NÃO VOLTO MAIS NAQUELA IGREJA, AMÉLIA!

     Amélia, nem venha hoje me chamar para voltar naquela sua igreja. Depois de ontem, pra mim chega! Você está me ouvindo, chega!
     O quê que foi aquilo, menina? Rolou tanto dinheiro lá que parecia mais um programa do Silvio Santos. E o pior, é que a maioria daquele pessoal que tava dando os míseros trocados que tinha no bolso, era tudo pobre, talvez não tenham nem o que comer direito, mas a bendita da fé faz eles acreditarem que o dízimo é para ajudar a entidade á pagar as contas. Uma parte eu até acredito que seja, mas o resto com certeza vai pro cú daquele pastor imbecil.
     É... Imbecil... Isso é o que ele é. Decora alguns versículos da Bíblia e sobe naquele altar para falar. Olha pro alto pra se fazer de divino, e diz o que tem que dizer de olhos fechados, como se estivesse recebendo uma entidade. Mas no fundo no fundo ele serviria é para um teatro grego, um verdadeiro hipocrisis.
     Outro dia eu perguntei para ele quem foi Martin Lutero. E ele me disse que não sabia. Fiquei indignado. Como um pastor que se diz protestante não sabe quem foi Martin Lutero? Francamente... Nem ele sabe o que está fazendo ali.
     Mas eu sei... Está enganando os outros. Fazendo lavagem cerebral na cabeça dos ingênuos para depois vender terreno no céu. É isso que aquele idiota tá fazendo. Será que ele envia parte do dinheiro pra Deus? Pois como dono do Céu, eu acho que ele merece, né? Não sei se manda. Só não sei o que Deus quer com dinheiro.
     É por isso que eu não volto mais naquele lugar, Amélia. Eu não quero compartilhar de uma mentira dessas. Não quero ser membro de uma religião que abusa da fé dos outros para ganhar dinheiro. Porque é isso que a maioria delas querem, é o nosso dinheiro.
     Você não vê ninguém fazendo caridade. Você não vê pastor nenhum visitando uma escola, uma favela. Você não vê essas crentinhas de meia tigela ajudando alguém. Só ficam vindo aqui na porta de casa encher o saco. Aí diz que veio trazer a palavra.
     Que palavra? Perguntei para uma delas num dia desses.
     A palavra de Deus, meu filho. O conteúdo da Bíblia.
     Quem escreveu a Bíblia, minha senhora? Eu perguntei para ela.
     Ela não soube responder.
     Quantos anos tem a igreja que a senhora frequenta? Cinquenta anos, cem, duzentos? Não importa. O cristianismo tem mais de dois mil, então não me venha falar que a sua igreja é a dona verdade, minha senhora, por favor. Quando Jesus veio ao mundo a sua igreja nem existia. Completei, sem deixar ela pregar.
     Ela fez o sinal da cruz em minha direção e saiu, apavorada, como se tivesse visto o Demo.
     Eu me acabei de rir com a cena, Amélia. Como eu ri...
     Esse povo não sabe nem o que tá fazendo na igreja, não sabe nem pra que serve uma religião. A maioria não ajuda ninguém, não prega o amor, a solidariedade.      Depois ainda vem chamar os outros de irmão. Irmão o “escambal”! Eles só são irmãos de quem for da mesma religião. Quero ver eles serem irmãos de um macumbeiro, quero ver.
     A maioria deles não respeita a escolha dos outros, e olha que nós estamos num estado laico.
     A maioria fica dizendo que a igreja que frequenta é que é a dona da verdade. A maioria acha que já está salva, só por enfiar um Bíblia embaixo do sovaco, sentar no banco da igreja e gritar aleluia. Eu só não sei quem eles querem enganar. Será que eles pensam que indo pra igreja já basta para a salvação? Se é isso que pensam, então realmente está confirmado que nem eles sabem o que estão fazendo. Não sabem que Deus é respeito, carinho, amor, compaixão, solidariedade e tudo o que é bom. E não dinheiro.
     É por isso que eu não aguento mais esses hipócritas.
     Obrigado pelo convite.
     Bom culto pra você, Amélia!
     Porque eu não volto mais naquela igreja.


                  TEXTO DE UM FUTURO LIVRO MEU.
Elder Prates
Enviado por Elder Prates em 04/02/2010
Código do texto: T2068929
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.