Carta de Recomendação

Prezado Coordenador,

Estou encaminhando essa “Carta de Recomendação” para endossar o nome do candidato que pretende realizar o curso de Mestrado em Ciências Ambientais na Universidade de São Paulo (USP).

Acredito que com base nas informações e observações aqui apresentadas, a Comissão Julgadora terá melhores condições de avaliar as potencialidades do mesmo.

Inicialmente, apresento de maneira objetiva um perfil capaz de qualificar o potencial do candidato para a realização de estudos de pós-graduação.

Assim, posso dizer que o candidato é extremamente interessado por assuntos relacionados com o meio ambiente, além de manifestar preocupação por sua manutenção em bom estado. Tive a oportunidade de acompanhá-lo em trabalhos de campo, onde pude verificar que está bem habituado com trabalho em grupo, apresentando muita afinidade com a vida em ambientes naturais, em situações de pouco conforto, o que certamente é algo difícil para muitos pesquisadores de gabinete.

São marcas fortes de seu trabalho a organização, a eficiência e a pontualidade. É certo dizer que ele possui alta capacidade de liderança e de resolução de problemas, tanto logísticos como científicos.

Além dessas qualidades, é preciso salientar que o candidato se trata de pessoa educada, calma, humilde, de fácil convívio e sempre pronta a ajudar os outros, o que pode contribuir muito no seu desempenho ao longo do curso pretendido.

Posso dizer, ainda, que ele tem bons conhecimentos sobre os ambientes amazônicos, tanto aquáticos como terrestres, especialmente de assuntos relacionados com a fauna e flora, devendo se salientar que possui grande experiência prática no manejo de mamíferos, peixes e répteis (especialmente jacarés e quelônios de água doce). Além disso, é relevante dizer que o candidato possui ampla vivência com povos indígenas e comunidades ribeirinhas, o que o qualifica fortemente para o tipo de pesquisa que o mesmo propõe desenvolver.

Destaco também que conheço o candidato desde 1999, tendo, porém, contato mais próximo com o mesmo no período de 10/2009 a 09/2010, em trabalhos de campo do “Projeto Conservação de Fauna Silvestre do Arquipélago do Marajó”, realizado na Reserva Extrativista Mapuá e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Itatupã-Baquiá, junto à Ilha do Marajó.

Posso dizer que comparando este candidato com outros alunos que tive contato nos últimos cinco anos, quanto à aptidão para realizar estudos avançados e pesquisas, ele seria classificado como excepcional.

Tendo em vista o exposto, sou completamente favorável à aprovação do candidato como aluno de pós-graduação, em nível de Mestrado. Tenho certeza de que ele deverá demonstrar um excelente desempenho durante esse curso, terminando por apresentar uma Dissertação de elevado nível científico.

Atenciosamente ...

Belém – PA, 06 de outubro de 2010.

Prof. Dr. Juarez Andrade Pereira (Recomendante)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Outubro de 2010.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br