Carta a um Filho Adulto

Caro Filho,

Quanto mais o tempo passa mais refletimos a respeito da vida e das nossas ações e vivências ao longo do tempo.

Desse modo, venho manifestar minha visão de pai, enriquecida pelo passar do tempo. Vejo que muitas vezes agi por impulso sem medir as consequências das minhas ações e assim é sujeito eu tê-lo ferido, diminuído, anulado ou bloqueado muitos sentimentos bons que poderiam ter florescido em você. Desculpe-me de coração se fui algumas vezes grosseiro e pouco compreensivo com seus anseios e sentimentos. Geralmente não foi proposital e quando vi já tinha feito aquilo que não queria. Sofri, muitas vezes, com o meu mau jeito de ser e, com o tempo, vim melhorando, mas confesso que repeti muitas coisas que recebi na minha vida e que poderiam ser melhoradas. Espero de coração que não faça essas mesmas coisas com seus filhos.

Aprendi com o tempo o dom da amizade, isso é tudo na criação dos filhos e espero que guarde essa parte como o bom aprendizado e assim, seja amigo dos seus filhos. Minha intenção sempre foi fazer o melhor e dar mais do que recebi.

Pelo que você é hoje, penso que não falhei. Poderia ter feito muito mais e melhor, mas foi aquilo que pude fazer. Minha grande esperança é que você faça bem melhor do que eu fiz.

Conforta-me sabê-lo bem, com saúde, bem educado e seguindo um bom caminho, de Paz e Amor no coração. Espero que encontre a felicidade na caminhada da vida, lembrando sempre que, muito mais importante que realizar seus sonhos é vivê-los no dia a dia. A felicidade mora no Presente, no sentimento de Gratidão e no Amor incondicional.

Parabéns pela passagem do seu aniversário!

Um grande abraço do seu Pai que o ama do fundo do coração.

Florianópolis, 17 de outubro de 2008

Paulo Afonso Condé