...alegria, meus motivos!

Gal 5: 22 – “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.

Que a Paz continue a ser real em sua vida e de sua família. Tenho certeza que esse é o desejo do Senhor também. Conte com isso!

Pensando que todas as características citadas por Paulo, no verso acima, derivam do amor, hoje me ocorreu destacar apenas duas características entre todas: gozo e temperança.

O que me chama a atenção é o fato dessas duas características estarem diretamente relacionadas com o nosso ser interior. Eu sou o maior beneficiário de estar feliz ou de ser moderado, embora isso afete positivamente as pessoas que me cercam.

A palavra gozo pode ser entendida como sinônima de alegria que significam, entre outras coisas, sentimentos de prazer, de satisfação, de felicidade, de contentamento, de júbilo, etc.

A palavra temperança, por sua vez, significa qualidade ou virtude de quem é moderado; sobriedade.

Porque essas características despertaram minha atenção?

Diante do corre corre diário que vivemos e da necessidade sempre crescente de realização pessoal e conquistas (quase tudo gira em torno de ter posses), quando isso não acontece leva as pessoas à frustração, quando não leva a transtornos típicos, como depressão, stress e outros.

O que tem a ver temperança com alegria? Ora, pare para pensar e reflita se a afobação, o descontrole e uma vida desenfreada, com correria exagerada e sem moderação não tiram o sono e a alegria de muita gente? Não seria a falta de temperança o grande motivo para a insatisfação, o sentimento de falta de prazer e até mesmo para a tristeza?

Quando aprendemos a ser “temperados”, pela palavra de Deus, que nos orienta a não ter preocupações exageradas com as coisas da vida secular, com certeza a alegria não estará muito longe de nós, jamais. E o próprio Jesus nos recomendou que fossemos tempero para o mundo, pela luz e pelo sabor especial que temos, como qualidades adquiridas do seu Espírito.

Claro que muitas vezes temos motivos para estarmos tristes, mas a alegria sempre vem a seguir. Não quero apelar para expressões sentimentalistas para esse texto. Você já ouviu e leu expressões que te induzem a pensar que você vive numa situação paradisíaca, frente aos problemas vividos por outras pessoas menos favorecidas.

Se tivermos uma vida com Jesus, onde a preocupação em servir a Deus e ao próximo seja uma constante, como conseqüência do amor em nós, teremos menos motivos para desesperos e assim, nossa alegria chega sempre e logo.

Vou te sugerir um gesto neste momento: coloque as mãos na cabeça agora e diga para si mesmo(a) que o Espírito Santo está sobre sua vida e com Ele vem a alegria, mais um presente para você. Você é nova criatura, com as qualidades de uma vida renascida em Cristo, e pode gozar da alegria e da temperança, que farão muita diferença na sua vida, sempre! Receba a unção da alegria!

Muita alegria para você e sua família, na Paz do Senhor Jesus.

joaocarlos@iprassis.com.br

Boa leitura: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/912034

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 16/04/2009
Reeditado em 28/03/2012
Código do texto: T1542999
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.