Carta para Isabel

Minha filha Isabel!

Os anos se passaram, quando pela primeira vez eu consegui ver seu rosto e nele seus olhos, sua boca, seu nariz, suas mãos, seus pés, enfim seu corpo. Poder te tocar, te beijar, te acariciar, te sentir fora de mim, mas dentro de mim em alma.

O tempo foi passando, vi você sentar, caminhar, suas primeiras palavras, seu sorriso constante. Tivemos nossos passeios, à praia, ao parque, ao shopping, ao centro da cidade e nossas viagens. No sentido de educá-la, por vezes algumas palmadas, mas muito diálogo.

Pedi a Deus que a protegesse, por que mesmo na minha presença Ele é superior a mim.

Ele te cuidou em todos os momentos solitários.

Fez com que hoje você esteja aqui, compartilhando comigo e sua família o que existe de mais maravilhoso.

A vida!

Como eu sinto orgulho de você! Não tenho palavras para dizer-lhe de todo o amor por você. Gostaria que entendesse, que mesmo quando tive de tomar atitudes repressivas também foi por amor. Sempre pensei que a educação familiar é a essência do ser humano, assim como a família é a estrutura da sociedade.

Eu, como mãe,seria eternamente frustrada pela minha omissão em educar-te.

Por isso, minha filha, inúmeras vezes após cumprir com minhas obrigações de mãe e educadora só tive como saída me ausentar e chorar.

Ser mãe, não é apenas “parir”!

É dedicar-se, é compreender, é dar liberdade com limitações, é aceitar opiniões, é compartilhar os momentos bons e difíceis da vida, é acolher.

É fazer sentir a existência de um lar, não apenas uma casa. É nunca desistir! É privação! Mas uma privação consciente, solidária, um crescimento constante, um aprendizado de vida. Caso eu tivesse de recomeçar tudo de novo o faria da mesma forma e com maior prazer.

Portanto, peço-lhe perdão pelos meus erros e agradeço a Deus pelos meus acertos. Ninguém consegue dar o que não tem. Procurei dar o melhor do que tenho dentro das minhas limitações. Penso ter cumprido minha missão até aqui.

Peço a Deus que me proporcione muitos anos de vida para que eu consiga realizar todas as minhas tarefas como avó. Especialmente, a de ser “mãe”, sem jamais desistir, porque penso que esta é a mais importante missão da minha vida.

Hoje estou aqui também, para agradecer por este presente, minha netinha Isis, que veio para iluminar nossas vidas e fazer renascer a VIDA, a alegria e a união de uma família feliz

Amo-te

Mãe

JÔ ANDRADE
Enviado por JÔ ANDRADE em 18/10/2009
Código do texto: T1873434