CARTAS AO JOVEM PASTOR II

“Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles, num pão com gergelim”

Oi meu aprendiz de pastor!

Tudo sussa?

Estava com saudade de nossas conversas?

Carente da fonte de bondade e ouro que jorram destas minhas palavras?

Vamos falar sério agora. Agora é sério, chega de brincar. Negócios são negócios.

Você, meu querido, jamais pode esquecer que é um empresário da fé.

Se você não tiver uma mentalidade empresarial, capitalista, seu negócio irá definhar aos poucos.

Por que comecei com um jingle dos mais famosos de todos os tempos? Conhece?

Se respondeu que é o do Big Mac do Mc Donald’s você acertou. Se não conhece é porque você é muito burro.

O quê? Você não sabe o que é um jingle?

Não vou perder tempo explicando. Procure na Internet o que significa esta palavra. E vai ler um pouco. Ignorância faz mal à saúde.

A minha lembrança do jingle e do Mc Donald’s é para dizer que a sua igreja deve ser administrada como se fosse uma loja do Mc.

Como assim?

Lição 2: Padronização de procedimentos

A lição que o Mc Donald’s nos dá e que toda empresa norte-americana bem-sucedida nos dá é a da padronização.

Ou seja.

Sua igreja deverá seguir padrões.

Logotipo, nome, slogan, cores, uniformes dos pastores e dos obreiros, padronização de procedimentos litúrgicos, vocabulário...

Enfim, você deverá criar uma identidade comercial para sua igreja. Para todas essas coisas que eu disse você deverá criar uma versão especial, que seja um diferencial da sua igreja entre os milhares de templos desse país.

Uma identidade só sua, personalizada, entende?

Para você ter uma idéia, se prestar atenção, há igrejas em que os pastores padronizam até mesmo o timbre da voz! Não é brincadeira, preste atenção e verá.

Esses americanos são mesmo muito danados.

Conseguem vender aquela porcaria de comida vendida no Mc Donald’s e faturar milhões. Não podemos negar que o Mc é uma das maiores empresas do mundo. Muito desse sucesso se deve à padronização, à criação da identidade da empresa.

Bem, você também vende um produto que é uma porcaria. Uma promessa vã e ridícula de prosperidade e milagres. Mas, se o Mc Donald’s invadiu o mundo com sua comida lixo, por que você não ganhará a humanidade com suas promessas mentirosas?

Então, já te dei a dica.

Comece a padronizar. Vai ver que dá resultado.

Espero que se lembre de mim quando estiver ganhando seus milhões.

Deus o abençoe, irmão.

Frederico Guilherme
Enviado por Frederico Guilherme em 22/12/2009
Reeditado em 22/12/2009
Código do texto: T1991495
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.