Vale do Sol...

Vale do sol, 14 de Março de 2009

Carissimo Josafá,

desculpe-me a demora em responder á sua missiva.Aqui ,a vida passa com tranquilidade mas não impede de termos nossos contra tempos.Imagine voce, Emengarda,brindou-me com um belo garoto, 3k de puro amor e beleza. Vejo nele a continuidade de uma geraçao de fortes, pois no serrado há de se ter musculos...Caminha com dificuldades ,mas nada que a impessa, de com orgulho, aprontar a água do banha do varão. Perfuma-la com flores de laranjeira, que diz ajudar na cura do umbigo.Coisas de sua mãe, curandeira das boas por estes lados. Ela se sente radiante, como toda mulher frente ao seu rebento. Mas seu pai, o velho e bondoso Geronimo,é que não anda nada bem. Cismou de haver pegado um geito nas pernas e anda quase que se arrastando pelos cantos.Já falei, levo o senhor no Dr.Ambrosio, homem bom de coração e justo. Danado para saber, só de olhar o que vai dentro do corpo da gente. Ele fez escola no esterior e por causa do pai veio morar aqui,por uns tempos, e ficou ajudando o povo do arraial. Ele é forte, alto, vermelho pelo sol do sertão.Não gosta de usar chapeu e quando sai corre de arvore em árvore para proteger-se do calor.Que como voce sabe,é retado. Margô,lembra dela? Virou uma moça e vai se casar com Valdormiro,filho de Zeca .Aquele que mora perto da venda de Eustáquio filho de Zeze,filho de Armando. Lembra! É que já faz tanto tempo que voce se foi, que me vejo no dever de resaltar alguns detalhes.O rio esta um pouco menor, é que a draga anda escavando demais, lucro só mesmo pros donos da maquina.O pobre do Miramar, não leva quase nada para casa...Natalia sua tia,pediu-me que lhe enviasse um grande e saudoso abraço.Ela anda um pouco triste, acho que é a idade,92 anos é para poucos.Mas esta bem!

Josafá, ficaria a prozear por mais...No entanto o dever de pai me chama, e o pequeno solicita o colo,enquanto sua mãe, prepara a janta.

Mas nunca me esqueço de nossos dias quando criança, a correr pelos campos,fazendo planos, arquitetando momentos que viriam. Não digo que algo tenha dado errado, em meus sonhos,apenas o colorido é que tomou novos matizes.Mas a esperança é a mesma;construir,formar,fazer,aprender,melhorar o ser...

Abraço amigo,Joaquim.