GILBERT GRAPE - APRENDIZ DE SONHADOR, 1993

GILBERT GRAPE - APRENDIZ DE SONHADOR, 1993

Oi!

“Arriscar-se causa ansiedade. Mas não arriscar-se é perder a si mesmo.”d.a.

GILBERT GRAPE - APRENDIZ DE SONHADOR, a história em si é simples, ou seja, mostra o dia-a-dia de uma família composta de pessoas "diferentes". Uma neurótico-depressiva com compulsão para a comida, um adolescente com retardo mental [LEONARDO DI CAPRIO], uma pré-adolescente rebelde e uma solitária vulgo solteirona. Ah! Ia me esquecendo e o Gilbert [JOHNNY DEPP].

A história é simples, mas é cheio de pequenas historietas e pequenas mensagens que torna o filme algo delicado e sensível aos olhos e ao coração, em alguns momentos as lágrimas quase chegam a fluir, mas a história é linda.

Quem já não quis largar tudo e sumir?

Esse é um dos conflitos da estória, a vontade de esquecer as raízes. Esquecer que se vive num mundo imperfeito, que as pessoas não são perfeitas e que às vezes nossos problemas são rebaixados a nona divisão pelos os que estão de fora. O querer fugir nem sempre é a solução para os problemas, mas pode ser um sintoma que as coisas estão muito erradas.

Quem nunca precisou encarar os medos?

Encarar o ridículo, mesmo sabendo que todos podem nos taxar. Encarar os outros em beneficio de alguém. Encarar a vida e as circunstancias da maneira como elas são. Ver e aceitar que as pessoas podem ser cruéis, mesmo quando a gente é a vítima e não o vilão. E saber que uma palavra dita pode destruir nossa vida.

Quem sempre soube demonstrar os sentimentos?

É difícil às vezes falar um "Eu te amo", quando a vida deixa de ser o alvo das energias e passa a ser rotina e obrigações.

Acabamos vivendo outras realidades e esquecemos que viemos para o Azulzinho apenas para apreendermos a amar.

O filme vale a pena ser visto, pois o diretor sobre mostrar com toda a sutileza e leveza o universo do interior americano, sobre mostrar dilemas emocionais sem apelar para o pieguismo.

DI CAPRIO como deficiente metal esta ótimo, JOHNNY DEEP como sempre é ótimo, alias são fã dele de longa data, JULIETTE LEWIS, com os seus olhares alinhava a história e da o seu recado, mostrando que às vezes temos que apenas que largar a coisa para que elas aconteçam, mostra que a paciência é um ótimo remédio...

Assistam!

Vale à pena

Beijão

André Zanarella 16-11-1998

“Faça tudo o que puder por si mesmo e verá o quanto poderá ser importante para alguém" d.a.