CONSELHOS PARA AS MULHERES V

Olá, amiga, como vai?

Hoje queria falar ao teu coração.

Falar-te sobre a coisa mais cara a todo ser humano, mas que ao mesmo tempo é a mais escorregadia e quimérica.

Há filósofos que dizem que ela é o objetivo do ser humano.

Religiosos concordam com os filósofos.

Todos, em tudo o quanto fazem, tem sempre, em última instância, ela como objetivo.

De quem estamos falando?

É claro que você acertou, minha interlocutora predileta.

DA FELICIDADE.

Esse estado de espírito fugidio e precário é tudo que almejamos em tudo quanto fazemos.

Erguem-se palácios, constroem-se impérios, fazem-se guerras, pessoas casam-se, separam-se, têm filhos, tudo em busca daquela forma volátil e fugaz acima citada.

Está tudo certo na sua vida?

Está bem empregada, seus filhos estão todos saudáveis e bem encaminhados, tem um casamento feliz, uma boa casa, economias guardadas, um belo carro e tudo quanto o dinheiro pode proporcionar?

Contudo, mesmo tendo tudo isso, sempre há algo que falta, não?

O que que há?

Não era para estar tudo bem, nesse cenário aparentemente impecável?

Será que aquele celular novo, aquele carro com design mais arrojado, aquele homem bonito não trariam esse restinho que falta?

Não!

Saiba, amiga, infelizmente, mesmo que conquiste o mundo, esse resquício de insatisfação sempre estará aí, plantado em teu peito. Fazendo-a refletir sobre as coisas da vida e da morte.

A insatisfação é inerente ao ser humano.

Não há como fugir dela, simplesmente não há. Conforme-se.

Não pense que aquele cara bonito te faria mais feliz do que o “bolha” que está esparramado no teu sofá.

No fundo, ele também é um “bolha”.

Mesmo que o consiga, com o tempo ele também se mostrará um “bolha”.

Envelhecerá, vai ficar feio, enrugado.

Soltará puns na sua frente e também arrotará à mesa na hora do jantar.

O tempo vence a tudo e a todos.

Como estou pessimista hoje, não?

Errada!

Isso não é pessimismo.

O nome disso é sabedoria.

Esta que você não possui e eu te dou sem cobrar um tostão.

Espero que pelo menos me escreva para agradecer.

Antes que eu me esqueça:

Seja feliz!

Frederico Guilherme
Enviado por Frederico Guilherme em 18/10/2009
Código do texto: T1872899
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.