão de ensaios com a banda do Frank Jorge . Eu fiquei felicíssimo , também porque fazia 9 anos que eu não colocava os pés em um estúdio !!! Músicas antigas , boas e algumas inéditas para mim . Marcante , bem crocante .

11/03/08 : Sarau Elétrico , bar Ocidente , Porto Alegre . Inicialmente bateu uma tristeza , pois houve um pequeno desencontro entre amigos . O evento era sobre poesia inglesa . Depois , entrou um rapaz com voz de contratenor ( Filipe Catto ) e fez uma homenagem às divas cantoras , nacionais e internacionais . Inusitado , mas muito bom . Um amigo dele até dançou e fez mímica dublando " Vogue " , da Madonna . Eu fui de jeans surrado , sapatos pretos e uma jaquetona negra fake fashion , parecia um Jim Morrison de araque . Perdi completamente a noção do ridículo . E com suíças grisalhas e cabelão , inclusive .

02/09/08 : Também no Sarau , mas desta vez foi mais legal . Uma turma que se formou virtualmente acabou se conhecendo ali , na real . Eu adorei todos . Na canja , o vozeirão da Marietti Fialho marcou presença .

28/10/08 : Sarau Elétrico . Tema : humor . O convidado Iotti fez piadas impagáveis e entrevistou algumas pessoas nas mesas . Uma escritora que adoro demais leu algumas obscenidades formidáveis , e depois dessa eu passei a gostar ainda mais dela . Uma querida ! Após , outra queridíssima , depois de algumas taças de vinho , tomou coragem e foi cantar lá na frente uma musiquinha bem safadinha . Recompensa : levou um CD e um livrinho de bolso . O show ficou por conta da banda Embaixada , misturando r & b , rap , soul e uma batida com muito groove . Na saída , por um descuido bobo , quase fui atropelado e por pouco não perco a vida , mas isso é só um detalhezinho sem importância .

13/11/08 : Teatro de Câmara Túlio Piva , Porto Alegre . A Tom Bloch desembarca do Rio para uma apresentação . Bem bacanas , as canções são quase todas do último disco . Um rapaz fica todo de preto , com um cubo da mesma cor enfiado na cabeça , sempre circulando . Na platéia , o consagradíssimo escritor Luis Fernando Verissimo e a esposa dele , Lúcia .

Praça Júlio de Castilhos , Porto Alegre . Um acontecimento de Natal , acredito que patrocinado por um hospital de Porto Alegre . Música , teatro , padres , pessoas vestidas de anjos , e muita criança . Tudo ao ar livre . Seria no dia anterior , mas choveu horrores e foi transferido . Meu irmão cantou ( muito ) e ainda houve a performance de outra solista ( Angela Diel ) , entre várias atrações . Naquela noite , as luzes das árvores do parque foram inauguradas . Muito interessante . Acabei indo embora antes do final .

13/01/09 : De volta ao Sarau Elétrico . Foi um evento que privilegiou os letristas de MPB . A primeira - dama de tudo isso se divertiu muito , além do público todo . A certo momento , citou uma cantora inglesa , misturando o estilo de vida dessa celebridade com uma minissérie de outra estrela , do passado , com comportamentos semelhantes , e Bruno Suman deu o veredito : " Maysa Winehouse " . Sessão comédia . A banda Os Carlos , que não se reunia havia uns 20 anos , achou o som uma droga , mas a platéia não - quase ninguém deixou o Ocidente durante as músicas . O publicitário - que - virou - rockstar Duda Tajes cantou ( berrou , vá lá ) Roberto e Erasmo , Jimi Joe , Fughetti Luz , entre outros . Está virando moda o mundinho da propaganda migrar para a música , o contrário é que é um desastre . Um dos mais bem - sucedidos homens do marketing no Brasil , e colecionador de mulheres bonitas , chegou a registrar uns standards meio anos 50 com um jeitinho de Frank Sinatra . Justíssimo . Ficou bom ? Não ouvi . Ah , será que eu também vou entrar nessa onda ? Deus me livre !!! Jamais trabalhei em agência e tenho medo de palco . Eu , hein . ( ... )

14/04/09 : Come back to Sarau . Uma homenagem ao centenário do Internacional , e eu lá , gremista , fazendo as honras em solidariedade a uma amiga muito querida . O show foi bem bacana , com a Ataque Colorado ( ex - Maria do Relento ) , banda que chegou a chamar a atenção dos Raimundos , quando estes faziam muito sucesso na mídia . Adorei as referências , como The Police , Mamonas Assassinas , etc . Eles têm anos de estrada , naturalmente estão muitíssimo bem entrosados . No Sul , a rivalidade entre times de futebol é acirrada , mas tudo correu na santa paz . É isso aí , tem que ser exatamente assim , e foi .

28/04/09 : Theatro São Pedro , Porto Alegre . É incrível , mas eu nunca havia pisado nesse ambiente deslumbrante , bem cuidado , com uma arquitetura privilegiada e tratado com carinho e empreendedorismo pela querida Eva Sopher . Aconteceu o Prêmio Açorianos de música referente ao ano de 2008 . Uma das premiadas , a cantora Vanessa Longoni , estava atrás de mim na fila da entrada , só depois fui saber de quem se tratava , durante o evento . Espetáculos : Cau Netto e um teclado com efeitos eletrônicos , um Frank Solari cheio de potencial mas muito econômico nos solos , Fernando Noronha tocou blues fazendo base e solo ao mesmo tempo , ainda por cima sem o acompanhamento de baixo e de bateria , o que é uma proeza para tentar manter a cadência . Ele conseguiu . Serginho Moah fez o público cantar " Mais uma canção " ( Bebeto Alves . Para quem não conhece ou não mora no Rio e nem no Sul , Bebeto é o pai da atriz Mel Lisboa ) . Luciana Pestano interpretou " Depois da chuva " ( de Bebeto , o homenageado da noite , não a do Marcelo Bonfá ) com um lindo violão folk de aço , uma gaita e aquela voz rouca , agora acrescida de um belo vibrato . O DJ , rapper e locutor Piá fez uma performance curtinha , mas agradou . Bati palmas mesmo foi para o violonista que acompanhou a cantora nativista Maria Luiza Benitez . Não tem como um cara desses não fazer sucesso , pena que me esqueci do nome dele . Outro destaque foi a professora e pianista clássica Cristina Caparelli no piano de cauda . O mais importante de tudo : o Theatro São Pedro tem uma acústica perfeita .

26/05/09 : Salão de Atos da UFRGS . Concerto da OSPA ( Orquestra Sinfônica de Porto Alegre ) . Importante lembrança a um dos gênios da música erudita / clássica , Haydn , que faleceu há 200 anos . Coral , instrumentistas , Maestro e solistas , entre eles o meu irmão . A soprano cantou notas agudas com uma afinação perfeita , fazendo divisões melódicas sofisticadas , como os demais . A certo momento , um incômodo ruído surgiu entre o público , e o regente só iniciou a outra parte da apresentação quando o barulho parou . Eu estava com a minha cunhada , familiares , amigos e conhecidos .

02/08/09 : Show da Tom Bloch no Parque Farroupilha ( Redenção ) , Porto Alegre . Entre outras bandas , o conjunto se apresentou com um repertório " cabeça " , meio sombrio - combinando muito com o céu cinza que fazia - e alguns fãs todos de preto fizeram fila para prestigiar os músicos . No final , uma releitura bacana , que agradou tanto ao vocalista quanto ao público . Ah : o batera está cantando agora , fazendo segunda voz . Muito bom .

12/09/09 : Restaurante Casa do Barão , Porto Alegre . Belo festejo de troca de idade ( ih , isso parece coluna social ) do meu tio . Casa cheia e roda de samba até a madrugada . Presença de notáveis músicos como o Chico Pedroso , o Clayton Franco e o Roberto Paz , entre outros . Parece que estávamos na Lapa , bairro boêmio do Rio de Janeiro , no meio de uma noitada de chorinho . Sou mais da turma do rock ' n ' roll do que do ziriguidum , mas gostei bastante da animação . O único saldo negativo foi a presença de tantas meninas jovens , lindas , sozinhas e ... com cigarro na boca . O lado bom é que todas elas requebram muito bem .

13/09/09 : Parque Farroupilha ( Redenção ) , Porto Alegre . O show do Frejat estava programado para as 12h , mas atrasou um pouco devido às condições meteorológicas adversas . É verdade : choveu a semana inteira . O músico concentrou - se em algumas baladas da sua atual fase solo e releituras , como " Mais uma vez " ( Flávio Venturini / Renato Russo ) , que foi o momento mais bonito do espetáculo : enquanto ele cantava , o céu nublado fez abrir um sol que brilhou por entre as frestas do palco . Quem estava na primeira fila viu . Além disso tocou " Malandragem " , famosa na voz da inesquecível Cássia Eller e bem cantada pela platéia . Ainda algumas outras homenageando a Legião , a Adriana Calcanhotto e o Roberto Carlos ( além de " Uns dias " , dos Paralamas do Sucesso , que cantei de cabo a rabo ) . Destaque múltiplo para a performance geral dos instrumentistas : Frejat está solando cada vez melhor , reproduzindo técnicas de vibrato nas cordas sem o auxílio da alavanca ; Billy Brandão fez escalas saindo um pouco do campo harmônico , num estilo totalmente visceral e rock para canções pop , e um belo slide guitar durante " Segredos " ; o baterista Marcelo da Costa é técnico e supersônico . Poderia tocar , confortavelmente , numa banda cover do Rush . Ele é rápido demais , nem precisava tanto . Calma , Marcelo ! Você é competente ! Maurício Barros , tecladista e co - fundador do Barão Vermelho , teve um desempenho bem Jerry Lee Lewis : enlouqueceu entre as teclas . Perdão por não me lembrar do nome do baixista , ele se manteve linear ao longo de todo o setlist . Lá pelo meio do evento , olhei para trás e havia um mar de gente . Que maravilha !!! Mesmo ! Roberto atingiu a maturidade no rock nacional , cantando de forma cada vez mais depurada . Modesto , achou que se enganou em vários instantes , mas não errou em nada . Bobagem , está mais do que seguro . 28 anos de estrada ... pontos chatos : muita gente atravessou na frente das pessoas para ficar fotografando ou filmando pelo celular e , novamente , insisto , garotas bem jovens , muito bonitas , algumas acompanhadas e outras sozinhas , portavam cigarros na boca ou nas mãos . Pobres " espertas " : sem saber cultivam um enfisema ou um câncer . Só vão descobrir isso daqui a uns 20 anos , realmente uma pena . Para o texto não terminar deprê , foi louvável a iniciativa do SESC ao trazer a Porto Alegre um show dessa qualidade . Eu e muita gente , com a saúde financeira na UTI , fomos brindados com uma das melhores tardes do ano . Parabéns !!!

20/03/2010 : Usina do Gasômetro , Porto Alegre . Na verdade foi bem ali do lado , onde chamam de " prainha " . Três bandas animaram o sábado , tudo com patrocínio da Prefeitura de Porto Alegre e acesso gratuito . A Cartolas abriu o evento , despejando na galera canções rock ' n ' roll com melodias pra lá de grudentas ( no bom sentido , deixo bem claro ) e um frontman com danças insuspeitas , feliz da vida e fazendo a alegria dele mesmo segurando um pedestal de microfone com as duas mãos . Ele é afinado e abusa dos vibratos . Se algum crítico musical hoje reclama que os novos grupos não têm boas canções e letras com conteúdo focado em relacionamentos , taí a Cartolas para deleite geral . Não encontrando nada , talvez o articulista acabe sofrendo algum problema de ordem psíquica - nesse caso fica tudo resolvido , pois um dos guitarristas do conjunto é um psiquiatra !!! Fechou todas . " Cara de vilão " fez a turma toda estourar os pulmões de tanto berrar , e as novas músicas são boas , muito boas , de verdade .

Intervalo . Logo após adentrou a Comunidade Nin - Jitsu e aquele pancadão carioca em terras sulistas . Muita atitude rock e garotas aparentemente inocentes ( sei ) cantando letras libidinosas e cabeludas , muitas delas adolescentes , que talvez fizessem a alegria de algum tarado fetichista que estivesse infiltrado no meio do público ( não eu ... acho ) . Batidão funk , miami bass , só que com o ritmo feito realmente por um baterista . Havia bum bum bum - muito bumbum , aliás - eletrônico , sim , mas o cara suou as baquetas . O baixista Nando Endres , meu colega de colégio , ficou todo o tempo pulando a 1 m de altura do palco , recebeu beijo de uma fã , jogou palhetas nas pessoas , largou o baixo e pegou a guitarra , tocou sons extraindo harmônicos das cordas , cantou " Come as you are " ( Nirvana ) com uma mulherada se requebrando atrás , e deu um show à parte . Só senti falta , mesmo , da versão que eles fizeram de " Don't you want me " ( Human League ) , um hit lá do comecinho dos 80 . E ponto para a Comunidade : não houve referência à moda " rebolation " , aliás sim , mas de uma outra maneira ...

Uma pausa e , depois de um bom tempo de suspense , eis que surge o ( dinossauro ) Nenhum de Nós para celebrar a apresentação de número 1500 . Eu estava bem ao lado de uma horda de fãs ortodoxoas , mesmo não sendo um deles , então recebi balões coloridos na cabeça e quase fui engolido por uma bandeirona amarela gigantesca . Que delícia . A banda iniciou com uma música meio desconhecida , ao menos pra mim , que não acompanho regularmente a carreira do grupo . Destaques : " Sobre o tempo " , com um incrível violão de 12 cordas do Veco Marques ; " Feedback " , parceria entre a banda e uma maravilhosa escritora do Sul ; " Vou deixar que você se vá " ... nesta , o João Vicenti ( teclado / cordeona ) se superou ; " Ao meu redor " fez todo o público urrar pa pa pá no refrão ; " Julho de 83 " me confundiu a cabeça : antes de começar , o vocalista Thedy Corrêa avisou que a gente iria viajar ... logo pensei tratar - se de " Uma história real " , que dura uns 16 min , mas me enganei . Claro , também rolou " Astronauta de mármore " , versão brasuca para o clássico do David Bowie , " Starman " . Lá no meio , a minha canção preferida do Nenhum , " Paraíso " , uma grata surpresa . Só não é nenhuma obra - prima porque o Renato Russo não teve oportunidade de gravar , mas é excelente , sem dúvida nenhuma . Outros petardos : " Você vai lembrar de mim " e " Paz e amor " . Notei a ausência de " Jornais " , que adoro , mas pelo que eu percebi eles estavam privilegiando pedidos de fãs , músicas votadas via Twitter , etc . No bis , oh , extrema novidade : " Camila Camila " , em arranjo meio modificado , um pouco diferente daquele que fez sucesso no final da década de oitenta . Foi uma maravilha de noite , virei fumante passivo no meio de algumas gurias descoladas , fui embora faceiro e tudo terminou de forma deslumbrante .

25/04/10 : Shopping Praia de Belas , Porto Alegre . TRIBUTO A CAZUZA . A linda Adriana Deffenti cantou os sucessos de um dos maiores poetas da geração 80 , falecido há quase 20 anos . Esbanjando simpatia pra dar e vender , a cantora passeou por clássicos do Barão Vermelho e transitou entre canções menos conhecidas do bardo carioca . Começou com " Pro dia nascer feliz " e evoluiu para um soft jazz em " Bete balanço " ( até parecia a Jane Duboc entoando " I can cook too " ) , sempre num dueto com o músico Luiz Mauro Filho tocando teclados . Antes de soltar a voz em " Eu queria ter uma bomba " , pegou uma flauta e acompanhou a introdução com elegância , mostrando muita sintonia com o instrumentista . Adriana tem presença de palco - também é atriz - , domina o público e fica bem à vontade na frente das pessoas , demonstrando que tem estrada e cancha na veia . Ser bonita demais é somente um detalhe ínfimo , o talento que ela tem é gigante , enorme para caber num simples texto . Passada a minha tietagem , veio " Todo amor que houver nessa vida " . Ela disse que essa era pra chorar ... eu só fiquei ali quieto , escutando aquela belíssima mulher desnudando a alma no meio do povo . E ela é engraçada , tira máximas dos próprios " erros " , como no caso de " Blues da piedade " , que ela entrou em outro tom e só percebeu isso lá na metade da música . Sério : não foi um equívoco , e sim efeito . Caso tivesse gravado a voz dela mesma antes , a tonalidade supostamente correta casaria muito bem com a vocalização anterior . Mesmo que tivesse enganada , ainda assim seria um charme . " Codinome beija - flor " emocionou a todos com o clima intimista " ; " Solidão que nada " fez a menina rasgar a voz bem ao estilo do filhão da Lucinha e do João Araújo ; " O nosso amor a gente inventa " tem aquela temática dos poetas , muito recorrente , a idealização do amor romântico ; " Um trem para as estrelas " , parceria do homenageado com Gilberto Gil , contém versos inacreditavelmente atuais , preste bem atenção na letra ; " Quando eu estiver cantando " me fez lembrar da gravação do Renato Russo : " ... a última faixa , do último lado , do último disco ... " , aí surgiu " Quase um segundo " , do Herbert Vianna , numa interpretação sensível . Encerrou com " Exagerado " , contabilizando uma hora exata de espetáculo . Palmas para o shopping , que promove encontros culturais para todos e com livre acesso . Adriana é divertida , um carinho para os olhos e ouvidos , educada , hmmmmmm ... vai faltar caracteres para tantos adjetivos bons . É uma estrela e brilha já há um bom tempo . Vai irradiar muito mais por aí , sempre . Sucesso mais do que merecido .

28/04/10 : Theatro São Pedro , Porto Alegre . Mais um Prêmio Açorianos de Música . Tirando um pouco de desorganização na hora da entrada , estava tudo muito bacana . Fui me metendo , sei lá onde fui enfiar a minha timidez ( não respondam !!! ) e subi para um dos camarotes . Foi impressionante o rodízio de pessoas lá onde eu estava : entrou uma menina , depois duas moças , uma senhora ... só faltou a Eva Sopher ali do meu lado , em carne e osso , para completar o ciclo geracional da espécie ( feminina ) humana . Iniciou com a apresentação da Orquestra Villa - Lobos interpretando " Noites cariocas " ( Jacob do Bandolim ) ; seguiu - se com o performático músico Yanto Laitano costurando um medley de clássicos populares gaúchos . Lá no meio do evento , veio um quarteto liderado pelo Renato Borghetti e o violão virtuose introdutório do Daniel Sá , além de uma flauta harmoniosa e um piano magistral . Tocaram " Rancheirinha " . A cantora Zilah Machado recebeu menção especial pelos mais de 50 anos de carreira e o instrumentista / arranjador / produtor / ... ( ele é muito especializado ) Geraldo Flach foi o homenageado . Para ele , a Virgínia Rosa fez um solo de voz que ficou magnífico . Um Nelson Coelho de Castro muito à vontade fez o pessoal cantar com ele , enquanto o Geovane Berti acompanhava no pandeiro . Houve um momento percussivo total , o encerramento . Vários instrumentos , acho que até um bombo leguero , encerraram a noite . Parecia samba , Carnaval fora de época , mas ninguém saiu se requebrando . Legal isso ...

25/09/10 : Casa de Cultura Mario Quintana ( CCMQ ) , Porto Alegre . Aconteceu uma virada cultural na cidade para comemorar os 20 anos do nobre estabelecimento , e também coincidiu com os meus 4 anos sem trabalho com carteira assinada . Entre as inúmeras atrações , fui aplaudir o Conjunto Bluegrass Portoalegrense . A banda toca temas com alto teor country , sons dos anos 1940 , mais ou menos no período do ponto zero do rock ' n ' roll , quando o som dos brancos americanos encontrou o lamento melancólico dos negros . Muito folclore dos EUA e até vocalizações livres , sem instrumentos , numa grande confraternização harmônica ( lembrou Stray Cats ) . No meio dos músicos , Márcio Petracco - que participou de diversas bandas nos anos 80 , 90 e 00 , como por exemplo TNT , Trem 27 , Locomotores , entre outros , em mais um empreendimento sonoro . Valeu a pena . Momentinho hilário : eu , imóvel e de braços cruzados , comecei a dançar , discretamente , ao som das músicas . Uma menina que estava do lado , segurando e distribuindo folhetos , fez a mesma coisa . E o público meio paralisado ... bacana o contraste .

07/12/10 : Sarau Elétrico , Ocidente , Porto Alegre . Famoso encontro literário gaúcho marcado pela irreverência e descontração , sendo o tema desta data o famigerado amor bandido ( na fila da entrada , eu ficava cantarolando uma música gravada pela Joanna ) . A rainha do evento , que arrasou num vestido super chique , mas básico , a baiana mais gaúcha que existe , interpretou uma leitura falando vários palavrões e com um charmoso sotaque malandro bem carregado , causando risadas efusivas no público . Uma bela surpresa inusitada foi a presença do poeta Fabrício Carpinejar , encenando um escrito de autoria própria e revelando uma incrível carga dramática cênica . Parecia um ator nato , pronto para entrar em ação na tríade teatro / cinema / novela . O som ficou por conta de uma reunião , não muito frequente , dos músicos Fernando Pezão , na bateria , e o convidado Renato Godá - que ficou deslumbrado com o carinho e a hospitalidade de Porto Alegre e pediu , para quem quisesse ouvir , que a cidade o adotasse . Ele tem um timbre de voz muito parecido com o do titã Paulo Miklos . Foi divertidíssimo , uma noite maravilhosa . Outro Paulo , o Inchauspe , tocou guitarra e banjo , auxiliado luxuosamente pelo parceiro e amigo Arthur de Faria ... este fez o revezamento alternando uma gaita e um teclado . Eles , para quem não conhece as figuras , são locutores de uma rádio FM com bastante audiência e aceitação junto ao target jovem . O estilo que eles tocaram ? Ah ... parecia uma mistura de tango com compassos de valsa , além de uma leve pitada de Jovem Guarda . Ficou bastante diferente , meio original a fusão , não houve confusão e foi muito bom .

PS : Eu ia esquecendo os incontáveis shows que presenciei na Ordem dos Músicos , em Porto Alegre . É leviano citar os melhores , mas posso relatar , ao menos , os que mais gostei : Henry Lentino e o regional Reminiscências , Duda Velasquez , Gustavo Finkler e Adriana Marques , Plauto Cruz , Adão Pinheiro e Jorge Gerhardt .

( * ) Esta singela carta é uma homenagem ao Juliano Cortuah , pra mim o maior talento da música brasileira , embora poucos saibam disso , porque ele " insiste " em manter - se humilde demais , e aliás isso é muito bom . Grande Juliano !!!

A todos os meus professores de música : Geraldo , Amarílis , Fernando e Manoel ( Nenê ) ... MUITO OBRIGADO !!!

( pronto , agora acabou mesmo . )

That ' s it ,

" Memórias das Lembranças "

Rodrigo Germano
Enviado por Rodrigo Germano em 30/11/2008
Reeditado em 15/02/2011
Código do texto: T1311474