Carta a um político – 1ª. Parte

Aos leitores: trata-se de uma ficção, qualquer coincidência com personagens reais é pura semelhança.

Achei melhor escrever esta carta e publicar no espaço ainda democrático disponível porque o jornal só publica se eu pagar. Eu tentei enviar para a secção Carta dos Leitores e não foi publicada porque eu acho que o dono do jornal é seu eleitor.

Pois eu queria reclamar que mandei quatrocentos e-mails para o senhor no Congresso e todos voltaram sem terem sido lidos, mas quando novas eleições se avizinhavam o senhor entupiu a minha caixa postal com e-mails e eu me vinguei devolvendo sem ler, e ainda, a caixa de correio na portaria do meu prédio ficou cheia de sua propaganda.

Eu ainda não vi seu nome na lista dos políticos com processos na Justiça Eleitoral, embora pairem suspeitas no ar, mas o senhor está na lista negra dos seus ex-eleitores por várias razões: não existe sequer um projeto de lei proposto pelo senhor que seja de interesse social; o senhor não é um congressista muito presente em plenário; o senhor é figura apagada numa das comissões que também tem pouca relevância. Além disso, empregou a seu serviço no gabinete um monte de gente tudo parente de outros políticos num troca-troca sem-vergonha para fugir à proibição de nepotismo.

O senhor que era bem magrinho quando iniciou sua carreira política e hoje, depois de um banho de loja e de frequentar bons restaurantes, está gordo, lustroso e luzidio e desapareceu de sua base eleitoral. Se o senhor não aparece na base eleitoral e não frequenta o plenário por onde o senhor está andando? Soubemos que o senhor fez parte de uma comitiva que deu a volta ao mundo com o dinheiro do meu imposto e dos demais cidadãos brasileiros e jamais revelou o que foi fazer e que proveito para nós teve tal excursão. E ainda por cima levou a família.

Soubemos que sua sogra fez uma cirurgia num hospital público famoso em São Paulo e aqui em nossa cidade morreram três pessoas na fila de espera por uma simples consulta; e o senhor havia prometido criar mais leitos no Pronto Socorro com recursos de uma Emenda ao Orçamento da União que o senhor apresentou. Os recursos da tal Emenda onde foram parar, pois aqui ainda não chegaram?

Soubemos que o senhor está pensando em trocar de partido e corre o boato que no seu partido o senhor está com nenhum prestígio porque deixou de apoiar um de seus colegas numa determinada votação dentro do partido.

Todos aqui aguardam sua presença porque além da curiosidade em saber em que partido o senhor disputará a re-eleição querem também saber qual o seu candidato à eleição para a Presidência. O seu padrinho será candidato ao Senado Federal como ele vem anunciando em alto e bom som.

Continua.