...com fé fica mais fácil!

“E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé” (Gálatas 3:11).

A história de Israel é muito cheia de peripécias, lutas, vitórias esplêndidas. O povo de Israel fora escolhido para estar entre as nações da terra. O certo é que o Senhor queria seu testemunho entre as nações e, até aqueles tempos, os israelitas não haviam compreendido isso.

Demonstração de poderio bélico nunca seria a forma utilizada pelo Senhor para ser louvado e engrandecido na terra. Pela Sua maneira, o resultado final de transformação nas vidas dos israelitas daria testemunho de Si e seria presenciado pelas demais nações. Mas, eles sempre preferiram acreditar mais num Deus de guerra e se comportar como exército de Deus do que se reconciliarem com Ele, pela fé e observância de Seus ensinamentos. O poder do seu Deus seria manifestado pela Sua presença entre eles, dando-lhes sabedoria, coragem e entendimento de Sua Palavra, o que seria uma frente muito grande diante de qualquer adversário.

Diante da incompreensão dos termos da aliança, creio, eles acabaram por se tornar escravos em outras nações, pois nem todas as guerras foram vitórias. Dessa forma, eles acabaram cumprindo os propósitos do Senhor, de testemunhar e proclamar o Único Deus entre as nações, mesmo que para isso fosse preciso perder algumas guerras e serem levados cativos. Grande parte da história israelita narrada na Bíblia diz respeito às suas passagens por outras terras, onde, como cativos, davam testemunho de seu Deus. Muitos perseveraram no cumprimento da lei e deram grandes exemplos, para todos os povos e para todos os tempos, de como o Senhor era grandioso e poderoso em Seus feitos.

O fundamentalismo legalista, oriundo do cumprimento da lei e por suas penalidades, fez com que grande parte dos filhos de Israel, mesmo como vagantes escravos entre as nações, observasse a parte dos mandamentos que regulavam seu relacionamento com Deus. A firmeza em exigir o cumprimento da lei entre eles foi severamente mantida principalmente, como já disse antes, devida às penalidades, temidas por todos. Isso os unia contra tudo e contra todos e parecia até inverter o conceito a ser esperado deles, o da tolerância e respeito ao semelhante. Se eles conheciam ao Deus Único, a responsabilidade maior em manifestar as qualidades desse Deus era toda deles, invés disso esperavam compreensão e tolerância dos outros.

A história do povo de Israel e sua importância como mais um socorro emergencial de Deus ao ser humano é muito rica, mas muito complexa também e merecedora de estudos específicos. Foi muito importante a permanência da presença do Senhor nos corações humanos até aos dias da vinda de Jesus, que seria o derradeiro e definitivo socorro ao homem. Essa permanência se deveu ao povo de Israel, que conduziu a aliança e deu guarida às boas noticias do Senhor, ainda que com muito custo e muitos percalços até o momento oportuno da salvação.

Muito se pensa no que seria agradável ao Senhor e o que Lhe é valioso, de fato, como fundamento de vida e creio que isso poderia ser sintetizado na palavra retidão, ou seja, na prática da justiça, das coisas certas, do bem. É o verdadeiro caráter que Deus tanto quis transmitir aos homens através dos tempos. “Balanças justas, pesos justos, efa justo, e justo him tereis. Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito” (Levítico 19: 36). Vamos estender o entendimento desse verso em ser justo sempre.

A fé, para crer na palavra que vem de Deus, teria feito grande diferença em toda a vida e história de Israel. Pela sua história passaram patriarcas, juízes, reis (bons e maus), profetas e muitos justos, que deram suas vidas por amor ao Senhor. Pela sua história passaram pessoas valorosas como Samuel, Rute, Ester, Davi, Salomão, Isaías, Daniel, Sadraque, Mesaque, Abednego, Habacuque, Malaquias e tantos outros. Sem sua história não haveria a nossa história, provavelmente.

PS.: Deus esperava que o seu povo cresse em suas palavras e vivesse com essa esperança e segurança. O povo de Israel viu e ouviu muitos feitos em seu socorro, mas poucos tiveram a fé instalada em seus corações, porque ficaram sempre esperando um Deus de guerra. Será que temos fé para crer, hoje, ou estamos ainda esperando um Deus guerreiro que vá a luta por nós?

Deus abençoe você e sua família, na Paz do Senhor Jesus.

Essa mensagem foi extraída do livro Amor em Movimento, autor João Carlos da Silva, página 106 a 108.

Boa leitura: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/912034

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 21/10/2009
Reeditado em 13/04/2012
Código do texto: T1879042
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.