UM TESOURO ENCONTRADO



***MENSAGEM DE VISITANTE ENVIADA PARA O SITE DO ESCRITOR***

De: IVAN BARBOSA REZENDE
E-mail: xxxxxxxxxxxx
IP: 189.45.136.143

Assunto: SUAS POESIAS-SEUS LIVROS

Mensagem:

ERASMO

Não se você se lembra, mas durante algum tempo trabalhamos no mesmo escritório. Você sumiu, não deu mais notícias, mas deixou dois livros manuscritos com suas poesias. Acredito que, agora, seja uma preciosidade, diante de seu sucesso literário. Procurei na OAB-RJ, sem sucesso, e não uso o computador para nada mais do que digitar textos e para acompanhar os processos pela Internet. Agora, tentei o Google e, com surpresa, encontrei você. Responda, para dizer como faço para encaminhar as preciosidades. Não confio na entrega pelos Correios.

Saudações.

Ivan Rezende







Boa noite,

Doutor Ivan Rezende



Ref: Minhas poesias e meus livros que você guardou - mais de 28 anos


Foi grande a surpresa com o maior presente da minha vida, os meus dois livros de poesias na qual eu passei muitos anos sentindo a falta deles, e por tudo isso me fez lagrimar. Não sei como me expressar para agradecer esse seu gesto mágico e maravilhoso em guardar e conservar por mais de 28 (vinte e oito) anos as minhas poesias que eu sempre imaginei de estarem em algum lugar. Jamais me lembrei de ter deixado no seu escritório estas preciosidades raras que sempre me acompanharam.

Escrevi ao longo desses anos, muitas poesias lamentando com dores e lágrimas a perda das minhas poesias originais jamais publicadas que faziam parte do meu acervo poético.

Meu caro Ivan! O livro de capa azul com letras douradas, é o meu primeiro livro de poesias realizado entre os anos 75 a 76, na qual conta na parte final com a assinatura de um dos leitores mais importantes que apreciou e me desejou sucessos – JONAS NEVES RESENDE, pastor, educador e pai da atriz Lídia Brondi (1981).

Eis o meu maior tesouro em suas mãos que somente um amigo, colega e irmão poderia guardar e não cansar de me procurar como o fez pela OAB-RJ, e me encontrou atualmente no Google. Torna-se inestimável essa sua bravura em acender os meus olhos que procurou por tantos lugares e nunca tive resposta ao desejo inseparável dessas obras.

Ainda publiquei alguns poemas em 2005, assim que entrei no mundo literário virtual sobre os meus escritos perdidos;


www.shallkytton.com/visualizar.php


www.shallkytton.com/visualizar.php


É com lágrimas que recebi o seu nobilíssimo e-mail, abrindo dentro de mim uma constelação de alegria e um arquipélago de incontáveis brilhos em que se passaram tantos anos. É verdade, trabalhamos juntos no mesmo escritório na Av. Presidente Vargas nº 446, se não me falha a memória no 17º Andar Sala 1706 ou , na época, você era procurador do Banco Central. Hoje, já com mais de 28 anos, eu não poderia esquecer as lembranças de Vossa Senhoria, que hasteando uma bandeira, abriu um espaço em seu escritório para que eu pudesse desempenhar as minhas funções profissionais. De certo que nos meses que se prolongaram na sua companhia de colega de profissão, a situação precária que sucumbiu nos meus olhos, deixou-me em profundo estado de acanhamento, sem condições financeiras para arcar as despesas de aluguel do escritório. Apesar de que o nobre colega jamais me cobrou ou me tenha dito qualquer coisa a esse respeito quanto aos meus alugueres em atraso.

Sabiamente, o seu coração foi uma das portas que abriu as longas cortinas em minha vida durante o período de 1983, onde a alta da infração caminhava no árduo e pesaroso bolso dos profissionais autônomos em detrimento às políticas de aperto que à época consumia. Sem dúvidas, você teve e tem uma participação especial em minha vida por me acolher no seu escritório com o mais digno calor humano de um grande homem, advogado que você é.

Caro amigo Ivan,

Com as contas em atraso e sem poder vislumbrar as finas cortinas daquele horizonte, procurei me afastar sem nada lhe comunicar a procura de outros meios, onde eu pudesse alavancar recursos para quitar a tão pequena dívida, perlustrando nos trilhos da existência em sonhos de obter melhores guaridas num céu pintado de cores inaceitáveis. Naqueles períodos em sua companhia no escritório tive receio de falar a minha situação financeira e coloca-lo num prisma para que você tomasse conhecimento. Entretanto, procurei ficar calado e mastigar sozinho aquela situação que decaía sobre o meu rosto que amargava tristeza, saindo sem dar notícias. Logo, eu sabia que o meu amigo e colega de profissão poderia me ajudar, porém, me reservei em não falar nada, apenas prometendo que logo acertaria os meses em atraso. Imagino que foi dolorido a minha partida sem pelo menos dizer um adeus ao colega e irmão, a despeito de não querer trazer mais colocações neste estribo que me assolava.

Em 1984 a 1985, nos encontramos no 27º andar do prédio da Av. Almirante Barroso, nº 52, onde funcionava o BANEB – DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S/A, empresa controlada pelo Banco do Estado da Bahia S/A na qual teve sua intervenção pelo Banco Central do Brasil. Foi exatamente a última vez que lhe vi, e mais uma vez lhe prometi que iria acertar, e, no entanto, o amigo Ivan me perguntou como eu estava e que aparecesse para conversar e que eu não me preocupasse com a aquela pequena dívida.

Realmente, naquele dia eu estava sendo apresentado ao Dr. Peri Agostinho da Silva, interventor do Banco Central no Baneb – DTVM S/A através do doutor Armando Kfuri para prestar assessoria naquela empresa como profissional autônomo. E foi exatamente através do Dr. Peri, um mestre em Economia, professor em diversos cursos e funcionário naquela época de nível superior do Banco Central que alargou mais caminhos para a minha desenvoltura dentro das minhas especificações e conhecimentos. Sem sombras de dúvidas, não poderia olvidar em dizer que os grandes empresários cariocas: Armando Kfuri e Dario Kfuri, foram os alicerces do meu crescimento no Rio de Janeiro.

Sem esquecer um outro grande amigo e também patrão Anibal Petersen Neto, na qual eu registrei na Junta Comercial do Rio de Janeiro, a sua empresa de  som e iluminação da cidade Maravilhosa - Metasom - Som e Iluminação Ltda, conhecida dos bailes cariocas da zona sul como Metasom. 

No final de 1988, já casado, voltei para o Estado do Maranhão, residindo na cidade de Caxias (MA), onde nasci e aqui deixei os meus pais em 1980 para tentar uma vida melhor no Rio de Janeiro. Atualmente, ainda exerço a advocacia prestando serviços empresarias como consultoria e assessoria.

Meu amigo, eu não sei como lhe agradecer pela tamanha gentileza e consideração que somente um amigo e irmão é capaz de fazer tudo isso. No próximo trabalho literário, vou lhe dedicar um poema em meu site.

No próximo email, lhe direi como enviar os livros.

Que Deus ilumine a sua pessoa e lhe cubra de benças,

Recomendações à sua familia,

À Sonia que trabalhava no escritório.



Um forte abraço do amigo de sempre


Erasmo shallkytton


ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 06/01/2011
Reeditado em 14/07/2011
Código do texto: T2711865
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.