06 - Ao prezado Amigo (a)

06 - Araçatuba, 26 de setembro de 2006

Prezado "Amigo" (a),

Fiquei muito feliz por atentar em responder as minhas cartas sem muita demora; ao leitor mais descuidado, aviso: cartas postas, cartas recebidas. Hoje as tecnologias que o homem desenvolveu, graças a sabedoria que o Ser Maior lhe deu, tudo é quase que imediato. Aliás, instantâneo.

Fiquei feliz em saber que breves tens a intenção de viver junto ao seu grande amor. Descobri que amar é a melhor coisa! E sabe por quê? Simples: amamo-nos e amamos ao nosso próximo - e vice-versa. Férias do professor: somente em janeiro. Praias: visitei algumas neste último janeiro passado: Balneário Camburiú (Praia dos Amores e Praia Bravo), Florianópolis (B. Conceição, Joaquina...) - cheguei até Porto Alegre... e no meu Cavalo Preto Motorizado, de cara ao vento! Delícia! Curti muito - fui pela BR 101! Ufa!

Voltando aos assuntos adversos. Perfeccionismo: isso me incomoda - e muito. E, às vezes, leva-me a trabalhar mais que o necessário. Você já tinha imaginado a perfeição na hora de se arrumar, na frente de um espelho, principalmente a mulher? Arrumar as alças do sutiã... Olhar de um lado, depois de outro, virar-se lateralmente e conferir se tudo está certo, sem dobrinhas que marcam e tiram o charme... Aliás, o sutiã ressalta o corpo feminino, ressalta os seios - principalmente os de bojos para aquelas que não possuem muito! Outro sim, dizem que tamanho não é documento, mas uma mulher com seios médios para grandes (sem exageros, pois podem dar problemas na coluna), é muito bonito, além de sensual - e elas se acham (e são!) poderosas!

Esta semana assisti um Programa na TV Câmara que trazia imensas informações sobre o Câncer de Mama - toda mulher deve fazer mensalmente os exames nos seios: dez dias após a menstruação - é o ideal. Exames estes que as mulheres se postam diante do espelho, braço esquerdo levantado (depois o direito), e num movimento circular com as mãos, sentido ponteiros do relógio, apalpam os seios. São três vezes: primeiro pegando a 'base' dos seios, depois o 'meio' dos seios, e finalmente beirando o 'bico' dos seios. As mulheres mais jovens: anualmente visitarem um ginecologistas e as mulheres mais velhas - após os cinqüenta anos, duas vezes ao ano. Em caso de dúvidas devem fazer o exame chamado mamografia... - ouvi tanto a reportagem (e às vezes era repetitivo o assunto) que pareço estar craque no assunto! Mas prefiro vê-los, senti-los... Ou talvez até fazer os exames possíveis! Brincadeiras à parte - mas tem que se tomar cuidado - é caso sério!

Perfeição é algo que o ser humano procura, mas não encontra... "Não somos perfeitos, ainda!" - como diz o rei Roberto Carlos. Gosto de ouvir as músicas do rei, assim como de toda a Turma da Jovem Guarda. E falando em rei Roberto Carlos, outro dia (uns quatro meses atrás) fiz um trabalho com uma Turma: ouviram e cantaram músicas da Jovem Guarda! Maravilha! Sou um pouco guardião das coisas boas.

Quando tiveres mais tempo leia outros textos meus... São simples fatos do cotidiano... E gosto de escrever sobre eles porque são reais - minha mente que é imaginária! Interessante! Outro dia ainda, uns quatro anos atrás, na universidade fiz um pequeno estudo de crônica (chamado por muitos de texto menor) que foi significante pra mim. Adotei este tipo de texto - e já escrevi umas quase cem! Na Home Page deve ter mais de sessenta publicados. Alguns foram parar no jornal impresso!

Nossa! Já enchi os dois lados da folha. O melhor a fazer, por momento, é parar. Escrevo-te mais assim que puder - e pra não cansar você 9mesmo sabendo que você jamais vai dizer que cansar de ler o que rabisco aqui.

Seu amigo Pece - que anda preocupado com 'os seios alheios'.

Abaixo:

Cópia da carta recebida em resposta da de nº 05.

São Paulo, 24 de Setembro de 2006

Dileto Amigo Pece,

Decidido para que não se tornasse um hábito responder duas cartas em uma; agora atento-me para pôr a conversa em dia.

Quanto ao acúmulo de serviço, explico-lhe que estou próximo de usufruir minhas aguardadas férias; daí minha preocupação em livrar-me o mais rápido possível dos processos estacionados em minhas prateleiras e não deixar nada atrasado para os meus colegas. Pelo menos, você pode gabar-se de que conhece um funcionário público que realmente leva à sério seu trabalho. Pois essa pecha que carregamos, por vezes aborrece-me.

Visitei sua home-page e por enquanto li apenas 3 das suas crônicas.

"A alça do sutiã" então é algo que lhe incomoda? (risos). Eu é que não gostaria de ser mulher e ser surpreendida por um desconhecido a oferecer-se para ajeitar a alça do meu sutiã... Você tem cada uma!

"Calcinha e cueca" é bem didático. Creio que eu teria dado respostas semelhantes as suas. Quando se está em uma sala de aula é preciso ter um raciocínio rápido.

"O roubo do jornal" além de saber narrar como ninguém um fato do cotidiano, você consegue fazer com que enxerguemos por outro prisma, o tal "roubo da cultura". Vale opinião de amigo, porém sincera? Faça desta crônica leitura obrigatória para seus alunos.

Esse teu perfeccionismo é ótimo! E na minha opinião, os jovens precisam de alguém que seja firme com eles. Pece, o bom professor é aquele que sabe extrair ao máximo o potencial dos seus alunos. Faça isso, e estará auxiliando na formação de uma legião de "bons sujeitos".

Ah, depois de quatro anos de namoro, eu e a Nia começamos a cogitar em morar juntos; por isso como a partir de outubro estarei em férias, aproveitarei para visitar algumas imobiliárias. E, principalmente, viajar com a minha gata e refugiarmos em alguma praia do litoral paulista. Muito sol, pegar onda; só amor!

Forte abraço do amigo.

Mário Augusto

Pseudônimo de M.Sayuri

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 26/09/2006
Código do texto: T249441