CONSELHOS PARA AS MULHERES XIV

Conselhos para as mulheres.

Olha eu aqui mais uma vez.

Fazendo esse exercício agradável da exposição do pensamento.

Não é isso o que há de melhor no ser humano?

Essa capacidade de compreender, raciocinar e transmitir cultura?

Você pensa que por eu estar longe por um tempo não fico sabendo de suas peripécias?

Pois fique sabendo que sei de tudo que acontece em sua vida, e até os seus pensamentos mais secretos são por mim conhecidos.

Hoje quero falar sobre um sentimento que desfaz muitos lares.

Um sentimento que tem pouco haver com amor e muito mais relação com insegurança e falta de amor próprio.

É, você acertou.

Falaremos hoje sobre o ciúme.

Você briga com seu parceiro por ciúmes?

Faz cena, faz bico, grita, xinga, ofende, desconfia de tudo e de todas?

Saiba que seu relacionamento está sob forte risco de dissolução.

Se o seu parceiro tolera suas cenas de ciúme e todo o seu comportamento infantil é por dois motivos:

Ou ele a ama de verdade e suporta suas crises, ou, o que é mais provável, ele tem outra.

Querida, quem te disse que não querer que o parceiro tenha outra o impedirá de tê-la?

É muito normal que um homem que tem uma mulher muito ciumenta se relacione com outras.

Isso é para ele uma espécie de vingança, uma espécie de compensação por levar uma vida de opressão ao seu lado.

Você acha que o que sente é amor?

Se pensa assim, você está muito enganada.

Mulheres seguras não sentem ciúmes, não querem prender a todo custo o seu parceiro.

Se este tiver que ficar ao seu lado, ficará por livre e espontânea vontade, e não por imposição.

Entre o preceito cristão: Não cometerás adultério; e a natureza masculina que inconscientemente nos fala:

Copule com todas!

A segunda afirmação leva uma vantagem imensa sobre a primeira.

E por quê?

Porque não há nada de mais antinatural que alguém pretender ter olhos para apenas uma pessoa durante toda sua vida.

Já disseram dois músicos muito perspicazes que quando você jura seu amor, trai a si mesmo.

O instinto é mais forte que a razão.

Se a razão quer trair a natureza, o instinto vai em marcha contrária e destrói qualquer possibilidade de “fidelidade” conjugal.

Não seja tola!

Por acaso você nunca olhou para outro homem com desejo?

Vai querer me enganar que é só nele que sempre pensa?

Não sofra e não faça sofrer por ciúme.

Um pouco deste é até compreensível.

Mas ele em demasia, além de ser inútil, torna a relação bem pobre.

Pobre e ridícula.

Quando vejo um casal brigando por ciúme não consigo conceber espetáculo mais deprimente.

Uma coisa é certa.

Por mais que você faça, sempre haverá algo que falta, sempre.

Se ele quiser te trair de verdade não há nada que possa impedi-lo.

E você também não vai querer ficar com alguém que já não a quer, vai?

Portanto, valorize-se.

Ciúmes, somente aquele que é bem sutil e tempera a relação.

Chega de cena, de bico, de discussão, de cara feia...

Tenho esperança de que você ainda cresça um pouco nesse ano de 2009.

Beijo!

Frederico Guilherme
Enviado por Frederico Guilherme em 09/11/2009
Reeditado em 09/11/2009
Código do texto: T1913122
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.