CARTA PARA OS ESCRITORES DO RL SOBRE O DIA DO ESCRITOR...
 
 
Caros escritores do RL peço licença para opinar sobre o dia 25 de julho, dia do escritor, tendo como ponto de partida algumas observações que tenho feito...
Esperando as suas criticas e comentários!
Tenho comigo como certa a necessidade urgente de ultrapassar barreiras, estas mesmas que todos temos sentido, e outras que se apresentarão no decorrer do processo de uma melhor concientização popular quanto á importância da cultura, no amadurecimento do nosso povo.
Esta concientização se fará apenas quando termos, claramente, em nossa mente definidos objetivos e metas, visando uma melhoria em nossos níveis de vida.
Assim, o que chamo de conciência cultural, traduzo em:
Uma real avaliação do que temos á mão, para nosso uso, quanto ao que existe nos diversos níveis da sociedade, nas esferas municipais, estaduais...
Nos diversos níveis de esfera de poder...
A quebra desse alheamento seria altamente salutar.
Na procura desse conhecimento, ficam implicitos uma melhor participação tanto pessoal, quanto comunitária, no viver em sociedade.
Mas vocês concordariam comigo, de que estamos vivendo um periodo de intenso individualismo?
Apatia?
Comodismo?
Quando falo em cultura, estou falando em conhecimentos mais gerais, aqueles que dão bases para voos mais ousados...
Ferramentas importantes para quem deseja quebrar barreiras!
Ferramentas indispensáveis para quem deseja um auto-conhecimento mais apurado e limpido!
Quantos de nós, socialmente falando, ou mesmo num aspecto mais pessoal, estão vivendo, apenas vivendo, sem dar a menor importância para seus desejos, sem investir em suas reais aptidões?
A falta de perpesctivas é em minha análize, uma visão desfocada do cenário em que vivemos.
E neste ponto fica para mim clara a transformação da cultura geral em conhecimento, que bem usado trará um resultado mais especifico.
Assim imagino escritores e seus livros...
Com o seu modo particular de escrever estão criando um novo aspecto palpável, consistente na cultura, mais um ponto importante nesta "cultura geral" , mais um elemento de conhecimento para seus possíveis leitores.
Leitor que vai colhendo aqui e ali novos elementos que podem ser formadores de seu próprio pensamento.
E eu penso muito nisso!
Se de um lado toda pessoa é um elemento da sociedade que necessita participar dela, para conhecê-la e modificá-la, ( utopia minha?), os escritores tem que escrever, criar e recriar, e numa ação continua, fazer chegar ao maior número de leitores os seus textos...
Nos tempos que correm, a máquina, a estrutura da sociedade, já de muito tempo arquitetada, não tem a menor vontade de renovação, mas se renovará nem que seja por desgaste de si mesma.
Assim eu tenho feito.
Escrevo a muito na internet, mas não contente apenas com ela, tenho saido para a rua, levando meus escritos para quem o quiser conhecer...
Mas ainda estou como outros, restrito, a um pequeno universo, como tantos outros...
Mas acredito que esta luta é uma boa luta!
Falta-me ainda ascender ao nivel comunitário, estando ainda numa labuta quase individual.
Tenho ciência das barreiras existentes nesta caminhada, pelo menos as que se apresentam em meu ângulo de visão e participação...
Os problemas estão disseminados pelo Brasil todo, cabendo a nós vencê-los em nossa comunidade, primeiramente.
Feitos estes comentários, assiná-lo a importância dos escritores, dos livros, tanto quanto a importância de despertarmos as consciências adormecidas da população, o público alvo de nossas criações.
Vençamos estas barreiras...
Venceremos esta batalha, nem que seja pela insistência ou pelo desgaste do sistema que se opõe a nossa presença.
 
Um abraço fraterno
 
 
Edvaldo Rosa
26/07/2009