A quem não entende o amor...

Olá, caro senhor...

Essa pequena missiva tem por objetivo esclarecer-lhes as peculiaridades de um sentimento que talvez não conheças, ou nunca quisestes experimentar-lhe os encantos. Sei que no momento atual, em que nossa sociedade vive, falar de amor pode parecer antiquado ou mesmo retrógrado. Não tenho medo de parecer ridícula aos vossos olhos, pois creio que existe realmente a necessidade de falar-lhe.

Não retomarei aqui a carta de São Paulo aos Coríntios, uma vez que o texto é muito conhecido e talvez por constar da bíblia, tão comumente chamada de palavra de Deus, não seja um argumento válido para vós. Sei que quem não entende o amor, talvez tenha dificuldade em crer em Deus, uma vez que mesmo sendo clichê: "Deus é amor!"

Mas estou aqui a falar de um amor romântico desses que acontecem entre os homens e as mulheres, ou entre mulheres e mulheres ou homens e homens. Enfim, esse amor que por vezes vem carregado de uma certa possessividade que provoca nos amantes o desejo de estar sempre juntos. Esse amor é difícil de entender... Pelo menos para todos que não conseguem visualizar nele traços do amor divino ou do amor que está, ou pelo menos procura estar, acima dessas lutas entre indivíduos. Ou dessa guerra dos sexos. Difícil acreditar que ele permanece. Daí essa necessidade premente de desacreditar-lhe.

Sinceramente, caro senhor, esta carta procura convencer-lhe de que existe a possibilidade de ser feliz amando, uma vez que pareces realmente inclinado a não acreditar em tal feito. Estás sempre arredio, desiludido, desesperançado. Que aconteceu? Em outros momentos sofrestes? Acreditas então que tudo que viveste era uma mentira?

Não! Não sintas penas de ti mesmo. Foi real, se estivestes inteiro nessa relação. O amor é construção de dois seres, enquanto há sintonia. Em algum momento, a sintonia pode se quebrar, mas o que foi vivido permanecerá guardado na memória. E a lembrança de tudo que vivemos e de tudo que sentimos é nossa própria constituição. Não queiras entender... para o amor, basta amar.

Agradeço pela atenção