59 .

Pode não parecer , mas há exatos 20 anos o Brasil perdeu um de seus maiores expoentes da música e da poesia contemporâneas . Quem pegasse o RG dele não descobriria nada : Agenor Miranda de Araújo Neto . Ah , mas quem descobrisse o apelido , Cazuza , logo identificava a figura . Rebelde , sensível , carismático , bem instruído , uma porção de qualidades . Teimoso , também , é verdade , mas os supostos " defeitos " acabaram por formar o caráter artístico dessa figura humana ilustre .

Dá para analisar mais profundamente a poética de Cazuza , percebendo um certo tom de paradoxo de confronto em alguns trechos das músicas que surgem nessas linhas : " eu vejo o futuro repetir o passado , eu vejo um museu de grandes novidades " , " encontro um abrigo no peito do meu traidor " , " dias sim , dias não , eu vou sobrevivendo sem um arranhão , da caridade ... de quem me detesta " , e muitas outras . A ideia é sempre colocar frente a frente imagens que se contradizem , e normalmente há uma bela e inesperada surpresa no final do escrito . É talento , nada mais .

1 - ( RIMAS RICAS NA OBRA DE CAZUZA )

Há palavras poeticamente dispostas em formas de rima rica no raro escrito que Cazuza nos deixou . O que seria uma " rima rica " ? Quando termos de classes gramaticais diferentes têm a mesma terminologia no sufixo , isso acontece . Vamos lá : " grande Pátria DESIMPORTANTE , em nenhum INSTANTE eu vou te trair ... "

DESIMPORTANTE = adjetivo , provavelmente um neologismo .

INSTANTE = substantivo abstrato

Outros exemplos : " vida louca vida , vida BREVE , já que eu não posso te levar , quero que você me LEVE ; " ... meus inimigos estão no PODER . Ideologia , eu quero uma pra VIVER " .

2 - ( CAZUZA E LETRAS COM FUNÇÃO SOCIAL )

Já num LP gravado às pressas , com apenas um fiapo de voz , Cazuza cantou " ... afundam barcos cheios de crianças , e dormem tranquilos ... " . Provavelmente , referia - se a um trágico acidente com um grande iate no Rio de Janeiro , em época de Réveillon . Outra , de um disco anterior , dizia ... " toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer ... " . É possível que o bardo tenha feito alusão à corrupção no país , à malandragem má , ao jeitinho , às vantagens .

3 - ( MODIFICAÇÃO POÉTICA DE CAZUZA EM CANÇÕES )

Num álbum póstumo , certa vez , uma faixa inacabada do grupo gaúcho Nenhum de Nós ganhou uma nova roupagem . Ficou mais ou menos assim : " não era assim que as coisas aconteciam , mas era assim que eu via tudo acontecer " . Era " Camila Camila " rearranjada literariamente .

Símbolo na luta aberta contra o preconceito de qualquer espécie e corajoso o suficiente para dar a cara pra bater contra a discriminação de quem debochava de grupos sociais e de vítimas da AIDS , Cazuza deixou um legado imprescindível e à prova de críticas . Sem formação literária acadêmica , escreveu muitas obras - primas que deixariam diversos mestrandos / doutorandos em Letras com inveja , sem excessos . Até parecia o seu ídolo Cartola , de nome de batismo bem semelhante , que sem muita instrução nos brindou com versos mais do que eternos - lições de vida para absolutamente todas as gerações que agora se seguem .

Vivendo no limite , literalmente exagerado , Cazuza curtiu em 32 primaveras o que , normalmente , uma pessoa mediana leva 70 ou 80 para encerrar um ciclo . Viveu , enfim : amou , foi amado , aproveitou , desobedeceu e ... extremamente importante ... se divertiu e sofreu , sempre tirando bom proveito de tudo isso .

Um poeta é um espelho de todos nós , com talento ímpar para captar a habilidade de cada um que não desenvolveu o dom e , assim , representar toda uma sociedade .

Viva Cazuza .

( ... )

Quis a sorte , ou o destino , de repente ainda qualquer crença , que essa data também levasse o querido crítico musical e incentivador do Barão Vermelho antes , durante e depois da saída de Cazuza , Ezequiel Neves .

Rodrigo Germano
Enviado por Rodrigo Germano em 07/07/2010
Reeditado em 16/08/2010
Código do texto: T2363761