O Vocacionado apenas se diverte

O que vem a ser vocação? Será que é preparar-se muito para fazer algo bem feito? Ou será aquilo que tenho prazer em fazer? Talvez seja o que meus pais querem que eu seja? Ou será fazer o que me rende mais? Ou, então, fazer o que me dá maior status e poder? Afinal, o que vem a ser vocação?

Do latim vocatione quer dizer talento, inclinação, tendência, aptidão, quer dizer também predestinado entre outros significados. Tratando-se mais amiúde cada um desses significados temos que quando vocação quer dizer talento, entenda-se capacidade humana notável; já para inclinação temos que é traço ou caráter; quando se diz que é tendência encontramos o significado de disposição; e para predestinado vem destinar com antecipação ou determinar o destino.

Entendo que vocação tem tudo a ver com o que fazemos, criamos, aonde investimos nosso intelecto, enfim a vocação vai ser determinada de acordo com o quê, como e porque fazemos.

De acordo com os significados acima mencionados, poderíamos dizer então que já nascemos com a disposição para fazer algo de forma tão notável que as outras pessoas veem como traço de nosso caráter ou da nossa personalidade. Tanto o é assim, que o vocacionado assim que desenvolve sua vocação, passa a ser lembrado mais pela maneira como faz algo do que pelo seu próprio nome, alguns desses são tão especiais com sua vocação, que emprestam seus nomes em sinônimos àquilo que fazem, o Pelé é um ótimo exemplo.

Creio que vocação tem muito a ver com aquilo que fazemos por nós mesmos, que fazemos porque gostamos de fazer, porque é uma realização fazer. Tem muito daquilo porque as pessoas gostam da gente, nos admiram. A vocação não é fazer o que se pede, e sim transcender, ir além, ultrapassar fronteiras e limites. Para o vocacionado o fazer é leve, tranquilo, jeitoso, não há esforço.

O vocacionado não trabalha, apenas se diverte.