Protesto

Não sei como você conseguiu vencer na vida. Caso tenha nascido e convivido em um lar bem estruturado, considere-se um felizardo. Se não tiver sido desta maneira, você é mais que um vencedor. É um herói.

Não sei se lágrimas rolaram em seu rosto após uma intensa luta, diante de uma derrota.

Não sei se você se tornou insensível através de sua aprendizagem tecnicista.

Sei e posso afirmar: No que diz respeito a análise humanista, faltou-lhe a compreensão à luz da reflexão filosófica e sociológica.

É lastimável um professor não conseguir enxergar seus alunos como pessoas que na maioria das vezes precisam de um incentivo para continuar sua busca. Necessitam uma chance para alcançar um padrão de vida mais digno e assim, poder ter a esperança de proporcionar a sua família uma vida melhor.

Reprovar um aluno(a) por (0,5 pontos) chega a ser desumano diante do esforço do docente.

Um mestre acima de tudo precisa ser um "ser humano", não se esquecendo que muitos que sentam-se à noite em uma sala de aula, ganha menos de dois salários mínimos. Trabalham 8h ou até mais, moram de aluguel com mulher de filhos para sustentar. Já cansados da labuta, assimilar fica até mais difícil.

Talvez, você seja mais um tradicionalista, retrógrado e com os bolsos cheios.

Talvez, ao final desse desabafo ainda venha a me criticar dizendo que tudo o que aqui foi exposto, seja apenas um amontoado de bobagens.

Será que conseguirás deitar sua cabeça no travesseiro e dormir o sono dos justos? Eu duvido!

Essa carta foi escrita quando eu tinha 28anos e fui reprovada no Curso técnico de Química. Sei que ainda hoje muitos sofrem essas injustiças...