Recadando

"... Conte-me se o elevador funciona, se o céu chove estrelas, se a lua é de papel, se o universo é concreto..."

O elevador algumas vezes sobe, noutras desce. Realmente depende de nós, o que não dá para deixar nas mãos dos outros e lamento ter que dizer a você. Gostaria de dizer que ele funciona segundo a vontade alheia, mas não, é coisa da gente mesmo, para a gente mesmo.

A lua é feita a cada dia de uma maneira... Às vezes de mel, outras de papel, outras de isopor e outras de terror. Depende de como tecemos os dias, a lua aparece de uma forma. Seria bom que todas as noites a lua fosse doce, mas amargamos tanto nossos dias e muitas vezes, quase sempre, ela é mesmo de papel, sem sabor, sem cor, e pior, sem amor.

O universo é concreto para alguns. Tão concreto que dá medo. Veja só, logo o universo! O universo não cabe, não deve e nem pode caber seja lá aonde for, porque se isso acontecesse tudo realmente pararia. Pessoas como nós, só sobrevivem porque o universo muda o tempo todo. Se para nós o universo fosse concreto, não teria importância se o elevador não saísse do chão, nem olharíamos o céu e, portanto não saberíamos quantas estrelas nascem quando amamos e quantas morrem quando estamos vazias de paixão ou a procura dela.

O universo não é concreto para nossa salvação. Ele chora e ri estrelas o tempo todo!É uma grande alegria poder lhe dizer assim. Se assim não fosse, eu saberia e você também. Já teríamos desistido há muito tempo de brigar com o zelador, de atravessar o dia para olhar estrelas, e discutir sobre as formas da lua; diz que não...