BALANÇO DO ANO DE 2008

Balanço do ano de 2008

Jorge Linhaça

Queridos amigos (as):

2009 vem chegando sorrateiro, num piscar de olhos 2008 lhe entregará o bastão da corrida da vida.

Ao final de um novo ano é a hora de olharmos para trás e vermos as pegadas que deixamos nas areias de nossa existência. Comigo não é diferente são tantas coisas para recordar...

Como toda empresa, também precisamos fazer o nosso balanço, vermos nossos "déficts" e "superavits" ao longo desta caminhada.

Parece que os anos estão cada vez mais curtos, as horas passam mais rápido e, quando nos damos conta, já é hora de preparar as lentilhas, estourar champanhas, pular sete ondas,

em mais um rito de passagem.

Meu velho amigo 2008 ficará sempre marcado na minha memória como um ano de resgates e de conquistas alcançadas.

Meu velho pai voltou a morar comigo depois de alguns anos e dificuldades.

Como é bom ver o vélhinho sorridente e animado ao longo do dia. ( claro que nem sempre é assim, todos temos nossas horas de rabugisse, não é mesmo?)

Em 2008 a INCAPAZ floresceu e abraçou o mundo e aos poucos vai se consolidando

como um movimento sério e uma bandeira em prol das causas humanistas e sociais.

http://incapaz.mywebcommunity.org/

Verdade que ainda há muito o que caminhar, mas já é uma realidade.

Nosso primeiro trabalho coletivo, a Ciranda da Paz, contou com mais de 800 participações de poetas e amigos de todo mundo.

Nosso segundo trabalho, a Ciranda Ecologia, já ultrapassa as 50 participações apesar de uma pausa que se fez necessária.

Neste ano que vai partindo para sua aposentadoria precoce, tive a grata alegria de retomar e expandir meu trabalho junto aos amigos educadores de todo o país levando a poesia para a sala de aula como ferramenta pedagógica, como facilitadora do aprendizado.

Foram milhares de alunos ( no Brasil e no exterior ) brincando de aprender com meus poeminhas.

Como efeito colateral acabei criando meu site infantil :

http://oreinoencantadodejorgelinhaca.synthasite.com/

que tantas alegrias me proporcionou ao longo das semanas que o sucederam. Mais um sonho realizado, mais um desafio vencido com a cara e a coragem apesar de minhas limitações.

No rastro do site infantil, criei também um espaço para as minhas poesias cotidianas, agregando alguns itens de cultura geral.

http://picadeirodasemocoes.synthasite.com/

2008 foi também o ano de lançamento de meu primeiro romance " A Grande Jornada"

após anos de luta e contatos no Brasil e no exterior. 2009 por certo irá consolidar minha produção literária editada em papel.

http://www.lulu.com/content/5294551

2008 foi também um ano de lutas, de vestir o manto da solidariedade em prol de nossos amigos catarinenses mobilizando pessoas e organizando informações durante os momentos mais críticos da tragédia.

Claro que foi um trabalho desgastante, quem me acompanha sabe que dei um tempo em tudo o mais de meus trabalhos, mas foi por demais gratificante fazer parte desse exército de pessoas solidárias.

Espinhos? Ah, claro que houveram alguns, senão a vida não teria graça...ouvi "cobras e lagartos" de umas poucas pessoas equivocadas,

mas isso faz parte da vida de quem dá a cara à tapa e luta pelo que acredita.

Decepções ? Algumas...afinal quem tem o dom de acreditar precisa de uma dose de decepções para rever os caminhos.

O que espero de 2009?

Forças para lutar sempre...paciência para enfrentar as adversidades...uma boa dose de energia para recarregar as baterias...saúde para fazer o que gosto...sabedoria para tocar os corações das pessoas...amigos para caminhar junto e humildade para continuar aprendendo.

O que lhes desejo em 2009?

Saúde, tranquilidade , prosperidade,

amor, uma ano cheio de realizações e de fé.

Que 2009 seja o ano de recomeçar,

de rever conceitos, de continuar aquilo que é bom, de revigorar a alma e o corpo e acima de tudo, um ano de sempre acreditar que os sonhos se realizam.

FELIZ 2009!