Menina Popo Chan

Querida Popo Chan,

São dois anos longe de você, minha menina. A saudade é imensa.

Sua mãe Lúcia, sempre que pode envia notícias. Sei que escolhi a pessoa certa para cuidar de você. Lúcia é uma mulher maravilhosa, inteligente e culta, tem uma história de vida bonita e riquíssima.
Saberá lhe dar boa educacão, você será igualmente culta.

Preserve suas origens, suas raízes têm seiva japonesa. Saberá mesclar as duas culturas. Leia sempre, ler o que nos move e modifica é como degustar um bom vinho: em um determinado momento a gente se mistura ao conhecimento: compreende.

Você não conheceu Pedrinho, seu irmãozinho. Ele é muito bonitinho, esperto e sapeca. Apronta muito, já ficou até com o olho roxo...Ele bateu na perna da mesa, imagine você que ele quer ficar de pé debaixo da mesa, não entende que está mais alto.

Estamos no outono, as folhas aos poucos ganham novas cores, até final de novembro elas ganharão o colorido mágico, deixando nosso olhar com aquele tom de deslumbramento.
O vento chega, nunca sei de onde, nem para onde vai, é aquele
vento bom outonal, areja até a última fresta da alma, convidando-nos
para seguir com ele.
O sol outonal é tão belo, ilumina o céu, deixando-nos com uma tonalidade de impossíveis levezas: lembra quando você me dizia que queria escrever flutuações como quem caminha sobre o arroz, sem deixar marcas do outro lado do papel? Hoje quando vejo um azulzinho, sei que posso desenhar brancas nuvens no azul, enxergando com a transparência de quem não precisa descerrar as pálpebras. Quanto de você há em mim...

AH! a saudade pesa e arrasta...Do que será que é feita a matéria da saudade?

Sei que posso comungar do conforto das coisas que nunca mudam:
o amor eterno que temos uma pela outra.

Está chegando dia que as ausências se transformarão em presenças,
como é gostoso o seu abraço.

Minha filha amada, tenha um dia de paz e muita magia.
Seja feliz, Deus a abençoe

Beijinhos da sua família do Oriente.


Sonia Ortega

***

A presença de amigos:


Popo Chan, a bonequinha
Que veio lá do Oriente
Recebe hoje uma cartinha
Que alegra o Ocidente.
 
Hoje fala português
Com sotaque, é verdade,
Mesclado com japonês
Mas é o charme da cidade.
 
Dois anos em Divinópolis
Conquistou muitas amigas
Diz que a cidade é metrópole
Que bonequinha querida.
 
Às duas mães parabéns!
Uma aqui outra no Japão
Ambas lhe querem bem
E a tem no coração.
 
Feliz dois anos de Brasil Popo Chan!
 
Beijos da tia Hull

***

Popo Chan, japonesinha,
é feliz cá no Brasil.
Tem uma linda casinha
e brinquedos, muitos mil.
 
Beijos de Celina

***






Sonia Lupion Ortega Wada
Enviado por Sonia Lupion Ortega Wada em 23/10/2009
Reeditado em 26/10/2009
Código do texto: T1883601
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.