Carta de uma árvore em extinção PAU-ROSA

Mata Atlântica, 08 de abril de 2011,

Caro amigo poeta Luizão, sou uma árvore rara e em extinção graças aos caçadores. Meu nome é ANIBA ROSAEODORA DUCKE, mais conhecida como PAU-ROSA.

Preciso muito de sua ajuda, os caçadores estão cortando todas as árvores da Floresta Amazônia. Já morreram os meus pais e todas as árvores de meu redor.

Como meu nome diz, eu sou rosa e com um tronco muito fino, facilitando para os caçadores me cortarem.

Luizão, a flora brasileira está cada vez mais reduzida, quando as pessoas vão pensar nisso? Quando não tiver mais ar puro para respirar? Quando tudo que resta das florestas acabarem? As pessoas pensam que as árvores nunca vão acabar, mas vão acabar sim, os homens só arrancam, só desmatam, mas não plantam.

As árvores são muito importantes para o meio ambiente, para o mundo, mas não só as arvores do meu tipo: PAU-ROSA, mas todas as árvores: PAU-BRASIL, Pinheiro, entre outras. Não podemos esquecer-nos das árvores frutíferas: Amoreira, Jabuticabeira, Macieira.

Nós somos muito importantes, pois amenizamos o ar e refrescamos o mundo, e damos a respiração para vocês através da fotossíntese, mas para produzirmos ela necessitamos de água, luz e gás carbônico e liberamos gás oxigênio, um gás essencial para a respiração. Para isso que servimos, para ser seu chofer e depois ser cortado num só corte. Isso não é nem um pouco justo para nós. E se os caçadores continuarem cortando as árvores, arbustos e matas acabarão com os animais herbívoros, pois servimos de alimento para eles.

Se vocês quiserem ter um futuro ainda cheio de árvores plante-as, pois você e seus amigos poetas têm ou terão filhos ou netos ainda novos e eles são as sementes do amanhã!

Luizão, a palavra certa é conscientização, se os humanos parassem para pensar como será o futuro sem as árvores. Será que eles continuarão cortando ou não?

A população está crescendo muito rápido: morre um nasce dois. Se continuar nessa média, terão que desmatar TODAS as matas que existem para construir casas, prédios, hotéis, apartamentos.

Os homens só pensam no presente, no dia de hoje, e isso é muito errado, pois eles deviam pensar no futuro, no dia de amanhã.

Luizão,seu filho Jonatas ainda é uma criança e tem muito para viver, o futuro depende de você e dependerá também dele.

Eu sou apenas uma árvore pequena, pelo jeito não vou crescer muito, já o seu filho vai por isso eu e as outras árvores não só PAU-ROSA, mas todas as árvores que ainda restam, confiamos em você, também em seus colegas escritores,colegas de trabalho ou de alguma coisa que você faça. Passe essas informações para todos os seus familiares e amigos, faça poesias explicando como vocês podem cuidar e proteger as árvores normais e as frutíferas, que te dão frutos que alimentam vocês, se elas acabarem vocês não terão mais frutos para comer por isso nos protejam, reflita, pare para pensar conscientizem-se!

Luizão, também não se esqueça da fauna brasileira e estrangeira, onde há os animais, eles são muito importantes para o equilíbrio natural. Mas já tem muitos animais extintos como o mico-leão-dourado, entre outras.

EU confiei-te em você a minha vida.

Abraços

De uma árvore em extinção;

Lindo texto escrito pelo meu filho de 11 anos Jonatas Luiz Ramos.

LUIZÃO
Enviado por LUIZÃO em 08/03/2011
Reeditado em 20/06/2011
Código do texto: T2835768
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.