Para minha mãe, com profunda SAUDADE!

No início somos apenas um óvulo fecundado, que vira feto, e nos desenvolvemos durante normalmente nove meses na barriga de nossas mães... somos inicialmente um nada que por nossas mães temos a possibilidade de ser um tudo! Hoje é o dia de agradecermos àquelas que nos deram esta possibilidade, não só hoje, todos os dias, mas como hoje é um dia a elas dedicado especialmente, é interessante prestarmos nossa homenagem...

Talvez tenham aqui muitos filhos com as suas respectivas mães... Muitos nem tem noção do valor que elas têm porque nunca ficaram longe ou porque nunca pararam para refletir no quanto elas são especiais... Muitos não as tem mais e não tiveram a oportunidade de falar o quanto elas foram especiais... No entanto, eu, Magna Eugênia tenho a minha, e mesmo não podendo compartilhar com ela este dia por mais um ano, venho aqui através deste portador dizer o quanto a amo e o quanto ela é essencial na minha vida...

Eu sempre dei valor a minha mãe, isso é inegável, mas a partir do momento que passei a dividir menos tempo com ela, cada vez menos e tive quem vir construir a minha vida e o meu futuro em outro lugar, passei a ter mais tempo e mais condições para refletir o quanto ela é especial e importante em minha existência e em quanto tempo eu perdi e no tanto de coisas que senti vontade de fazer com ela apenas quando não a tive comigo... É uma experiência traumática, no entanto, enriquecedora, pois são nesses momentos que planejamos aproveitar ao máximo os segundos que pudermos partilhar ao lado de uma pessoa tão significativa em nossa vida... E eu não falo só de todas as coisas que uma mãe faz por nós, a comida pronta, a casa aconchegante, o cuidado quando estamos enfermos, a preocupação... tudo isso dá pra relevar, mas falo do olhar, do controle, das restrições, estas fazem falta, os gestos mais simples, os carões oportunos, tudo isso, toda esta falta chega a nos deixar inquietos...

Toda esta fase está me servindo de enriquecimento, de experiência, de maturidade, para que eu possa aproveitar mais as pessoas e os momentos...

Mãe... hoje não sou eu que leio esta mensagem para a senhora, como durante muitos anos eu o fiz, no entanto não quero deixar a sua homenagem faltar... seria hipocrisia da minha parte dizer que é apenas uma homenagem em apenas um dia do ano, mas quero deixar implícito o quão a senhora é valiosa para mim, e esta foi a forma mais viável que encontrei de homenageá-la... A saudade é grande, e é suficiente para percebermos o quanto amamos as pessoas que nos fazem falta, é muito bom ouvir sua voz quando me liga? é! mas não é suficiente para suprir a falta... o calor materno... ter alguém pra falar dos problemas pessoalmente, ter alguém pra desabafar quando estou precisando, coisas que um telefone não resolve, e que as pessoas que aqui tenho, também não resolvem... saudades de ter a quem tomar a benção na hora de dormir, e de tanto não ter mais esse alguém quando estou por aí até me acomodo e por mal costume acabo esquecendo...

Mas não me culpo por estar longe, não te culpo também... É o meu futuro que estou buscando, o meu crescimento que vocês me deram a oportunidade de construir um pouco mais individualmente, não digo independente ainda, mas um dia eu chego perto. É isso, é a minha vida, a possibilidade de crescer em uma profissão que nos possibilite uma vida mais digna, construída com o meu suor como a senhora e o meu pai construíram a nossa, para mais tarde se Deus quiser, de alguma forma eu poder retribuir tudo o que vocês fizeram e fazem por mim... E para que mais tarde também a senhora possa me olhar com orgulho e ver a grande mulher que serei, e eu também com orgulho mostrarei a todos a grande mulher que me formou.

Minha primeira e grande mestra, que me ensinou todas as ciladas da vida, mesmo que indiretamente e mesmo quando me deixou caminhar com meus próprios pés... Não há palavras que possam exprimir a gratidão, a saudade, o orgulho que tenho de ter você... eu acho que nunca vou conseguir definir, mesmo assim também nunca vou deixar de tentar te mostrar o quão grande é o meu amor por você... Nunca duvide disso... Esta mensagem é pra você senhora Apolônia Fernandes, ou MÃE como simplesmente te chamo: Sua filha: Magna.

Magna Eugênia
Enviado por Magna Eugênia em 11/05/2009
Código do texto: T1588747