Para ter amigos é preciso saber ser amigo.

Amigo pode até rimar com penico, mas não tem nada a ver com um, viu?

Não despeje sobre ele o que você não pode entender, aceitar. Não jogue suas frustrações, medos, e sabe-se lá o que mais nas costas do seu amigo.

Só porque é seu amigo não faça dele seu bode expiatório, seu dicionário,seu confessionário, sua latrina. Não faça a ele o que não deseja pra você.

Se trata com respeito, dignidade e reciprocidade a um estranho, porque não trata assim a seu amigo? Porque ele te dá o direito de ser como você é sem restrições? E você acha isso justo: não ter freios, papas na língua, considerações?

Amizade assim não é amizade, é carência, exploração, dependência recíproca!

Amigo não abusa, seja do tempo, da paciência, do sentimento do outro.

Amigo não usa o outro para suprir o que lhe falta, nem ultraja a amizade indo alem do limite permitido a razão e ao bom senso.

Pode ser que por ser amigo e entender o outro, apesar das falhas tantas, um tolere ao outro pequenos deslizes em nome de um vislumbrado crescimento futuro, para ambos.

Ainda assim, amigo merece respeito!

Amigo merece carinho!

Amigo merece dignidade!

Amigo merece consideração!

Amigo merece privacidade!

Amigo merece atenção!

Amigo? Amigo merece fraternidade.

Amigo não é amigo porque lhe convém, nem o seja você amigo de conveniência, conivência.

Seja você, amigo do seu amigo. Preocupe-se com ele, auxilie, coopere, ensine, ouça, aprenda, eleve e enleve essa amizade.

Seja recíproco, companheiro, solidário, irmão.

Amigo não precisa estar presente para ser amigo, porque amizade independe de tempo, espaço, laço, abraço. Só nunca foi nem é crime, nem castigo.

Se você tem um amigo, conserve-o, ame-o, entenda-o, aceite-o...porem, não permita tudo a um amigo, se você quer um amigo e não um...capacho.

Lembre-se, aja para com o outro como quer que ajam com você, assim não se poderá culpar por não ter amigos, ou por tê-los falsos, medíocres e ignorantes, egoístas.

= - = -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

“Nunca se esqueça de seus amigos!

Serão mais importantes na medida em que você envelhecer. Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura venham a ter, você sempre precisará de amigos. Lembre-se de, ocasionalmente, ir a lugares com eles; divirta-se na companhia deles; telefone de vez em quando...

O Tempo passa.

A vida acontece.

A distância separa...

As crianças crescem.

Os empregos vão e vêem.

O amor se transforma em afeto.

As pessoas não fazem o que deveriam fazer.

O coração para sem avisar.

Os pais morrem.

Os colegas esquecem os favores.

As carreiras terminam.

Mas os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo nem quantos quilômetros tenham afastado vocês.

Um AMIGO nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo por você, intervindo em seu favor e esperando você de braços abertos, abençoando sua vida!

Quando iniciamos esta aventura chamada VIDA, não sabemos das incríveis alegrias e tristezas que experimentaremos à frente, nem temos boa noção do quanto precisamos uns dos outros...

Mas, ao chegarmos ao fim da vida, já sabemos muito bem o quanto cada um foi importante para nós!”

(esse trecho recebi por mail, de um amigo querido, eu ja havia começado esse texto, e veio em sincronia com o pensamento, isso tambem é ser amigo, agradeço, de coração.)