Duas Cartas: 1 - Sobre o ócio criador ; 2 - Sobre a Crí_tica.

CARTA 1 : sobre o ócio criador.

Olá, Pedro. Bom dia.

Li aqui sua resposta a Mel, e também, abaixo, a mensagem dela, tratando das desculpas.

Comentando seu poetrix, "saudade", ótimo e criativo, falei que estava sentindo falta da sua presença mais freqüente, nisso nada de cobrança. Só mesmo reconhecendo que você colabora fortemente para o desenvolvimento do grupo.

Em seguida, no encaminhamento desse comentário, escrevi o letrix "preguiça", e dado as várias acepções que essa palavra pode tomar, e como aconteceu, estando na mesma mensagem em que falei sobre a sua presença menos frequente, preocupei-me em dar-lhe essas explicações:

Mandinga é magia e feitiço.

Do outro lado, aqui na nossa Bahia, levamos os nossos relacionamentos de amizade, e também a nossa preguiça, muito a sério. Caimmy é tido como o pai da preguiça nacional, Jorge Amado nos fala do "ócio criador", e temos a nossa Ladeira da Preguiça (mas temos também a Praça da Paciência, rs).

Recentemente li "A Teoria da Classe Ociosa" de Thorstein Veblen e tive notícia de um autor italiano que escreveu sobre o mesmo tema.

No Veblein temos uma análise sociológica, muito interessante, escrita por ele, economista, para uma perqüirição sobre os paradigmas.

Numa das passagens ele diz : " A desnecessidade de trabalhar não é só algo honorífico e meritório; muito cedo torna-se um requisito de decência. Durante os primeiros tempos de acumulação de riqueza, a insistência na propriedade, como base da respeitabilidade, é extremamente ingênua e imperiosa. Essa desnecessidade de trabalhar é a prova convencional da riqueza, sendo portanto a marca convencional de posição social; e essa insistência sobre o mérito da riqueza leva a uma insistência sobre o ócio.". ...

E por aí vão, teses e antíteses analisando o homem em sociedade, contrapondo a dígnidade e a vileza, ferindo a sociedade industrial e a sociedade de consumo - Sínteses.

Peço-lhe portanto, amigo, que não considere o letrix uma crítica, e se por falta dessas minhas explicações, ele lhe causou qualquer aborrecimento, que me desculpe. Afinal, sei que todos nós já demos, e continuamos a dar, as nossas contribuições e a realizar com satisfação as nossas atividades.

Continua com a cacimba cheia - de versos na cabeça - mas não se esquece do refrigério da água na moringa, nascidos da preguiçosa ociosidade mágica, criativa, da poesia, que isso por si só, já é trabalho muito.

Um abraço.

Marco.

CARTA 2 - Sobre a Crí_tica.

Viu só, amiga? que m(c)ulherzinha cri !!!

Na hora de escrever o Bom! também cortou o Ba.

Chorar esse Bom, é darwiniano,

está na evolução das espécies;

é dinossáurico, está no devoniano,

assim como poetrix veio dar no ptérix,

passáro que avoa e quando antigo,

dos evos tempos, desde os primeiros,

apelidado de archeoptérix.

Raspado, gélido, nu, quando li,

( tudo isso não eu, mas o bom em si),

eu só podia dizer obrigado.

Vox huius populi, vox Dei,

e como as linhas estavam tortas,

a diva encurtou as palavras,

para não entortar a escrita.

Cri, cri, como sempre, creio!...

Um abraço.