COISAS DE BEIJA-FLOR, PAI

Queria escrever algo tão lindo pra você, algo tão especial, tão original, mas minha criatividade parece ter ido dar uma volta em algum lugar. Longa volta.

... Mesmo assim, continuo pensando!

... Pensando, pensando e nada, nada!

Enquanto a minha criatividade não vem aproveito para contar o que veio à minha cabeça logo que acordei. Você nem imagina, pai! Acordei com a imagem de um beija-flor!

Você me perguntará:

- filha, qual a relação entre beija-flor e seu pai??? Pai, beija-flor?? (rsrs).

Com certeza, responderei:

- não sei pai, não sei!

Mas acordei pensando em beija-flores.

Lindos beija-flores coloridos: amarelos, azuis, verdes... cores variadas que nem sei nomear!!

Você sabe que eu tenho um bebedouro numa das árvores do meu pequeno jardim, não é pai?

Engraçado, tirei a cortina da janela da cozinha pra lavar dias atrás, ela estava fininha, acabou rasgando de tão velhinha. O sol entra em casa com muita força pela manhã. Resolvi não mais colocar cortina! É tão gostoso sentir o sol dentro de casa, aquece até o coração mais gelado. (rsrsrs)

Num domingo pela manhã, desses que o sol vem tomar café comigo, vi um beija-flor na janela! Parei! Boca aberta, olhos arregalados, pão em direção à boca... por um instante fiquei quieta (rs). Bem, todas as noites eu vou à área de serviço e lavo o bebedouro do beija-flor. Decidi que naquela noite o bebedouro secaria no batente da janela. Poderia deixá-lo no quintal, mas quis que ele ficasse ali, no centro da maior janela da cozinha. Estou tomando meu café matinal, quando de repente vejo um beija-flor do lado de fora de casa, na janela, em frente ao seu bebedouro... ele queria água!!!

É pai, aprendi que beija-flor conhece cores. O bebedouro, que todos os dias, fica no galhinho de uma das árvores do meu pequeno jardim é amarelo sol! Então, rapidamente fui ajeitar tudo para que o beija-flor bebesse uma aguinha limpa, fresca e adocicada! E, assim, passei alguns minutos de uma linda manhã.

E, hoje ao acordar, pensei em beija-flores, pensei no dia dos pais, pensei muito em você, pai! Depois me lembrei da cena que vivi dias atrás e que relatei acima. Ah... coisas de beija-flor, pai! (rs)

Lembrei-me de outra coisa: estava num hospital na bela e congestionada Sampa e o enfermeiro de um cliente perguntou-me: - a senhora gosta de pássaros, não é? Nossa, amo!!! (costumo brincar e dizer que cuido dos pássaros de rua). E, claro, imediatamente contei a ele acerca dos ninhos dos sabiás-laranjeira em uma das árvores do meu pequeno jardim. Este ano já acompanhei a construção do primeiro ninho e, agora, os papais sabiás estão chocando os ovinhos. Queria apenas que eles tivessem feito o ninho dentro do meu pequeno jardim, assim acompanharia da janela do meu quarto, várias vezes ao dia, como medicamento prescrito pelo médico quando não estamos bem de saúde: “todos os dias antes e após as refeições você tomará uma dose de visão de sabiá. Ouvirá seu canto, olhará o ninho, verá como os ovinhos estão se comportando, cuidará para que o mamão esteja sempre no pratinho para os papais se alimentarem e, ainda, terá o privilégio de fotografar para registrar tão rara beleza.” Hum... que delícia de remédio!! Mas aí o enfermeiro disse-me que não entende o motivo de as pessoas colocarem água com açúcar cristal para os bichinhos num bebedouro, afinal, beija-flor gosta de flor... será que não é melhor plantar mais flores no jardim? Disse-me ele.

Conversa que ficou na minha cabeça. Ao chegar em casa, fui procurar quais as flores que beija-flor gosta de beijar... amanhã, dia dos pais sairei logo cedo para comprar todas as flores que beija-flor gosta de beijar. Plantarei no jardim. Assim, quando você chegar em casa verá um jardim florido, colorido e cheio de beija-flores!

Mas pai, eu estou falando, falando e não consegui até o momento relacionar beija-flor com você! Bem, o sabiá-laranjeira é a ave símbolo do Brasil, será que pai é o símbolo da família? Não!!! A não ser que seja o pai e a mãe, aí sim!

Mas na verdade pai, o beija-flor que vi pela manhã, talvez em sonho ou pensamento, é um pássaro belo e apaixonante, parece frágil, mas é forte, muito forte!

Colibris ou beija-flores. Aves polinizadoras que ficam paradas no ar!

Os beija-flores são lindos, não é pai? São especiais.

Ser pai, também, é ser especial!

Parabéns, pelo seu dia, pai e obrigada por me ensinar a enxergar a beleza da natureza e a grandiosidade da vida.

Com carinho,

sua filha.

Brasil, 08 de agosto de 2009.

www.vaniadecastro.com.br