60 .

A IMPORTÂNCIA DA PROPAGANDA NO MERCADO

Quase todos sabem que a propaganda brasileira é uma das mais criativas do mundo , mesmo com pouca verba e que , muitas vezes , não a torna viável . Aliás , qual seria a diferença entre " publicidade " e " propaganda " ? Basicamente são a mesma coisa , só que propaganda é uma mera emissão de ideias , enquanto que a publicidade envolve um negócio , business . Por exemplo : se eu vou fazer um show em determinado lugar , faço uns cartazes e saio divulgando boca a boca . Isso é propaganda . Se eu tenho uma empresa de pequeno , médio ou grande porte e contrato uma agência especializada para divulgar meu produto / serviço nos meios de comunicação de massa , aí estou fazendo uma publicidade .

Muitas vezes a questão que faz o consumidor decidir pela compra do produto é emocional . Há propostas semelhantes e preços parecidos , e aí entra o diferencial de uma campanha na hora do anúncio , seja ele impresso ou divulgado em alguma mídia eletrônica . Às vezes tem - se a impressão de que um cliente entra numa loja , assim que recebeu o salário , por exemplo , e não sabe bem o que vai levar , mas quer adquirir alguma coisa . Certamente , pesará em sua decisão algo que ele leu , ouviu ou viu na TV , ou mesmo na internet , e que fará com que essa pessoa possa ter um poder de escolha para finalizar a aquisição do que ela quiser comprar . E tudo isso começa com uma ideia que pode ser individual ou coletiva . Depois , isso é exaustivamente trabalhado e vira uma campanha , fazendo com que as características de um produto ( ou um serviço ) sejam espalhadas para quem realmente se interessar por eles .

Pode parecer que muitos anúncios não têm serventia , que só ficam " preenchendo espaço " de bons programas , mas é justamente o contrário que acontece . É difícil , mas perfeitamente possível , que alguém entre num estabelecimento certo do que vai adquirir , mas é igualmente correto verificar que , muitas vezes , a indecisão acaba por ser encerrada diante de uma escolha feita pela influência de um bom comercial .

Portanto , vamos todos valorizar os profissionais dos anúncios , que estes ralam muito para que nós tomemos a nossa decisão ao nos depararmos , muitas vezes , com ofertas muito tentadoras e similares . Na televisão ou no rádio , o tempo parece pequeno na hora da veiculação , mas houve ali - pode estar certo - muito esforço para chegar a esse resultado que você vê tão rápido e às vezes nem dá bola .

Rodrigo Germano
Enviado por Rodrigo Germano em 22/07/2010
Reeditado em 15/10/2010
Código do texto: T2392916