MEU AFILHADO, PABLO

Meu caro Sobrinho,

Afilhado,

E,

Amigo!

Que bom poder contar com uma amizade como a sua!

Que responsabilidade,

Responder uma carta,

De quem escreve com o coração, como você!

Suas palavras tocam fundo em minh´alma e,

Fazem-me pensar no tamanho do meu compromisso,

Como seu padrinho.

Apesar da distância,

Que não nos permite uma convivência maior,

Haveremos de superar as dificuldades que ela nos acarreta,

Para podermos estreitar,

Cada vez mais,

Essa nossa amizade.

Meu caro Pablo,

Uma pessoa com a sua sensibilidade,

Tem tudo para vencer na vida,

E...

Ser feliz!

Sei que sua família,

E sua religiosidade,

Representam a bússola,

Que norteia sua vida!

E isso é o que de mais sagrado,

Você possui!

Pablo,

Meu afilhado querido,

Permita-me,

Como seu padrinho que sou,

Passar-lhe, com coração de pai,

Alguns preceitos,

Que penso,

Possam ser úteis,

Para a construção da sua felicidade:

No jardim da sua vida há algumas sementes que você escolhe para plantar, e outras que nascem sem você ter escolhido. Não se precipite! Só o tempo pode mostrar o que faz e o que não faz parte do seu jardim.

Existe sempre uma saída para todo problema, basta que você acredite e persevere.

O lugar onde você se encontra se torna bom ou ruim dependendo apenas da maneira como você interpreta as pessoas e as situações ao seu redor.

Para transformar o mundo que está à sua volta, é necessário primeiro transformar-se a si mesmo.

Falar é fácil, fazer é que é difícil... mas não impossível!

Grandes mudanças começam com pequenas iniciativas.

Algumas vezes a força do hábito é maior do que a nossa força de vontade. Não tenha vergonha de aceitar ajuda de fora para superar aquilo que sozinho não consegue.

Quando algo não der certo na sua vida ou sair diferente daquilo que planejou, procure identificar a sua parcela de responsabilidade antes de sair à procura de um culpado.

Há momentos em que precisamos “fechar para balanço” e avaliar o que estamos fazendo com nossa vida se não quisermos perder o controle e declarar falência.

Não existe nada impossível para quem tem fé.

Existe em você uma força capaz de separar aquilo que lhe faz bem do que lhe faz mal. Em seus relacionamentos você pode acionar essa força que o levará a aceitar o que lhe faz bem e a rejeitar o que lhe prejudica.

A vida é assim, como uma enorme tela. Você pode projetar nela um lindo jardim ou um paredão cinzento.

Querido Pablo,

Que Deus ilumine sempre o seu caminho!

Que você nunca perca a alegria de viver!

Que a vida lhe sorria,

E você, sempre, possa sorrir para a vida!

Um grande abraço,

P´ra você e toda a sua Família,

Que eu prezo muito!

Sugestão de leitura: Livro da Sabedoria e o Eclesiastes (contidos na Bíblia Sagrada).