Sobre o CANSEI da OAB

Obrigado Ayrton, por passar esse pretenso movimento cívico da OAB, momento de "profunda" reflexão sobre os problemas nacionais.

Contudo, acredito que a OAB, pela pretensa quantidade de gênios, por representar a elite intelectual do país, por ter em seus quadros os "doutores" da nossa nação, poderia ter apresentado uma sugestão menos ridícula para acabar com as coisas que os cansam, tudo isso se levarmos em conta a competência da instituição.

Não acredito que fazer um minuto de silêncio no dia 17 de agosto às 13h00 surtirá algum efeito. A menos que queiram nos fazer crer em Papai Noel.

Talvez, a OAB poderia começar por erradicar as coisas cansativas começando por si própria. Como por exemplo deixar de ser tão corporativista e deixar que os advogados cobrem preços mais acessíveis aos seus clientes.

Talvez alguns advogados, ou o Conselho Federal da OAB, que é legitimado para propor Ações Diretas de Inconstitucionalidade, pudessem figurar como defensores do sistema de cotas nas universidades, já que o DEM (Democratas), antigo PFL e ARENA, propôs Ação de Descrumprimento de Preceito Fundamental contra os aprovados por cotas na UNB com efeito erga ominis.

Talvez a OAB poderia instituir um exame de ordem, inconstitucional, diga-se de passagem, mais honesto. Cobrando somente aquilo que é efetivamente ministrado nos cursos de direito. Não inserindo no exame matérias extra-curriculares e jurisprudência até mesmo da própria OAB.

O que realmente Cansa é ter taxa de exame mais salgada que os bacalhais do mercadão municipal.

R$ 180,00 por pessoa! Grandes lucros com a desgraça alheia! Se pelo menos a maioria conseguisse lograr êxito no exame, mas 90% de reprovação é certeza de cofres transbordando nos próximos exames.

Talvez a OAB poderia deixar de fazer mercado de reserva para seus advogados, com o exame inconstitucional, pois não é possível que haja menos de 10% de aprovação. Será que somos todos uns imbecis?

Talvez poderíamos colocar a OAB como uma das instituições mais hipócritas que possuímos neste nosso Brasil. Não acredito nem um pouco que haja uma boa intenção por parte da OAB a não ser manipular a opinião pública e bancar a defensora dos interesses nacionais.

Eu é que fico cansado com esse movimento besta. Cansei. E pior ainda, que propõem uma tolice de fazer um minuto de silêncio. Talvez seja mais proveitoso fazer um trabalho na macumba para espantar os males que a OAB quer erradicar.

Cansei de ouvir lorotas institucionalizadas, de gente rica e privilegiada posarem de boazinhas, de classes profissionais, que ao contrário do que pregam, só querem levar vantagem em tudo, cansei da propagação de dogmas, crendices e achismos.

Não vou vender minha cabeça para as bobagens divulgadas pela OAB. Os problemas brasileiros apresentados são crônicos e até estamos atravessando uma fase melhor do ponto de vista social, erradicando a miséria e começando a gerir um Estado mais condizente com as pretensões inscritas em nossa Constituição.

Ou seja, possuímos uma Carta Magna com pretensões de Estado intervencionista, em que o Bem-Estar Social seria prioridade, de tendências Keynesianas.

Ao contrário, nossa realidade é de um Estado neoliberal desregulamentado, com pouco intervencionismo.

As classes alta e média atentas a isso, temerosas de terem suas fatias de privilégios sendo divididas, organiza movimentos tolos como esse Cansei da OAB, para tentar passar a ideia de que estamos numa maré política ruim.

Pode-se perceber isso pela reclamação pelo pagamento de impostos, pois pagar impostos não preocupa os pobres e os trabalhadores, mas sim àqueles que já possuem algum patrimõnio e estão vendo que ele está se esvaindo.

Em suma, um movimento inócuo, tolo, debalde, feito apenas como estratégia de marketing pelos pretensos defensores da pátria. Quanta bobagem somos obrigados a ver e ouvir!

Cansei da OAB!!!

Frederico Guilherme
Enviado por Frederico Guilherme em 27/07/2009
Reeditado em 27/07/2009
Código do texto: T1722349
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.