HELBA OTONI COM CARINHO

Não era essa a frase com a qual eu desejava dar início a esta conversa com você. Todavia, ao abrir seu perfil e ver novamente sua foto, tive que acrescentar que és linda, como um tributo a amorosa arte de Deus. O que primeiro desejei dizer na abertura deste texto é que você é uma das minhas mais consideradas e amadas leitoras. Não o é somente entre as mulheres, mas não achei adequado dirigir-me a você como leitores, haja vista sua beleza tão feminina. Me encanta, porém, imaginar que, com toda sua inteligência, serenidade e beleza, possas ler meus textos dando-lhes tanta importância. E, sobre o precioso comentário seu em meu texto CONSONÂNCIAS ENTRE O JUDAÍSMO E O CRISTIANISMO, desejo logo contrapor, mas fazê-lo em tão grande estilo como sua crítica, usando de muito carinho, como o que você usa em seus comentários, trazendo as palavras certas, que sejam vindas do coração de Deus, que te ama muito, assim como estou bem certo que ama a mim.

Com respeito ao seu comentário, presumindo que você não se incomode, segue abaixo na íntegra, sendo que o retirarei tão logo você solicite:

26/06/2008 15h51 – Helba Otoni

Wilson, andei lendo uns textos seus, especificamente comecei por aquele que escreveu ainda em 2006 - a verdadeira cara do espiritismo - ( se não me engano o título). Vou me esforçar muito para ser elegante como a ENIGMÁTICA A POETA DA WEB, que em 08 de maio, escreveu para te desejar um lindo dia, e preferiu não comentar o texto. Li e reli aquele texto e não consigo concordar. Da mesma forma você que não concorda com a imortalidade do espírito. Você é um escritor profissional e sabe bem que os textos bíblicos foram transcritos, traduzidos, reescritos diversas vezes e na maioria, sempre da forma que melhor conviesse à época. É pouco de mais para formar uma opinião tão arraigada de um escritor inteligente como você. Escrevo isto muito respeitosamente, e me permite dizer que o texto citado de 2006, que muito diz do que você pensa e acredita, entra em conflito com diversos outros textos seus. Vejamos 2 exemplos: Você escreveu, muito bem por sinal, um conto onde uma tocha o seguiu por um bom tempo. Também que você e o cão de seu avô viram um cavalo com cavaleiro vestido de branco passando na frente de sua casa. Ora Wilson, não lembro de ver em local algum que estes seus textos são ficção. Alias, você adora escrever sobre passagens de sua vida, que são muito legais de ler. Tochas, cavalos e cavaleiros que você tão bem descreveu, são sim espíritos de pessoas já mortas. O assunto merece aprofundamento e lamento informar: você é médium, você pode ver espíritos. Paz Helba

Quanto ao que você disse da Bíblia, porém, somente aceitando o que dizem sobre ao ter sido ela transcrita, muitas vezes, em função dos interesses de certas pessoas e suas épocas, ter sido alterada, – somente com o testemunho de alguns que dizem isso, mas sem estudá-la pessoalmente, desarraigado-se do propósito de provar isso que dizem, não se pode ver verdadeiramente o que ela é, pois, se fosse assim como dizem (e muito já disseram a mim), a Bíblia seria, no mínimo, contradizente. Todavia, estudiosos desse livro, inclusive críticos descrentes, testemunham que ela não se contradiz, sendo coerente consigo mesma. E, eu, por mim mesmo, estudando-a tantas vezes, juntando a isso o conhecimento de história que possuo, além dos achados arqueológicos, alguns escritos, como é o caso dos manuscritos do Mar Morto, mais o cumprimento das profecias de Daniel, Mateus 24 (que se cumprem ainda nos dias atuais), Apocalipse e tudo o mais, sou testemunha fiel de que a Bíblia é estreitamente coerente consigo mesma, não tendo sofrido qualquer dano no transcurso da história por causa de suas transcrições, sendo que, por ser tão fiel e por cer eu inteligente, como você bem testemunhou, convenci-me, especialmente após ter passado dezenove anos descrendo dela, que esse livro é de Deus, pois somente pelo poder do Altíssimo para ela ter sobrevivido aos editos papais para destruí-la e aos que a portassem, e ter resistido a sua destruição em fogueiras durante a Revolução Francesa por edito do Congresso revolucionário francês.

E, sendo que pratico os ensinamentos nela contidos, a exemplo do que há mais de cem anos fazem meus familiares, todos adventistas do sétimo dia, conhecendo sua coerência, vejo a mesma coerência no resultado dessa prática, onde, por exemplo, na observância dos conselhos sobre saúde nela contidos colhe-se no mínimo dez anos de vida a mais que a média da população, além de uma qualidade de vida infinitamente superior, como mostrou os dez anos de pesquisa do governo norte-americano publicada pela National Geografic para o mundo e pela Rede Globo para o Brasil.

Entretanto, ao observar quanto mal os ditos cristãos fizeram em nome da Bíblia, pode parecer que ela se contradiz. Todavia, esses cristãos foram e são impostores e se não recuarem de suas práticas maldosas e não praticarem os ensinos da Bíblia, jamais serão pessoas boas e jamais herdarão a vida eterna, que alguns deles pregam que aguardam. A contrário, todo aquele que vier a conhecer a Bíblia por dentro de sua capa jamais praticará o mal em seu nome, tampouco em qualquer que seja o nome. Praticará sim o bem e não só o fará para os outros, demonstrando ter caridade, mas também para si mesmo, como resultado da transformação de seu caráter em imitação ao de cristo. E a capacidade de perdoar é um dos maiores efeitos da prática do ensino da Bíblia, mas o reconhecer nossa condição de pecadores e carentes de perdão vem antes desse efeito, levando-nos a ele.

Quanto ao que você disse sobre as manifestações espirituais que já testemunhei (pelas quais presume que me contradigo e contradigo a Bíblia), bem como sobre o esclarecimento de que sou médium, já expliquei com pormenores no texto QUÃO MÉDIUM SOU (e no texto MINHA MEDIUNIDADE, bem como no texto INCONCISTÊNCIA E INUTILIDADE DA REENCARNAÇÃO). Todavia, digo especialmente a você que sei da existência de meu anjo da guarda, bem como do anjo opositor (pois isso a Bíblia me ensina) e sei que não são espíritos de mortos, pois a Bíblia é bem clara em dizer que “não há consciência no mundo dos mortos”. – Eclesiastes 9:5 a 10. E acrescenta que “houve peleja no céu. Miguel e seus anjos pelejaram contra o dragão (a antiga serpente, que se chama diabo e satanás). Também pelejaram o dragão e seus anjos, mas não mais se achou seu lugar no Céu, pois foram lançados para a terra”. – Apocalipse 12:7 a 9. E no mesmo livro de Apocalipse 14:4 diz que o dragão, a mesma serpente satanás, arrastou com sua cauda para a terra a terça parte das estrelas do céu. Portanto, a terça parte dos anjos se tornaram demônios como ele, Lúcifer, a anjo caído, o que levantou rebelião contra Deus (Isaías 14: 12 a 15), o mesmo que anda instigando os seres humanos a desconfiarem do amor de seu Criador e o faz pare vê-los sofrendo e morrendo sem esperança.

É certo, minha querida, que para desmentir que os espíritos com os quais os espíritas e os ocultistas se comunicam são demônios a serviço de satanás, somente desautorizando a Bíblia. Conseguindo isso, pessoas de boa fé ficam totalmente a mercê da investidas do inimigo de Deus, praticando uma fé que os desviará do que sonham e pelo que lutam, que é a vida eterna. Sem saber e de bom coração, investem suas forças no engano que os levará a praticar caridade para o perdão de seus pecados, quando a verdadeira caridade resulta da gratidão sincera por causa do perdão gratuito, outorgado para nós através do sacrifício do próprio Deus por nós, pois por nosso ponto de vista comprometido sempre achamos que fizemos o melhor (isso por causa de nosso tão elevado conceito de nós mesmos), mas nossa natureza sempre nos leva a fazer o mínimo, pois somos impotentes e nossa vontade é insuficiente. Por isso Deus pagou o preço do pecado em nosso lugar, pois do contrário, jamais conseguiríamos alcançar o perdão, pois nossos esforços são insuficientes. Então seguiríamos nos degradando cada vez mais, como se vê que a humanidade descrente decai de forma tão abismal que levamos a natureza e tudo o mais para o caos iminente.

Entretanto, minha amada, especialmente diante de quem conhece a história, a arqueologia e a geologia, que bem comprovam a veracidade bíblica, haja vista constatar pela história o cumprimento de todas as profecias, pela arqueologia os fatos expostos na Bíblia e pela geologia e paleontologia o cumprimento da Criação e Dilúvio bíblico, além de outros fatos, – com tal conhecimento, é impossível desautorizar a Bíblia diante das pessoas que a conhecem, tampouco lançar dúvida sobre sua coerência e verdade, haja vista que quanto mais tentarem, mais Deus levará as pessoas a pesquisar, estudar a ciência e a Palavra de Deus, mostrando-lhes quão confiável Sua Palavra é e que eles não estão sós, a mercê da sorte e de suas forças, mas podem contar com a força e o poder de um Deus que os ama e que fez o que lhes era impossível para salve-los de seus pensamentos e práticas autodestrutivas e destrutivas de tudo quanto os rodeia.

Portanto, desejo que estudes a Bíblia pedindo a guia do Espírito Santo de Deus, pois estou certo que mesmo antes de veres as provas científicas de suas verdades já estarás convencida de que ela não foi alterada ao bel prazer de seus copistas, mas permanecesse sendo a firme Palavra de Deus e o será eternamente, pois ela mesma diz que o céu e a terra como os conhecemos passarão, mas a Palavra de Deus jamais passará e jamais será alterada em sua fonte que para nós, os seres terrenos, é a Bíblia. – Mateus 24:35.

Foi uma satisfação e uma honra gastar essas três horas desta manhã de trabalho para escreve-lhe este texto. Desejo que ele lhe pareça coerente, desfazendo a impressão de imprecisão que, sem intenção, deixei para você nos outros meus textos que redigi.

Beijos mil e tudo de bom.