RESPOSTA A UM AMIGO: " RESISTAMOS"

Você tem razão,meu querido, toda razão. Como é terrível tudo o que nos obrigam a engolir goela abaixo, a cada minuto, particularmente a nós (e a todos os igualmente doloridos, vindos depois de nós) que vivemos o sonho de um Outro País e de um Outro Mundo. Mas, já que não temos a opção de partir ( a bem da verdade, partir para onde, eu gostaria de ir para outro Sistema Solar, no mínimo), é preciso resistir, o possível, atravessando para isso, se necessário, as fronteiras do impossível. Resistir por dentro, ainda que à nossa própria revelia; resistir ainda, ainda que à náusea de nós mesmos; sobrevivermos a nós próprios ( ou a nós impróprios); sobrevivermos à náusea do cotidiano, à agonia de cada segundo; sobrevivermos ao desespero da poesia sem voz, sem língua, sem Língua; sobrevivermos à ausência de respostas, de sentidos; sobrevivermos, inclusive, à morte das perguntas…Eu vivo de sacudir-me a mim mesma e às pessoas que amo, dizendo-nos, a cada respiração: Resistamos! Nunca a vida nos exigiu esforço assim, tão absurdamente hercúleo. Esforço assim, dentro do Caos. Resista, querido,resista. Peço-te em teu próprio nome, já não estás conseguindo pedir, neste momento, nada a ti mesmo. Peço-te, em nome da nossa Amizade de sempre, em nome da Magia, anagrama de Amiga.

Zuleika, em algum dia de 2008.