Carta de Ano Novo (Mushimoti Gosho)

" Recebi cem bolinhos de arroz (Mushimoti) e um cesto de doces. O dia do Ano-Novo é o primeiro dos dias, o primeiro dia dos meses, o início da primavera e o início do ano . Quem celebra esse dia tornar-se-á mais virtuoso e será amado por todos. Será como a Lua que gradualmente se torna cheia à medida que se move do Oeste para o Leste ou como o Sol que se torna cada vez mais brilhante à medida que viaja do Leste ao Oeste.

Considerando a questão de onde estão o Inferno e o Buda, um sutra diz que o inferno está debaixo da terra enquanto um outro diz que o buda está no oeste. Entretanto, um pensamento cuidadoso esclarecerá que ambos existem em nosso próprio corpo. Tal como vejo, a razão para isto é que o inferno está no coração da pessoa que insulta seu pai ou ridiculariza a sua mãe. É como a semente de lótus que forma tanto a flor comouma nova vagem de semente. O Buda existe dentro do nosso coração. Tome por exemplo o fato de que o fogo pode ser produzido por pedras e as jóias possuem um valor em si mesmas. Nós, seres humanos, não enxergamos nem nossos próprios cílios, que estão tão próximos, nem o céu distante. Da mesma maneira, não conseguimos compreender que o Buda existe em nosso coração.

Podemos questionar como poderia existir o buda dentro de nós se este corpo humano, gerado do sangue dos nossos pais, é a origem das três impurezas e o local dos desejos carnais. Entretanto, ponderando reiteradamente, compreendemos ser razoável. A pura flor de lótus floresce do fundo lamacento de um lago; a fragrância do sândalo cresce da terra; as graciosas flores de cerejeira vêm da árvore; a bela Yang Kuei-fei nasceu de uma mulher de classe inferior; e a Lua nasce detrás das montanhas para espalhar a luz sobre elas. A desgraça vem da boca de uma pessoa e arruína-a, enquanto a boa sorte vem do coração e torna a pessoa digna de respeito.

A sinceridade de fazer oferecimentos ao Sutra de Lótus no início do Ano-Novo é como as flores de cerejeira que desabrocham da árvore, uma flor de lótus que se abre em um lago, as flores de sândalo que desprendem sua fragrância na Montanha das Neves, ou como a lua começando a subir. Agora, o Japão, fazendo-se inimigo do Sutra de Lótus, convidou o infortúnio de mil milhas de distância, ao passo que aqueles que crêem no Sutra de Lótus reúnem a boa sorte de dez mil milhas de distância.

A sombra é formada pelo corpo e tal como a sombra segue o corpo, os infortúnios cairão no país cujas pessoas são hostis ao Sutra de Lótus. Os crentes no Sutra de Lótus, por outro lado, são como o sândalo dotado de fragrância.

Eu lhe escreverei novamente.
Cinco de janeiro
Nitiren Daishonin "

Quinto dia do primeiro mês
Em resposta à esposa de Omosu

O FUNDO DE CENA

O presente Gosho é uma carta que Nitiren Daishonin endereçou à esposa de Lorde Omossu. Esta carta foi datada de 5 de janeiro mas o ano foi omitido. Da primeira sentença, sabemos que a recebedora da carta, que foi chamada Myoitisonni, enviou presentes de Ano Novo a seu Mestre que vivia em Minobu.

Daishonin claramente explana que tanto o Buda (estado de iluminação) como o Inferno são condições inerentes em cada pessoa.

ESTE É A MENSAGEM  DE ANO NOVO QUE ESCOLHI PARA LHES OFERTAR, QUERIDOS COLEGAS RECANTISTAS!
FELIZ ANO  2010 PARA TODOS VOCÊS!!!