Tio Durval

Brasília, 03 de janeiro de 2011,

Tio Durval,

Parabéns pelo seu MANUAL DE PRÓTESE DENTÁRIA, esse seu filho temporão que finalmente podemos conhecer na forma impressa, aliás, numa arte gráfica moderna, elegante e muito bem ilustrada. Além do conteúdo focado na prótese dental, a edição também prima por seu valor bibliográfico, ou seja, pela sua beleza estética.

Esta foi a melhor forma de compartilhar seus profundos conhecimentos e perenizar uma obra profissional que foi sua opção de juventude. O conhecimento foi gradual e cumulativo, sempre ocupado em descobrir a causa das coisas. (Felix, qui potuit rerum cognoscere causas - Virgílio).

Certamente muitos protéticos, dentistas e técnicos, encontrarão no "Manual do Durval" (antevejo estudantes escrevendo: Segundo o mestre Januzzi....) ensinamentos e estímulos ao aperfeiçoamento da prótese dentária.

"A ciência é um pesado fardo senão convertida em ensinamentos". Escrever, editar e publicar deixa de ser mera vaidade quando o escopo é deixar um legado, um tesouro e uma colaboração para o progresso da humanidade.

Não se trata de perfeição, mas de excelência por sua profundidade, honestidade, isenção e busca da recuperação da saúde integral, mediante substituição das funções dentárias naturais perdidas por patologias de toda ordem.

Bem, agora é colher o merecido prêmio: simpósios, congressos, palestras, viagens e se recolher para digitar seu novo livro "Memórias de um caçador: causos verdadeiros e trapalhadas legendárias".

Uma vida de aprendizado na escola da mãe natureza desde a adolescência do seu protagonista, surpreendentemente urbano e apaixonado pela selva.

Abraços do seu sobrinho.

LIDERCIO JANUZZI