AOS AMIGOS RECANTISTAS

Queridos amigos e amigas desse Recanto.

Como não me manifestar honrado e agradecido, após essa avalanche de pétalas gentis que recaiu sobre meu imerecido coração? De norte a sul desse país e até mesmo fora dele, e aí posso alistar Portugal, Espanha, Estados Unidos, Angola, Itália e Japão, tenho recebido menções generosas de apoio ao meu trabalho tão singelo por aqui. O gigantismo de tudo isso fez submersa minha humana capacidade de retribuição, não só no que tange ao afeto em si, mas, acima de tudo, nos meios que disponho para tornar pública a retribuição á altura dos merecimentos de todos vocês que me acolhem. Quisera eu dispor de outras mãos, mais horas diárias e mais vigor físico para preencher essa lacuna e ser mais justo nesse sentido. Por isso, logo de cara, admito meu débito e humildemente lhes peço perdão pela falta e ausência que aparentemente transparacerem.

Preciso lhes dizer que não estou habituado a isso. Sou um homem simples, filho de uma família modesta (graças a Deus), oriundo do pedaço de chão mais excluído dessa nação, habituado às mais rudes lidas, forçado ao autodidatismo por conta das poucas oportunidades e habituado mais á brutalidade das adversidades que à leveza das venturas. Logo, o palauso de voces me deixa perplexo, um tanto desconcertado, talvez tímido (deveriam ver como fico vermelho, rss), ms, acima de tudo, extremamente lisongeado. E que acima de todo discurso do que seja ou não seja meu suposto merecimento para tal, asseguro que louvo ao meu Senhor Jesus todos os dias por certa feita ter desconberto esse espaço, pelas pessoas lindas que aqui conheci e pelo universo absolutamente novo que foi dado acesso a esse aventureiro das letras tão despretensioso que sou. Seja Deus recompensador de todos vocês, é o que mais desejo.

O milésimo texto, preciso lhes dizer, não é algo que me orgulha. Na verdade tenho os pés no chão pra saber que números são apenas números. O verdadeiro ganho, a fortuna real, o tesouro em verdade incomensurável desfilam na alma de todos quantos aqui me julgaram digno de seu carinho, aos quais - saiba o mundo - retribuo sob igual proporção. Na verdade não sei se devo ser aplaudido por isso. Não foi tão difícil assim, escrever é uma compulsão pra mim e se houvesse registrado e conservado tudo que escrevo desde a meninice, quando surgiu essa "doença literária", creio que não haveria como quantificar. O mundo em minha volta, as sensações que me margeiam, as emoções que me ferem ou acriciam, os pesadelos do meu olhar aberto e a clarividência de meu raro sono, são vias constantes para o brotar das inspirações que se traduzem em letras. Sou escravo disso, sou refém e não posso parar. Logo, não devo ser honrado por algo que não administro, mas faço questão de honrar a todos vocês, que nesse contexto, muitas vezes também fomentam e nutrem minhas inspirações. Obrigado, pois, pelo milésimo texto, que em última instância, pertence mais a vocês que a mim, uma vez que tê-los em minha vida já é prêmio demasiado em prol de meu ser.

Eu quero também aproveitar esse espaço para fazer alguns esclarecimentos, dar alguns alertas, promover alguns avisos e atender alguns pedidos, o que faço de modo pontual a seguir para facilitar a compreensão de todos:

1. Sobre o Fã Club: sei que falo pouco do assunto, mas imaginei que nem fosse mais necessário fazê-lo, no que me equivoquei e por isso agora me manifesto. Até onde entendo esse tipo de organização nasce da popularidade de determinados artistas que são festejados e celebrizados pela excelência de sua obra e o avanço de seu nome. Honestamente, não sei em que aspecto isso se aplica a mim, que sou apenas um aspirante, anônimo ao meu país, exceto para vocês que nesse Recanto se fazem presentes. Não tenho também um acervo considerável e venerável de produções que me qualifique para tal e, não obstante, sequer me sinto a vontade com os confetes que tipificam tal coisa - razões pelas quais não identifico motivo lógico para que haja um fã club em minha homenagem. Por outro lado, entendo e respeito as motivações e sei que são extremamente carinhosas. Para um homem como eu habituado à solidão e à restrição de suas próprias insignificâncias isso chega a ser um pouco assustador mas ao mesmo tempo muito importante. Logo, apesar de já ter pedido até que acabasse tal coisa, por entender que possa ferir a visão de alguns (lógica no meu entender) que se trata de um exagero e pelo prejuízo que isso causaria ao meu maior patrimônio interior que é a humildade apreendida no seio familiar, eu sustento o devido respeito para com tão meigo gesto e peço tão somente que a ninguém ofendam ou ataquem, mesmo aqueles que publicamente se declarem contrários a mim ou antipatizantes de minha obra, o que é asolutamente natural e deve ser não só tolerado como também respeitado tal como se dá com os que pensam de forma contrária.

2. Sobre os passos seguintes: gostaria de comunicar que estou em fase de reformulação textual. É de meu hábito publicar nesse Recanto somente obras com registro autoral já efetuado, o que dificulta a vida dos mais covardes dentre os ladrões, que são os plagiadores da intelectualidade humana. Tenho pouco mais de uma centena de textos novos que voces ainda não conhecem e pretendo chegar à marca de 200 textos, como é costume meu, para só então proceder o registro. Só depois disso é que publicarei aqui essas novas obras. Até lá passo a atender a um antigo pedido que já me foi feito por mais de uma centena de pessoas, que é a republicação de obras antigas, as quais, em função do grande numero de textos publicados, acaba ficando sem o conhecimento daqueles que me conheceram posteriormente. Logo, em respeito aos que assim me pediram e devido ao fato dos textos ainda estarem sem registro autoral viabilizado, farei assim por um breve período, pedindo desde já desculpas a quem gostaria de ver logo de cara algo novo. Prometo, porém, que não demorarei.

No entanto, além das republicações, postarei homenagens (o que adoro fazer) e duetos, sendo que no caso desses ultimos nem é necessário que me peçam acesso para tal, pois o mesmo já está aqui franqueado para todos que desejarem me conceder essa honra. Portanto, quem quiser duetar com Reinaldo Ribeiro, peço apenas que mandem suas estrofes diretamente para meu e-mail com ou sem sugestão de título e em tempo hábil publicarei aqui ao longo desse breve intervalo.

3. Alguns amigos me pedem endereço de MSN e Orkut para estreitarem contato e também para conhecerem um pouco mais de minha vida. Confesso a vocês que, bicho do mato que sou, também fico meio acanhado com a idéia, mas minha esposa já me convenceu, com argumentos sólidos e incontestáveis, a sair de uma vez por todas do casulo, vencer meus complexos e finalmente abrir os braços a essa gente linda que tão gratuitamente me quer bem. Por isso, fiquem a vontade para me adicionar todos quantos quiserem. Segue, pois, meu MSN e link de acesso ao Orkut:

MSN: reinaldojgr@gmail.com

Orkut:

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=14532557334217560414

4. Uma grande amiga aqui do Recanto e que também é maravilhosa poetisa, Maria Souza, criou há tempos uma Comunidade do Orkut com o fim de agregar os amigos que porventura apreciem nossa obra por aqui. Sei que o link já está disponível em meu perfil, mas aproveito para aqui também colocá-lo á disposição dos que quiserem por lá também estar presentes. Segue link:

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=53294845

5. Sobre a publicação de um livro: muitos me perguntam a respeito. Já recebi alguns convites, na grande maioria para antologias (o que não está em meus planos), porém nada que me parecesse até aqui alinhado ao nosso modo de entender e ser como escritor. Não tenho pressa e nem grandes pretensões nessa área, na verdade até sou inseguro a respeito, porém deixo nas mãos de Deus e prometo que vocês serão os primeiros a saberem caso haja alguma novidade.

6. Quero aqui pedir perdão aos amigos que de repente não veem seus nomes citados em minhas notas de agradecimento. Vou explicar o motivo. Tenho a mais absoluta certeza que se eu começar a alistar nomes de amigos a que sou grato aqui acabarei por cometer a indelicadeza de esquecer algum. Talvez o esquecido até me perdoe, porém eu mesmo não o conseguiria, logo fica uma nota genérica e coletiva de agradecimento, na qual espero que todos se sintam abraçados e honrados na medida que tanto me merecem.

7. Preciso também lamentar a existência nesse Recanto de pessoas sem nenhum escrúpulo e respeito pelo próximo (que graças a Deus são minoria), as quais têm promovido algum estrago na minha relação com alguns. Gostaria de ressaltar uma vez mais que ninguém tem procuração para agir em meu nome por aqui, que a única mulher na face da Terra gabaritada para manifestar ofensa ou repúdio para com minhas relações é minha esposa, e se ela não o faz, nenhuma outra pessoa possui o direito de fazê-lo. Não serei tolerante caso descubra a identidade dessas pessoas covardes e canalhas que assim procedem e apelo às suas frágeis consciências para que deixem em paz meus amigosa e não perturbem a fraternidade que até o presente momento justifica minha estada por aqui.

8. Peço desculpas aos tantos que me perguntam aspectos ligados á minha intimidade pessoal, mas não falo a respeito.

Fica aqui meu beijo carinhoso a todos, minha reiterada gratidão, meu pedido de desculpas por ter me prolongado nessa escrita (não tem jeito, não consigo escrever pouco rsss) e minha solicitação de que aguardem um pouco pelas novas postagens, o que não deve demorar.

Mil beijos, do amigo de sempre,

Reinaldo Ribeiro

Reinaldo Ribeiro
Enviado por Reinaldo Ribeiro em 04/03/2009
Reeditado em 28/01/2010
Código do texto: T1468411
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.