Cartas que não foram lidas VIII

Carta de agradecimento, por agraciamento com a Medalha do Mérito Cultural e Esportivo

Ilustríssimo Senhor Vereador Jacoginho, é com muita honra que recebo esta significativa lembrança, advinda de vossa sensibilidade permeada por tão ilustre equipe de assessores, pois a liderança que Vossa Senhoria conquistou em nossa cidade foi conduzida pela sua capacidade de saber ouvir e agir em função da melhoria dos vários segmentos sociais que até hoje fizeram dessa cidade um berço de noites mal-dormidas, com pesadelos, mas, com trabalho digno de um povo que honra e ainda acredita nas instituições.

Essa lembrança que hoje recebo, quero compartilhar com todos os artistas, ativistas, produtores, consumidores e gostadores dos nossos rebentos culturais, pois bem sei, que sem vocês tudo seria mais difícil, pois nunca tivemos apoio de grande relevância para nos tirar desse lugar comum que é a Baixada Fluminense, tratada com desrespeito e marginalizada, tornando os muitos cidadãos culturais que aqui resistem, artistas sem esperança e sem rumo a mercê da sua própria sorte.

Não temos equipamentos culturais, não temos um Conselho, não temos uma Instituição que possa nos ajudar na nossa organização, sendo a culpa de todos nós, que perdemos muito tempo na individualidade de um processo onde o que mais precisamos é de agregar valores que possam nos tirar dessa situação de abandono e do eu sozinho que não nos leva a nada; penso eu, que os poderes instalados nesse Município têm que ter essa responsabilidade compartilhada com os artistas locais na busca do bem comum: A arte pela arte e o homem pelo homem.

Por tudo isso, e o não lembrado, ilustre vereador, acredito que Vossa Senhoria sairá desse encontro com a alma alimentada, não só por ver e ouvir os manifestos artístico-culturais dos artistas aqui presentes, mas, também impregnado pelos nossos sonhos e reivindicações nunca ouvidas, que depositamos agora em seu colo, colo acolhedor que acredito nos acalentará; sei que essa voz maviosa, como o canto do Uirapuru, ressoa e ressoará nessa casa legislativa por muito tempo, só espero que aqueles que se calam diante desse canto, possam também, reproduzir os seus cantos de apelo em função da dignidade humana.

Agradeço de coração a vossa lembrança e aos meus familiares e amigos aqui presentes, ao Marcio vosso assessor pelo carinho, ao meu irmão Jesus – Grande Espírito de luz -, e a Deus por possibilitar tal fato em vida, esperando e pedindo que a Luz proteja a sua caminhada política levando-o a vitórias notáveis para o bem e para o crescimento de todo o povo de Belford Roxo, muito obrigado.

Vicente Freire

RJ-12 de março de 2009.