54 .

SHOWS QUE FIZ NA MINHA VIDA

Um pequeno aviso : este texto é uma espécie de Lado B da carta 49 . Ao invés de contar para você os espetáculos , todos , a que tive a oportunidade de assistir , relatarei aqui os meus poucos momentos de cara - de - pau ( quase todos eles acompanhados de irmãos e / ou amigos ) . Enjoy ...

1990 : Salão Brasil , Colégio Militar , Porto Alegre . No ano anterior , alguns colegas de aula me convidaram a integrar uma banda através do meu irmão do meio , quando souberam que eu tocava violão . Acabei assumindo o posto de guitarrista solo , mesmo sem ter uma guitarra em casa . Ensaios , músicas próprias que não vingaram , terminamos fazendo cover de artistas conhecidos . Em estúdio ou quase sempre onde morava o baterista , tocávamos U2 , Guns N ' Roses , Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii . Pois bem : no Dia das Mães , ensaiamos " Pais e Filhos " , que acabou sendo a minha ( nossa ) estreia em palco . Calculo que deveria haver mais de 80 pessoas no público . Antes do show propriamente dito , ocorreu uma cena hilária : no Salão Brasil , completamente vazio , estávamos eu , o Marcelo - meu colega , amigo e vocalista - , e a Tia Clara , organizadora do evento e responsável pela biblioteca da Escola . Eu tocava a música da Legião de maneira normal , com os acordes certos , e o Marcelo cantava direitinho e afinado , só que cada um num tom diferente . Tia Clara foi taxativa : " Eu achei uma bosta ! " . Talvez nós dois tenhamos percebido isso , mas um não falou pro outro . Na hora da apresentação foi tudo tranquilo : apenas me esqueci de fazer os solos , o que era justamente a minha função , hehehe .

1991 : Salão Brasil , Colégio Militar , Porto Alegre . A banda já estava meio desfalcada ( Marcelo foi seguir carreira militar , e atualmente é Oficial do Exército ) . Outro colega assumiu a bronca e interpretamos , adivinhe , " Quase sem querer " . Legião . Novamente . Não me recordo que dia era , mas provavelmente outro Dia das Mães . Tinha mais público , isso sim . No final , dei uma de louco e puxei , meio sutilmente , e de forma totalmente inesperada , a introdução de " Camila Camila " ( Nenhum de Nós ) . Não estava programado . O baterista foi na onda e até nos aplaudiram , inclusive alguns familiares subiram no palco . Muito legal . Ah : uma professora de Ciências cantou " Como é grande o meu amor por você " ( Roberto Carlos ) e eu a acompanhei na guitarra , escondido , lá no fundo .

Pátio Plácido de Castro , Colégio Militar , Porto Alegre . Encerramento do que é hoje conhecido por Ensino Médio . Bagunça . Confusão . Guerra de bixiguinha . Está tudo registrado em VHS , mas não tenho cópia . Sim , o playlist da apresentação : " Química " ( Renato Russo ) , " Sweet child ... " ( Guns ) , " Civil war " , idem , uma versão bem pesada de " Pense em mim " ( Leandro & Leonardo ) , mais para trash do que para thrash , " Epic " ( Faith no More ) e muitas outras . Uma hora eu troquei de lugar : fui para a bateria e o batera pegou a guitarra . Bom , fim de ano . Deu nisso . E eu bem tímido . Ahã ...

1996 : Conservatório Leo Schneider , Colégio Americano , Porto Alegre . Após 5 anos , eu formado em Publicidade , um outro já músico e atuante no meio , e cada um que sobrou foi definindo a carreira . Não havia mais conjunto nenhum , sobrou a amizade . Fui , a convite de uma pessoa querida , fazer um aperfeiçoamento em violão e tentava pegar alguma manha de partitura . O professor me deu uma parte de uma peça clássica , um exercício denominado " Andante " , e logo em seguida fomos , eu e ele , mostrar na prática para alguns alunos que estavam ali por perto , tenho impressão de que eram do Ensino Fundamental . Eram a nossa pequena e preciosa plateia . Passou - se um tempo e o pessoal das aulas de música ensaiou " Horizontes " , do Flávio Bicca e tema do espetáculo " Bailei na Curva " ( famosa na voz da cantora Elaine Geissler ) . No dia da apresentação , teve uma menina fazendo a introdução no violino e tudo . Coloquei violão , tocando acordes e acrescentando alguma outra harmonia , e o meu irmão mais novo entrou de gaiato , tocando violão também . Foi no Auditório do Colégio Americano . Eu apenas participei dessa canção . Depois saí e houve outras a seguir . Não fiquei pra ver tudo , mas deve ter sido muito bonito .

Também no Conservatório , my teacher e o Rafael Raposo ( hoje , um dos melhores guitarristas de Porto Alegre ) treinavam " Murmurando " , um chorinho de Fon Fon . Quando dei por mim , já estava lá no meio deles e tocando junto . Acabamos fazendo um trio e nos apresentamos com essa música mesmo . Foi muito bom porque , hoje em dia , essa melodia é uma das poucas do estilo que eu sei de cor ...

Capela da Igreja do Colégio Americano , Porto Alegre . Lá houve um belo recital . O meu professor viu que não adiantava tentar corrigir os dedos da minha mão direita no violão . Eu já tocava havia 11 anos de ouvido , de um modo bem peculiar . Assim , emprestou - me uma palheta e tudo ficou resolvido . Acompanhado de outras pessoas , durante o evento , toquei " Brasileirinho " num andamento mais moderado , e " Gente humilde " ( Garoto / Vinicius de Moraes / Chico Buarque ) . Uma das mestres , Anne , pareceu ter apreciado o meu desempenho , pois veio falar comigo pessoalmente . Agradeci . Apenas fiz um complemento , uma sequência dissonante de acordes , ajustando ao tom que todos estavam tocando . Eu já conhecia a música anteriormente , por isso foi mais simples do que eu pensava .

1997 : Brugali , bairro Bom Fim , Porto Alegre . Um primo meu me avisou da existência do lugar , aí eu e o meu irmão mais novo fomos passar o som . A partir desse momento , o show já iniciou e havia alguns gatos pingados lá dentro , e depois , gradativamente , o pessoal foi aumentando . Viramos uma dupla tipo banda de baile . A gente tocava o que as pessoas pediam . Meu mano , munido de um violão e na voz principal , eu com outra viola e fazendo segunda voz ... parecia um duo sertanejo , mas o repertório era , essencialmente , pop / rock . Exemplos ? " Campo minado " , muita e muita Legião , até mesmo " Fogo e paixão " , conhecidíssima na voz do Wando . Tudo o que tocamos estava bem concentrado nos anos 80 , principalmente . Fizemos três apresentações lá . O responsável que atendia no local só enrolava , enrolava e não pagava cachê . Em troca , oferecia um sanduíche e uma garrafa de cerveja . Alguns contratempos : uma vez um rapaz , torto de bêbado , subiu ao palco e ficou pedindo algo do Renato Russo , quase tropeçando nos violões . Em outra ocasião , um menino , após o nosso show , me pediu o instrumento emprestado e ali começou a apresentação dele . Tudo bem , mas notei que isso se repetia nos dias seguintes . Terminavam as músicas que tocamos e ele já vinha pronto para o show dele , com meu violão e pedindo ... um engradado de ceva , se não me engano . Tinha set list e tudo o que queria . E a gente sem o pagamento ...

Restaurante Baruk / Small Planet , Porto Alegre . A nossa dupla iniciante mostrava um repertório variado de MPB , incluindo Cartola , Noel Rosa , Carmen Miranda ( " Disseram que eu voltei americanizada " ) . Outros músicos também se apresentavam . Não havia muita gente , e foram apenas duas noites . Viramos a mesa , decidimos renovar e foi daí que surgiram canções mais recentes , como as do Lulu Santos , The Doors - muito moderno , sei - , " Palpite " ( Vanessa Rangel , aliás cadê ela ? ) . Legião , Legião e Legião . Onde isso iria dar ? Sim , o mesmo velho esquema de sempre : e o cachê ?

27/03/98 : Sala Radamés Gnattali , Auditório Araújo Vianna , Porto Alegre . TRIBUTO A RENATO RUSSO . Eis a resposta . Copiei descaradamente a ideia do Grupo Michelangelo e consegui uma data exatamente no dia em que o líder da Legião Urbana faria 38 anos . Saiu divulgação em jornal de bairro e numa famosa rádio alternativa FM de Porto Alegre . À tarde , passamos o som . Pela noite , acho que umas 20 e poucas pessoas na plateia . Começamos com " Perfeição " e outros sucessos da banda de Brasília . Rodeado de irmão e amigos , acabei me sentindo à vontade para cantar , sozinho , " Quase sem querer " , " Sete cidades " e " Andrea doria " . No decorrer de duas horas , terminamos . Fiquei tão abobado que me esqueci de agradecer ao pessoal da organização , da técnica , dos amigos que fizeram a iluminação . Bateu uma adrenalina ferrenha . Em casa , fiquei me sentindo um idiota , mas estava feliz .

02/07/98 : Auditório da Ordem dos Músicos , Porto Alegre . Eu estava bem nervoso . Um amigo meu no violão de apoio e eu no outro ... e fazendo voz . Eu era o cantor !!! Meu Deus do Céu . Tudo deu certo no final , menos a nossa tentativa de gravar o evento . Iniciei com três músicas próprias e de parceiros , e depois só releituras . " Cherish " ( Madonna / Patrick Leonard ) , numa versão semelhante à do Renato Russo solo ; " Strani amori " e " Lettera " , músicas pinçadas da cantora italiana Laura Pausini , também gravadas por Renato ; " Love street " , dos Doors , e " California blue " ( Roy Orbison / Tom Petty / Jeff Lynne ) . Essa foi a mais aplaudida , talvez por ter sido a última . Fecha o pano .

Girasole Pub , Porto Alegre . Tocamos muito tempo , e alegres . Foi engraçado : coloquei cordas de aço tão fininhas que o som do violão parecia uma cítara . Mais ... my brother foi selecionando as canções ali , na hora , à medida em que as pessoas chegavam . Quando entravam senhoras e senhores de meia idade , ele mandava Nelson Gonçalves , Chico Buarque . Depois , foi chegando a galerinha dos 20 e poucos anos e aí começamos as fases anos 80 e 90 . Legião demais - ninguém reclamou - , The Smiths , Nando Reis ( " Me diga " ) , Kleiton e Kledir ( " Deu pra ti " ) . Muito bacana . Para nós , completos desconhecidos , a gratificação foi boa .

13/05/99 : Auditório da Ordem dos Músicos , Porto Alegre . Esse dia é extremamente marcante na minha vida , até hoje . Meu ÚNICO show solo . Eu no palco , voz & violão . Pra complicar , o instrumento apresentava problemas de captação elétrica , e ainda por cima resolvi dispensar o microfone . Tive que cantar , de forma completamente acústica , numa sala onde cabiam 50 pessoas . Naquela noite tinham umas 15 , essa era a impressão que me ocorreu . Somente cover . Morrissey / Marr , " Please , please , please , let me get what I want " e " William , it was really nothing " . Aproveitando a sequência , capturei uma pérola da carreira do Morrissey solo , " Wide to receive " . Do primeiro álbum do Russo , tirando a Legião , executei ( hehehe ) " Cathedral song " e " If tomorrow never comes " . Pulei para os Doors , tentando dar uma de José Feliciano e interpretando uma versão meio bossa nova e virtuose de " Light my fire " . Não deu lá muito certo . Pra compensar , fiz um arranjo bem mais fiel de " People are strange " , em respeito à memória de Jim Morrison . No encerramento , " Eu sei " ( Renato Russo ) . Bateram palmas ! Inacreditável !! Como as pessoas são educadas !!! Ufa , que alívio ...

15/11/99 : Girasole Pub , Porto Alegre . Aniversário de um amigão meu . Ficamos todos numa mesa , eu , minha ex - mulher , ele , além de integrantes das bandas Bidê ou Balde e Tom Bloch . A certo momento , fui ao microfone , desligado , e comecei a cantar . O aniversariante me avisou para ligar o dito - cujo , e somente depois disso todos ouviram " dorme agooooora ... é só o vento lá foraaa " . Comemoraram , êêê . Após , um conhecido se levantou da mesa e interpretou " Pelo interfone " , um hit do Ritchie ( ai ) . Maravilha . Cheguei a levar um violão , mas não rolou nada . A diversão , porém , foi mais do que garantida . Forçação de barra minha : não foi uma apresentação , mas um simples karaokê . O que eu não faço para preencher texto ...

Quase virada de 1999 para 2000 , entre o Natal e o Ano Novo : a nossa banda da época do Colégio se reencontrou para comemorar os 10 anos de ... inatividades . Show ? Sim , mas fizemos para nós mesmos . " With or without you " , " Sunday bloody sunday " , " ( Knockin ' on ) heaven ' s door " , " Se fiquei esperando meu amor passar " , " Sereníssima " , " Meus bons amigos " , aí tentei introduzir um Chuck Berry sem sucesso , e muita curtição durante três horas no estúdio do Nazari . Todos nós nos divertimos , e à beça .

23/04/00 : Music Hall Pub , Porto Alegre . Um domingo de Páscoa . TRIBUTO A RENATO RUSSO . Avisaram que poderia não ter muita gente , mas fizemos mesmo assim . 36 pagantes , depois fiquei sabendo . Eu e meu irmão , again . A voz dele saiu forte ; a minha quase não apareceu . Cantei fraquinho mesmo , mas não foi de propósito , talvez tenha sido excesso de ansiedade . Tocamos os clássicos da Legião e algumas outras . Meu mano , em um dado momento , foi ao piano e iniciou " I guess that's why they call it the blues " ( Elton John / Bernie Taupin / Davey Johnstone ) . Entoei " Gente " no idioma da Sophia Loren , porém saiu baixinho , e quase ninguém prestou atenção .

Terravista Literatura e Arte , Porto Alegre . Fizemos duas participações , uma delas numa quarta - feira à noite , chovendo e com jogo do Grêmio . Uns 8 corajosos ainda foram nos ver , pode ? Cantei " Somewhere in my broken heart " e algo do Roy Orbison também , e ... e ... e ... LEGIÃO !!! Um rapaz reclamou que só mandávamos baladas , então resolvemos envenenar um pouco , colocando canções bem mais agitadas . Só não me lembro de quais . Pediram - acho que era alguém que trabalhava no estabelecimento - para a gente tocar " Natália " , música do último álbum da banda Legião , uh ... Renato Russo faleceu logo em seguida após o lançamento desta música , e ela nunca foi mostrada ao vivo pelo grupo . A pedido do pequeno público , toquei " Antes das seis " , esta de um disco póstumo da ... da ... da ... qual banda mesmo ?

Casa Noturna Biarritz , Porto Alegre . Novidade suprema : mais um tributo à Legião . ( O ano 2000 , musicalmente , foi todo ele dedicado à lembrança de Renato , ao menos para nós ) . Maravilhoso . Som impecável . Cerca de 70 pagantes . Bem ou mal , as pessoas iam se chegando mais e mais , não ? Alguns petardos eu mandei , outras o meu irmão cantou , e ainda fizemos duas vozes em várias . Tinha fã - clube da Legião lá , o que aumentou a nossa responsabilidade na hora da apresentação . Enlouqueci lá no meio e inventei , pra variar , um set The Doors , com " Love me two times " , " Break on through ( to the other side ) " e " Riders on the storm " . Não entenderam nada , nem eu . Minha voz dessa vez ficou bem alta . Foi bom ou ruim ? Não tenho a menor ideia , pois ninguém foi falar comigo ao término das músicas . Foi sensacional , pelo menos eu gostei muito .

Girasole Pub , Porto Alegre . TRIBUTO À LEGIÃO URBANA . O nosso maior público , provavelmente . Mais de 100 pessoas . Era uma festa fechada , acho que um aniversário . Eu , um irmão de sangue e outro irmão , de alma . Rolou de tudo , saiu melhor do que antes , até porque estávamos um pouco mais experientes . " Angra dos reis " ( essa eu cantei , e um simpático casalzinho me olhava abraçado , foi uma cena meiga ) , depois me empolguei , soltei a voz e berrei " Monte castelo " , com o violão já sem duas cordas . Saímos do script , como de costume : " Wish you were here " ( Pink Floyd ) , " Wonderwall " e " Champagne supernova " ( Oasis ) , depois " Meu erro " , inspirado creio que numa versão da Zizi Possi , e " Amor , I love you " . Essas duas últimas uma menina bem querida cantou com a gente . Quando terminou , tomei um energético e ainda fui trabalhar em uma companhia aérea a manhã inteira seguinte . Complicado , mas valeu a noite .

16/01/02 : Trivial , Porto Alegre . Não tenho plena convicção da data , mas foi outro aniversário de um grande amigo . Eu estava muito bem arrumado , coisa raríssima de acontecer . Uma amiga pediu para que fôssemos cantar " Please Mr . Postman " ( Beatles , Carpenters e outros ) , mas eu não tinha ensaiado , hehe . Nesse meio tempo , um rapaz encostou uma bagana acesa de cigarro na minha camisa sem querer , e eu fiz uma cara de gentil , ainda que eu quisesse esganá - lo . Depois abrimos a garganta e entoamos " Whisky a go go " ( Sullivan & Massadas , gravada pelo Roupa Nova ) , " Só você " ( Vinícius Cantuária , conhecida com o Fábio Jr . ) e " Quando o sol bater na janela do teu quarto " , esta de um grupo brasiliense que acabou em 1996 . Estou fazendo um esforço tremendo para lembrar quem eles são ( aviso : isso é uma brincadeira , legionários ) ... serviu também como uma despedida , pois o homenageado foi trabalhar no exterior um tempinho depois . Ficou a saudade .

23/06/02 : Formatura de um dos meus irmãos em Jornalismo . Fomos para uma sala cheia de amigos e tascamos algumas preciosidades do passado , como " Sampa " , " A dois passos do paraíso " ( Blitz ) e " A cura " . É impressionante como a obra da Legião ainda tem força : quando começou " Há tempos " , quem estava em volta cercou todo mundo e cantou alto , tudo junto , e simultaneamente . Foi uma festa , nem sei se um show , mas realmente uma confraternização em família e com amigos .

2003 : Chegou um momento em que não consegui mais conciliar as atividades de músico e de funcionário de uma empresa ao mesmo tempo , os horários estavam incompatíveis . Eu e um colega nos sentamos perto da Usina do Gasômetro e do Anfiteatro Pôr - do - Sol e começamos a tocar de tudo um pouco , para quem quisesse ouvir . " Vento negro " ( Almôndegas , música de Fogaça ) , " Meu amigo Pedro " ( Raul Seixas ) , " Morena tropicana " ( Alceu Valença ) e outras populares . Chegou na gente uma menina , linda , pedindo seda ... não , não estávamos fazendo nada de errado , mas havia algum cheirinho suspeito por ali , isso sim . Uns rapazes pediram algo do Detonautas , mas já éramos meio tiozões e não sabíamos tocar . Foi uma bela tarde , eu estava deprimido e depois fiquei muito melhor , com certeza .

08/11/08 : Cruz Alta , Interior do Rio Grande do Sul . Casamento do meu irmão mais moço . No dia anterior , fizemos uma espécie de descontração , com direito até a momento Beatle ( " Blackbird " e " Hey Jude " ) , Extreme , " More than words " , Geraldo Azevedo ( " Dia branco " ) e diversas ... cheguei a sugerir " Angie " ( Rolling Stones ) para homenagear a então noiva , agora esposa , mas na hora nem o próprio autor da proposta - no caso eu - se lembrou disso . Pois bem : após a cerimônia , todos os convidados direcionaram - se a um clube , ou salão . Horas depois , eu , ele , amigos e músicos subimos todos ao palco . O ex - noivo , hoje marido , começou com " Don't look back in anger " . Fui convidado a tocar , cantar , e fiz backing vocal para " Have you ever seen the rain ? " , " Anna Júlia " e " Amigo punk " ( Frank Jorge / Marcelo Birck ) . Peguei o baixo acústico - baixolão - e acompanhei baladas como " A irmã do Dr . Robert " ( TNT ) e " Do seu lado " ( Jota Quest / Nando Reis ) . Houve um grande instante blues : continuei no contrabaixo e fiquei uns 20min fazendo fraseados repetitivos nesse gênero , o que me criou uma bela bolha no polegar direito , mas me deixou bem contente . Um outro rapaz fez um solo de gaita , e em seguida emendamos " Canceriano sem lar " . Colocaram uma guitarra nas minhas mãos , dei uma afinada nela e pediram " Flores " ( Titãs ) . Mais Beatles ( " Don't let me down " ) . " Tempos modernos " ( Lulu Santos ) também foi sugerida , a plateia começou cantando e tentei achar o tom do público , o que não é muito fácil , mas acho que consegui . Outras canções : " Garganta " , " Bete balanço " , " Uma noite e meia " ... resultado : todos saíram felizes , e eu acho que fui um dos poucos sóbrios da noite , até por isso estou conseguindo escrever e me lembro de tudo , hehehe . Quem estiver lendo pode até estranhar e fazer a fatídica pergunta : " e não rolou nada de Legião ? " . Bem ... quase saiu " Música urbana 2 " , mas no mesmo instante todo mundo mudou de ideia e todos tocaram blues , aquela do Raul Seixas . O DJ chegou a programar " Geração coca - cola " , mas foi som mecânico .

07/10/09 : Restaurante Casa do Barão , Porto Alegre . Depois de quase 10 anos sem pisar num palco , arrastado por parentes e amigos , dei uma pequena canja voz & violão , que começou com " Ainda lembro " , " Mais uma vez " , " Strani amori " , " Deixando o pago " ( Vitor Ramil / João da Cunha Vargas ) , umas canções do Tom Jobim como " Wave ( Vou Te Contar ) " e " Samba do Avião " , Adriana Calcanhotto ou Leno & Lílian , " Devolva - me " , e também uma sequência Clara Nunes : " Conto de Areia " , " Portela na avenida " , " As forças da Natureza " e " Tristeza pé no chão " . Quando acabou , bateu uma insônia e depois fiquei a noite toda sem dormir . É ...

Agradeço a você , por ter tido a paciência de ler esse relato todo , até o fim . Um grande abraço !

( * ) O meu violão é da marca STAGG , e eu uso os encordoamentos da SOLEZ .

Rodrigo Germano
Enviado por Rodrigo Germano em 23/03/2009
Reeditado em 06/04/2011
Código do texto: T1501553