A DESPEITO DAS PLANTAS, AS PEDRAS CONTINUAM SENDO A BASE...

A DESPEITO DAS PLANTAS, AS PEDRAS CONTINUAM SENDO A BASE...

Mais uma vez, me vem o amigo Walter com seus textos provocativos, me ofertou outro de Rubem Alves chamado: A DESPEITO DAS PEDRAS AS PLANTAS FLORESCEM (1). Em síntese o texto traz uma crítica de Rubem Alves à eleição papal do Card. Joseph Ratzinger (em 2005), e aqueles velhos chavões anti-católicos, de Igreja retrógrada, absolutista, petrificada no passado, fora do tempo, etc, etc...

Paradoxalmente, o “eruditíssimo” teólogo protestante, educador, escritor e bla...bla...bla... Rubem, julga o futuro da Igreja com Ratzinger à frente, partindo do absolutismo de suas próprias idéias ao afirmar que: “Nessa situação sou descrente. O passado do cardeal Ratzinger não me autoriza. Ele é um homem das verdades absolutas e imutáveis.

“Não se pode esperar surpresas de quem mora num mundo fora do tempo. Para quem habita a eternidade as coisas do tempo não passam de equívocos a serem corrigidos.” (R.Alves)

Se Rubem ficou triste com a Eleição do Papa, também fiquei triste com este texto dele... É revoltante ler uma comparação pobre como esta, e uma crítica infundada a um dos maiores teólogos da atualidade...

É preciso que “Rubinho” saiba, que a Dominus Iesus (2), uma Declaração e não uma Encíclica, não traz nada de novo... Apenas reafirma a Verdade. Entendo que um relativista como o Rubem venha sentir suas dores e crises ante a Verdade, ele não suporta... É normal... Mas nada do que ele diga, pense ou escreva irá mudar a Verdade!!! Rubem Alves e seus textinhos vão passar, a Igreja permanecerá! Portae inferi non praevalebunt. (Mt 16,18)

Pois bem, providencialmente, a crítica de Rubem se pauta na comparação entre

as pedras e as plantas... Pois é, o Papa é o Pedro, o Pedro é a pedra, é a rocha maciça, que é base visível para a Casa da Verdade! E foi o próprio Jesus quem deu ao primeiro Papa Pedro, esta designação - missão: KEPHAS (em aramaico Pedra).

“Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João; serás chamado Kephas”. (cf. Jo 1,42)

Neste primeiro encontro de Pedro com Jesus, ele ainda não compreendeu por que seria chamado Kephas, noutro momento, após Pedro exprimir sua fé e revelar que Cristo é o Filho de Deus vivo (cf. Mt 16,15-16), Jesus então faz a solene declaração:

“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (cf. Mt 16,18-19).

Esquece-se o “douto” Rubem, quem sem as Pedras não há o solo, de onde brotam as plantas... A Pedra a despeito das plantas constituem a base... Até a casa onde repousa o Rubem... e o Walter... tem a sua base sobre as Pedras ou seria sobre as Plantas...? Observe Rubem, que “Num pequeno lugar do sul de Minas, Pocinhos do Rio Verde” as plantas cresceram sobre as Pedras...

Mente Rubem ao dizer que as Pedras não mudam... mudam sim... com tempo, com o vento, com a água... a erosão modifica... transforma, burila... Enquanto a Igreja (segundo Rubem) é imutável no retrocesso... Não seria também Rubem imutável em seu pensamento modernista e relativo?

Não vou discutir a Teologia da Revelação... é questão de fé... “Fides quaerens intellectum”... e creio na Igreja como Mãe e Mestra, independente do que pensa ou escreve o desconhecido Rubem, à luz de 20 séculos de História... Aliás, se Rubem possui alguma cultura, em uma sincera análise histórica... agradeça a Igreja Católica, que preservou e difundiu a cultura ocidental...

Sobre a liberdade religiosa e o ecumenismo, sugiro que leia a Declaração Dignitatis Humanae (3) e a Encíclica Ut unum sint (4), antes de falar do que não sabe... Infelizmente, como todos os críticos católicos, estes criam um fantoche que julgam ser a Igreja e acabam batendo neste fantoche... Se realmente se aprofundassem para a refutar... acabariam convertidos pela Verdade! Por isso repito, a despeito das plantas, as pedras continuam sendo a base... e se calarem a voz do profeta as pedras falarão:

“Se não falarmos, as pedras falarão” ( cf. Lc 19,40)

Leandro Martins de Jesus.

semper cum Petrus et sub Petrus

02/02/2010.

NOTAS

(1) Pode ser lido em http://www.rubemalves.com.br/adespeitodaspedrasasplantasflorescem.htm acesso em 02/02/2010.

(2) Pode ser lido em http://www.vatican.va/roman_curia congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20000806_dominus-iesus_po.html acesso em 02/02/2010.

(3) Pode ler em http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vatii_decl_19651207_dignitatis-humanae_po.html acesso em 02/02/2010.

(4) Pode ler em http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jpii_enc_25051995_ut-unum-sint_po.html acesso em 02/02/2010.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 24/11/2010
Código do texto: T2635044
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.