Carta ao Filósofo

Abreu e Lima, 20 de Fevereiro de 2009

Prezado Filósofo Wilton Lins Júnior

Que momento maravilhoso nós estamos passando, no Brasil temos um operário no poder, que mata a fome dos miseráveis, sim miseráveis, pois o que dizer de uma família que depende de uma Bolsa Família? Foi preciso eleger um pobre para que se percebesse que o povo brasileiro estava passando fome. Porque os letrados só sabiam falar o inglês americano, já que só viviam pegando dinheiro emprestado junto ao FMI. Desde que Lula assumiu que o povo não sabe mais o que é essa sigla, tendo em vista que essa sigla ditava regras aqui em nosso país.

O que diria João Goulart que falava em mudanças, e foi preciso até a CIA para acabar com esses pensamentos, gostaria de sentir o que aqueles que traíram o Brasil, vendendo-se aos Estados Unidos, estão sentindo agora assistindo um verdadeiro homem trabalhar. Pois tivemos vários governos que diziam trabalhar e só faziam sacar. Essa vergonha não pode voltar a acontecer.

Tivemos até um Sociólogo, veja que maravilha, um Sociólogo no poder brasileiro, uma maravilha a primeira vista, sabendo que esse profissional entenda o que é uma sociedade carente. Pura ilusão o que tivemos foi um vendedor de estatais, um desastre total que muitos ainda hoje tentam entender. Mas graças ao Divino o povo elegeu um verdadeiro governo, esse sim nós merecemos, meu amigo, pode acreditar, ele conhece de fato o que realmente esse país precisa, que momento extraordinário. Tomara que tenhamos continuidade para que daqui a alguns anos possamos ter orgulho de ser brasileiros.

As pessoas que até então, seus pensamentos eram totalmente infenso ao do governo de esquerda muitos hoje já apoiam. Tendo em vista que essas pessoas apenas tinham medo de perder o que possuíam. Esse problema acontecia porque os governos anteriores as amedrontavam, logo seus sucessores sempre eram eleitos. Hoje estão livres daquele bando de corvos, retornam ao atraso se quiserem.

Eu tenho medo, muito medo, medo do que possa ocorrer em 2010. Perco as idéias só em pensar que o candidato do sorriso enganador possa tirar o poder das mãos de quem realmente trabalha. Não temo só por mim, mas, temo por aquelas pessoas que não tinham esperança e hoje riem, porque estão alegres e de barrigas cheias, o que era impossível.

E nos Estados Unidos da América? Um povo que não se incomodava com as explorações às nações pobres e pior vizinhas. Um absurdo, a América para os americanos. Que tragédia esse lema fez com os povos da América Latina, de tão explorada, esquecem até que são americanos.

Ainda hoje muitos dos nossos alunos nem sabem que são americanos, que vergonha, eles pensam que americanos são apenas os estadunidenses. E pensar que muitos governos brasileiros se arrastaram aos pés desses que ao invés de ajudar massacravam ainda mais nosso já miserável povo.

Mas o mundo dá voltas e hoje assistimos uma passagem na história que talvez seja única. E pensar que o líder dos Palmares morreu por ser um ser inferior, ou melhor, acusaram-no de inferior, o que ele diria hoje. Imagine como está a alma de Martin Luther King, deve está pulando na cova em vê um negro no poder máximo do mundo capitalista.

O que pensar, da toda poderosa Europa tida por séculos, durante as colonizações, como superior, agora comandada por um ser ``inferior``, ou seja, um negro. E diante da maior crise financeira mundial que está porvir, muitos se ajoelharão aos pés de um negro.

Que fase da história, nós somos privilegiados em presenciar esses dois momentos, no Brasil em particular, e no mundo. Aqueles que tanto escravizaram e mataram africanos, hoje aplaude e são governados por um descendente africano.

Àqueles que não queriam o fim da escravidão na grande América, recebe ordens e pede socorro – tendo em vista a crise - a um homem que, se ainda existisse a maldita escravidão seria um escravo.

Que instante peculiar da História, realmente fomos agraciados. O que diriam os pensadores das ágoras grega?

Nós teremos muita história para contar aos nossos netos. Diremos a nossa prole, “o Brasil teve um Da Silva mais conhecido como Lula” e “o mundo já foi governado por um negro chamado Barack Obama”. Sim já foi, pois não acredito que isso se repita. Espero enganar-me.

Um abraço

Vilmar Vicente Gomes