TECNOCRACIA

Luigi&Cremo^,

ha' muito tempo q nao usava mais o termo TECNOCRACIA. Acho q depois do livro do SINE' e a CIA ( se nao me engano apresentado pelo Jaguar qdo no O Pasquim ) desde entao nao usei mais o termo. Nao por causa do livro mas, e' uma referencia aproximada da epoca em que penso q nao vi mais o termo em uso.

Hoje, realizo q vc anda grande parte do seu tempo existencial dedicado a esta maquininha q e' o computador ( com Internet&possibilidades ). Ai' te vejo assentado operando essa tecnologia, numa acao continua que organiza o seu cotidiano. Muito embora seja tb considerado um hobby, um lazer...na verdade, visto por outro angulo e' tb um aprisionamento do "homem a maquina", nao? Mas, neste caso, a maquina ainda esta' submissa a vc. Vc a rege. Ela entao e' a sua escrava. Mas e' uma escravidao q te toma os outros modos possiveis existenciais. Ha' uma reciproca nesta escravitude ( se a palavra nao existe, esta' entao criada ! ).

Sobra-me a pergunta: se em breve vier a maquina ( ou programa ) q faca este servico de operar o seu computador em pelo menos no basico... q te toma o tempo; entao vc tera' uma "maquina" q opera a maquina pra vc, certo? Dai' visualisar uma hierarquia de maquinas q operam maquinas nao e' muito dificil. Renasce assim uma verdadeira TECNOCRACIA, se me faco entender.

Lembro-me q nos idos 1960's havia uma especie de reacao "politica&cultural" ao despertar das maquinas. Era uma corrida sem freio do pos-guerra acelerada pela corrida espacial. Discutia-se a introducao da calculadora na mao do estudante q estaria trocando o ato de calcular mentalmente pelo apertar de botoes. Dizia-se q a introducao da maquina na industria produtiva causaria enormes desempregos, alem de q uma unica maquina faria o servico de muitos homens e por ai' ia...

Pois bem, a " maquina way of life " venceu e hoje o mundo se reorganizou pela/e em torno da maquina. Apos toda a alteracao ja' causada pelos eletrodomesticos, a Nasa, q e' uma grande maquina" esta' ai' com o Hubble desvendando o Cosmo e conseguindo mais resultados do q as incucacoes intelectuais de todos os filosofos pre-era-maquina ( inclusive Saint-Simon ). O computador abriu o seculo XXI nao so'ocupando lugares essenciais, por exemplo, na industria da aviacao mas, tb nos aeroportos, e controlando o imenso trafico aereo ( impossivel de ter sido feito pelo homem sem a maquina ) mas, passou a ocupar a vida do individuo, se tornando acessivel a ele ( todo e qualquer ) com o computador pessoal&Internet.

Na verdade, imagino q nestes proximos Cem Anos por vir o Computador e seu Sistema Tecnologico ainda estara' vigorando e vigorando mais profundamente de modo q nao havera' nenhum cotidiano possivel sem o computador. Isto nao tem nada a ver com a literatura&ideias&ficcao-cientifica ja' existentes e derivadas de uma outra "especie de medo/terror " da maquina vir a dominar o mundo e o homem. Nao. Mas sim, passando pelo tipo das Turing Machines, acima dos problemas de Moral com as presenca de maquinas inteligentes ate' o irresistivel Coputador Pessoal ( visto aqui como o proximo passo alem dos PCs ). O CCs ( Companion Computers ), alem dos Notebooks&Laptops, e' o computador individual, incorporado a sua presenca onde ela q ela esteja. A Tecnocracia renascera' reabrindo as portas para a Teoria do Caos como uma nova ciencia. Com a introducao da Nanotecnologia no Codigo Genetico a Eugenia, por exemplo, revolucionara' a Saude e a Hereditariedade. Uma nova Democracia surgira' ja' nao mais sob o compasso de espera para que a Consciencia a realize ( seja por evolucao ou revolucao politicas&sociais...) mas, pela capacidade de suplantar varias etapas da velocidade ( digo, velocidade fisica mesmo ), resumindo o alcance fisico tanto maior quanto menor se torna o espaco. Assim digo: se 1800, por exemplo, o homem era capaz de viajar comfortavelmente 24 milhas em um dia, e em 1900 ( substituido o cavalo pelo motor ) se tornou capaz de viajar 120 milhas no tempo de um dia, com o mesmo ou maior conforto...em 2100, a possibilidade e' de ser 3mil milhas em um simples dia. E estar pronto confortavelmente para outras 3mil no dia seguinte. Vc mora aqui, vai trabalhar la' e volta pra casa no mesmo dia. A Australia e Brasil se tornarao suburbios um do outro.

Tudo isto q estou dizendo nao e' nenhuma novidade mas, considerar o renascimento da TECNOCRACIA como a forma de governo&existencia nos proximos 100 anos, sim.

Bye,

Genin

Eugenio Malta
Enviado por Eugenio Malta em 18/06/2009
Reeditado em 18/06/2009
Código do texto: T1655041