A Ti, Filho, Pelos Teus 28

Vinte e oito anos separam uma das duas mais exuberantes, fantásticas, alegres e realizadoras experiências da vida, o teu nascimento.

O médico tinha feito uma experiência com tua mãe. Periodicamente vocês dois eram submetidos a uma espécie de vácuo na região do abdômen para que, segundo ele, sofresses um processo maior de oxigenação.

Tua mãe tinha saído para fazer ginástica para facilitar o parto e eu para trabalhar. Tua avó já estava a postos e avisou-me para que saísse correndo do trabalho se quisesse assistir o teu nascer. Diferente do parto do nascimento do primogênito, que o médico não me permitiu assistir, pois achou que iria atrapalhar, fui liberado para te ver nascer.

Lá estava de bata e máscara com se médico fosse. De repente tua cabeça apontou. O médico pediu para ir ajudar tua mãe, pois ele daria um corte para facilitar tua saída.

Força , respira fundo, e lá estava pressionando o topo do ventre sagrado de tua mãe.

De repente pendurado nas mãos enormes do médico, berrando, como quem dissesse: que fizeram comigo, porque mamãe expulsaste-me; está muito frio ; quero voltar...

Recebi ordens do médico para acompanhar a enfermeira e ajudar na limpeza. Com a delicadeza de quem equilibra uma porcelana chinesa, participei das primeiras agressões que sofreste. Ao mesmo tempo banhava-me de lágrimas de felicidade.

Interrompi aquele terno momento e corri ao médico para informar que deverias ter alguma coisa errada, pois teu saco além de muito escuro era desproporcional. O Doutor rindo acalmou-me: nada disso, está tudo normal, acontece com todos, pelo grande esforço que fazem para nascer.

Em seguida, limpinho, voltaste para junto do coração de tua mãe, agora não mais dentro do ventre, mas no colo mais lindo que teu pai escolheu com muita paciência e rigoroso critério para os filhos.

Fui pai que sempre fugiu da conversa olho no olho. Não tinha equilíbrio emocional para manter a serenidade diante das prováveis argumentações contrárias, e nem, tão pouco, demonstrações de que o papo era muito careta. Assim, quando precisei dar ênfase a algum ponto de vista, ou chamar a atenção para alguma situação, ou registrar um momento muito feliz, escrevi cartas.

Agora , sofistiquei o processo e substituí as cartas por apresentações pps.

Certamente já devo ter dito em outras cartas, mas é bom repetir: teu pai escreve mais do que sente, enquanto tua mãe sente muito mais do que escreve; o amor da tua mãe por vocês foi e é incondicional. Enquanto o meu foi e é só enquanto vocês forem esses tesouros, essas pérolas, esses exemplos, essas fontes onde aprendi a ser mais homem e melhor.

Mas, uma coisa é comum em tua mãe e em mim, não conseguimos nos controlar, somos vaidosos e orgulhosos de terem nos escolhidos como pais.

Admiramos demais teu coração valente e escoteiro. Temos um grande respeito pelo teu caráter.

Foste criança especial, assim como será teu filho. A minha incapacidade foi felizmente compensada com a intuição do teu irmão que, ao ver o grupo de escoteiros em atividades, pediu para entrar. O Escotismo foi, sem dúvida, o grande facilitador no processo educacional.

Quando tua mãe veio conversar sobre entrar, ou não, para o Escotismo, veio a lembrança, do mesmo desejo meu, frustrado pela insegurança paterna quanto aos riscos que correria.

A vida é um risco. Viver é arriscado.

Nascer é nossa primeira, maior e mais arriscada aventura.

A doença, a morte, tornar-se mau caráter é privilégio dos vivos.

Mas, também o é: escalar montanhas; andar sobre trilhas e caminhos desconhecidos; excursionar pela Vovó Stela só em companhia do irmão; abandonar um e começar outro curso na Universidade; abandonar o emprego, botar a mochila nas costas e viajar pela Europa e Oriente Médio; trocar de emprego; casar; decidir ser pai; e pertencer a uma escola iniciática...

Mas, também o é demonstrar carinho e afeto apelidando, como se quisesses destacar aqueles que amas.

Tua mãe fica muito feliz por a teres destacado , entre muitos outros apelidos, com o “Tusquinha” e teu pai , da mesma forma com o “Gordinho”

Filhão ! Parabéns pelos teus 28. Esperamos que o universo continue conspirando a teu favor e que estejas sempre acompanhado da saúde, alegria, paz ternura, harmonia, trabalho, tolerância, carinho e prazer. Enfim, que estejas sempre acompanhado de tudo de bom, de bem, de belo e de sábio.

Beijinhos no teu coração

Tusca e Gordinho

J Coelho
Enviado por J Coelho em 02/05/2010
Reeditado em 19/06/2021
Código do texto: T2232833
Classificação de conteúdo: seguro