Sobre o conhecimento

O que é esse tal conhecimento????

Inquieta-me saber qual a resposta. Conforta-me a busca. Descobri em minha caminhada, por vezes caduca, que maior a busca, grandiosa é a descoberta. Delirei, Luce, divaguei sem saber que conhecia.

Vi certa vez que as palavras são constituídas de elementos mínimos significativos e um desses é -mento, que significa "o modo como" em algumas palavras. Assim vislumbrei que conhecimento é o modo como percebo e concebo as coisas em minha vida.

Minha mente ferve em conclusões agora. Palpita como madrigais adolescentes. Não passeio pelo conhecimento que se incorpora na escola. Quero o que vem do sorriso humilde, das mãos quentes num abraço fraterno, no olhar convalescente de um velho caminhante. E as cores? Bolhas de felicidade no ar!!!!!

As flores se abrem para receber o sol, mas se fecham diante da sua espontaneidade ao longo do dia. A tarde vem e elas, recolhidas, aguardam um novo dia para encantar nossos olhos dispersos.

E as cores? Estas são responsáveis por tudo o que somos. Elas revela, sem rodeios tudo o que temos, o que perdemos e mesmo sem precebermos, elas ditam todos os nossos caminhos. E ainda pensamos que dominamos sua essência.

O vento e a água... Não ousarei falar, realmente não tenho palavras. Cada um deles define de fato nossos destinos. Cada eu menino pensa ser adulto ao contactar qualquer um deles.

As palavras, Luce, estas são capazes de ir e vir, de mandar, de conceber, de transfigurar, transcender, estimular o sonho ávido, árido, mágico, louco, insano, tamanho.

Já não sei mais definir o conhecimento, pois que como o amor, é bem amplo, tão largo, tão profundo, tão eterno que me perco sem achar o rumo e o prumo.

Creio que essa conversa é meio cansativa agora. Por isso colocar-me-ei reticente, nada reluzente.

Deixa-la-ei com um até breve dissonante. Esperarei o conforto do silêncio como sabedoria. Acho que acabei de fazer conhecimento!!!!

Beth Ferreira.