As flores como Sacramentos

As flores como sacramentos

De onde estou sentado, vejo o vento balançar algumas plantinhas. Estas se deixam levar pelo vento, indo pra lá e pra cá, como pêndulos do relógio balançando marcando a passagem dos segundos. Segundos algo que me faz lembrar de tempo, e tempo tem a ver com saudade. Esta companheira que sempre me acompanha nas horas de solidão. Sabe depois de um dia corrido, quando você chega em sua casa. E pode deitar um pouco. E de repente sua mente dispara e te leva a lugares passados. E ali naquela viagem você recorda das pessoas que você ama e as traz presente até você. Saudade esta maneira de eternizar momentos bons que passamos com as pessoas que amamos. Durante muito tempo eu fiquei tendo a saudade com algo que fosse triste. Até o dia que percebi que eu só sentia saudade das coisas boas. Como o feijão que minha mãe dona Maria faz. Aquele feijão bem temperadinho tem gosto de Céu, e cheiro de salvação. Quando chego das para as férias e experimento pela primeira vez aquele feijão. Sinto-me ressuscitado. É como se eu fosse redimido de todos os meus pecados ali em quinze minutos, no banquete simples, porém cheio de amor.

É impressionante como as coisas podem se tornar mais que aquilo, que queremos que elas sejam. Elas quando olhadas com um olhar diferente nos remete a outras realidades, que só um coração pode ver. Essas flores me remetem a minha mãe. Mulher simples, brava e sincera, que lá em Taubaté, morando no bairro,Três Marias, trabalhando a vinte e um anos na prefeitura sem nenhum dom especial, longe da mídia. Possui uma capacidade de transformar tudo ao seu redor. Num outro artigo eu escrevi de sua capacidade de transformar lugares secos sem vida em hortas. E novamente ela me leva a pensar sobre os cuidados que se deve ter com as flores.

Como diz Rubem Alves, que bom existirem coisas que são mais que coisas. Isto é sacramento. Então vejo minha mãe lá inquieta cuidando de suas flores. E sempre me chamando a atenção para rega-las. Confesso nunca fui muito de cuidar de flores.

Assim também estas plantas, me levam pensar em Deus. É, o todo poderoso, altíssimo, arrasador que no antigo testamento soltava fogo pela suas ventas. Faz-se presente aqui. Nesta planta, tão singela, frágil e doce.

Flores pequenos seres, que enfeitam e deixam qualquer ambiente lindo. Elas estão por todos os lugares, casas, escritórios, Igrejas, cemitérios. Flores nas suas mais variadas espécies e cores: flores brancas, amarelas, rasteiras, aquáticas, simplesmente flores.

Eu limitado que sou, ainda não conheci nenhuma mulher que não goste de ganhar flores. ‘Por isso se você meu amigo conhece alguma. Perdoe esta minha falha’. Porém uma mulher por mais dura que seja gosta de ganhar receber flores. No dia das mães, dos namorados, do seu aniversário. E quando ganha não vê a hora de poder contar toda orgulhosa para sua comadre. Quando esta vai visita-la esta coloca o vaso em lugar visível. Estratégia para a comadre perceber e perguntar:

- Que planta linda comadre Lurdinha! Quem te deu? Então sem exitar ela responde: - foi o Marcelo que me deu. (Marcelo é seu filho que casou e foi morar em outra cidade). Ele esteve aqui no fim de semana disse que está tudo bem com seu emprego, que a Ana está se adaptando com a nova casa. Ah! ele trouxe a Bruna. Precisa vê como ela tá lindinha. Parece uma bolinha. Não dá nem pra acreditar que ele já é pai. Parece até que foi ontem que eu entrei nessa casa com aquele menino nos braços. Quando pequeno doente que só vivia no hospital. Cheguei até fazer promessa pra São Cosme e Damião. Pra vê se ele curava e graças a Deus e foi curado.... assim a mãe vai contando toda a vida de seu filho e essa conversa só terminará com aquele cafezinho e com a frase "vai inda não, comadre inda é cedo".

As flores vão morrer. Porém a satisfação de ganha-las nunca vai acabar. Será eterna. Pois as flores são presentes. E presente revelam que nos importamos, com nossos amigos. Eu tenho um defeito, acredito na sinceridade do ser humano. E mesmo sendo enganado varias vezes não, me arrependo sempre acredito que quando uma pessoa dar algum presente para alguém é por que gosta desta. Sei que existe presente interesseiro. Mais mesmo assim acredito na força do Amor e da sinceridade.

alizzio
Enviado por alizzio em 12/02/2009
Código do texto: T1435150