...luz para o meu caminho!

João 8: 12 – “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

Tenho uma preocupação grande, quando escrevo essas mensagens, em transmitir a Palavra, comunicada por Jesus, como sendo o guia para nossa vida. Seguir a Palavra faz a diferença em nossa vida, como água e óleo, como luz e trevas.

A Palavra é a luz para clarear o caminho. Já dizia o salmista que a Palavra era lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho. Muitos não conseguem entender a expressão metafórica além da compreensão popular concernente a luminosidade. Mas, se estendermos o sentido da palavra, veremos que luz pode significar conhecimento, sabedoria. Então podemos entender que conhecer a Palavra clareia o nosso viver e nos dá mais condições de atingirmos nossos objetivos.

Quem conhece o caminho não vacila diante de seus percalços. Quem conhece o caminho não tem medo do que pode encontrar mais adiante. O caminho está claro pela Palavra! Jesus se colocou como a luz do mundo, pois quem o conhece não anda em trevas. Quem O conhece tem a luz para o seu caminho. Interessante notar que a luz pode clarear em todas as direções, portanto podemos saber onde estarão os obstáculos, venham de onde vierem. Assim, a importância da luz é a segurança que proporciona para os caminhantes. Sem luz o caminho será sempre perigoso e sem certeza de como e onde chegar.

Tudo isso que dissemos até agora é para reforçar a idéia de que Jesus, enquanto esteve aqui na terra foi, a Luz, pessoalmente, ou seja, falou a Palavra de boca a ouvidos. João 9: 5 – “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.

Depois de sua morte, a Palavra, que é a Luz, continuou aqui conosco. Mas, a partir daí a responsabilidade de ser a luz do mundo é nossa. Nós conhecemos a Palavra e devemos passar isso aos demais. Isto significa clarear o mundo, sendo a luz do mundo. Não podemos esquecer dessa recomendação jamais! Mateus 5: 14 – “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”.

Se conhecemos a Palavra, brilhamos como uma cidade edificada em lugar alto, onde todo olho vê! Se andamos na Luz, temos a luz e brilhamos no mundo, clareamos o mundo. Temos conhecimento e sabedoria oriundos da Palavra para levar ao mundo e com isso iluminar o mundo. Muito bonito isso!

Pensando assim, creio que podemos afirmar que quem conhece a Palavra pode ver a Luz no inicio, no meio e no fim do túnel.

Muita Luz e muita clareza para a sua vida e para toda a sua família, amigos e colegas de trabalho.

João Carlos

Boa leitura: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/912034

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 20/03/2009
Reeditado em 11/04/2012
Código do texto: T1496942
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.