Homenagem à minha madrinha

À minha mãe Jane

Se analisarmos a palavra madrinha perceberemos que ela é a junção da palavra madre (que designa nesse contexto, mãe) ao sufixo “inha” que indica diminutivo. Tiramos daí a conclusão de que a palavra madrinha significa “mãe pequena”, que por sua vez representa, simbolicamente, uma segunda mãe, e é o que tu és concretamente pra mim. Te chamo de tia mais por uma convenção, do que pelo o que a senhora representa realmente na minha vida. Uma tia não é escolhida. Uma pessoa tem uma irmã, e quando essa pessoa tiver um filho, ele automaticamente será sobrinho da irmã da mãe, mesmo que a mãe não suporte a irmã. Já a madrinha não, ela é ESCOLHIDA. Entre tantas, minha mãe a escolheu. Ela decidiu compartilhar contigo o seu fruto. Num transbordar de amor, ela com um gesto, a transformou em minha Mãe, minha segunda Mãe. Com isso ela corrigiu um erro do destino, que foi não tê-las gerado do mesmo ventre. Mas, por outro lado, vejo nisso uma atitude sábia da vida, pois se assim fosse, a senhora seria apenas minha tia e eu perderia uma segunda Mãe. Melhor ter duas Mães que milhares de tias.

Obrigado por aceitar ser minha mãe!

FELIZ DIA DAS MÃES MADRINHA!

Leandro Moreira Cardoso

Rio, 09 de maio de 2010.