... uma benção!

Atos 1:8 – “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.

Que a Paz seja mais que um desejo, mas uma realidade em sua vida.

O verso citado acima me induz pensar na grande missão de levar o evangelho a toda criatura. Primeiro Jesus disse aos discípulos que fossem por todo mundo, mas em seguida disse que ficassem em Jerusalém até serem revestidos de poder, que adviria pela virtude do Espírito Santo. Esse revestimento os encorajaria a serem testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra.

Bem, pensando com os conselhos de Jesus, conforme as citações, o vemos ensinando como se daria a massificação do evangelho. Seria pelo testemunho, partindo do individuo para o exterior. Todos somos chamados a testemunhar. Não preciso ser pregador de multidões para estar cumprindo a missão, mas com certeza todos tem que testemunhar a mudança que acontece quando se tem uma vida reconciliada por Jesus.

Às vezes ficamos preocupados porque não temos um ministério de pregação em púlpitos e para multidões, mas, antes de chegar a isso, temos um bom caminho a percorrer. Senão, vejamos o seguinte: Como entender o que me cabe nessa comissão de pregar o evangelho pelo testemunho?

O próprio Jesus disse e podemos entender, num paralelismo com o verso citado, que há uma escala crescente para esse desenvolvimento. Primeiro temos que testemunhar dentro de casa com nossos familiares (Jerusalém), e isso significa dar exemplos de amor ao próximo com os mais próximos de nós. Depois, numa seqüência de dentro para fora, temos os nossos amigos, os que gostamos e temos em boa estima (Judéia). Depois seguem os não amigos, mas que estão mais próximos de nós. Nessa categoria podemos colocar as pessoas que vivem próximas de nós, com as quais não temos amizades. Jesus veio para eles também e espera que tenhamos compaixão por suas almas (Samaria) e, por fim, temos os de mais longe (confins da terra). Nessa escala podemos colocar os pregadores chamados a este ministério, mas, de alguma forma, nosso testemunho chegará aos confins da terra, mesmo que não sejamos pregadores, pois o testemunho será como uma onda que passa de um para outro.

Nessa linha de pensamento, creio que, se não estamos testemunhando junto aos nossos mais próximos, os familiares, como vamos querer ir aos confins da terra? Está em nossas mãos uma missão muito importante: servir ao nosso próximo, como Jesus fez por nós. Isso é o testemunho! Mais de práticas e menos de discursos e contar histórias bonitas. Nosso ponto de partida é uma vida cheia da presença do Espírito Santo, como diz o verso, que nos capacita a sermos seus servos, pelo testemunho que temos de servirmos como ele serviu. Posto essa transformação de vida, nossos familiares são os primeiros beneficiados com nossa vida nova, depois nossos amigos, depois os demais numa escala crescente que pode chegar aos confins da terra.

Pense nisso e saiba que você também pode pregar o evangelho. Jesus espera que isso ocorra, de fato. Você é uma benção!

Boa leitura: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/912034

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 06/04/2009
Reeditado em 16/04/2012
Código do texto: T1525934
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.