Escrito, OK. Arquivado, OK. Publicado, OK

Sabe de uma coisa? Escrever cansa!

Toma tempo de preparação, reflexão e revisão.

Para que seja um mínimo atraente, deve ter formato claro com sonoridade e rítmo.

Não deve ser longo. Apenas o suficiente para alcançar seu objetivo.

Hoje grandes (supostos) escritores usam falas telegráficas.

São frases que querem dizer tudo... e dizem... mas não fazem diferença, por que não diz nada novo. "O maior enganado é aquele que engana a si próprio" (não desmerecendo o Sr. Emerson)

Hoje somos insensíveis às pequenas ferroadas presentes em cada período de um pensamento bem escrito e não temos motivação para reunir as pequenas insinuações.

Assim não reconhecemos a grande palhaçada que acontece nosa vários níveis de conhecimento/ ignorância.

Portanto, além de tudo, o texto deve ser um mínimo generalista para que, quem lê, se sinta tocado ou no mínimo pense que se está falando com ele.

Escrever cansa!

Depois de escrito, há pouquissimo retorno.

Sempre esperando a volta do irmão do Henfil ou Inês para ser rainha. O problema é que só voltam quando alguem se arrebenta.

Escritores gostam que seus textos sejam criticados e que suas palavras se reciclem por outras bocas.

Pois é, escrever cansa!

Talvez seja por isso que poucos o têm feito decentemente.

Leem o que é de interesse e escrevem sem saber o que dizem.

Procuram inspiração em entidades divinas e cometem expiração de um lixo que particulariza e inflaciona a vida ou a morte.

Até meados de 1980, escrever era um ato de coragem e devia ser projetado, articulado, revoltado, polido, imundo, grotesco, colorido e aromatizado artificialmene, saboroso e repugnante.

Hoje é uma perda de tempo.

Escrever, até não cansa tanto assim.

Ao chegar no final brota uma sensação de dever cumprido.

Começa-se então a pensar no próximo texto.

Um texto que deve ser longo suficiente apenas para cumprir seus objetivos.

Meu objetivo é que as pessoas escrevam mais.

Mas para isso, que leiam mais.

Quem sabe, também, comentem mais.

Pode ser que assim, entendam mais.

Escrever coloca seu raciocínio de volta no lugar do qual nunca deveria ter saído.

Gaia
Enviado por Gaia em 20/06/2009
Código do texto: T1659120