Carta para minha mãe

Oi, mãe! Eu sempre falo pra todo mundo que igual a você não há, e nunca serei um milésimo de sua atitude, perseverança, sabedoria, paciência, humildade, simplicidade, amor, doação como mãe, esposa, mulher!

Estou viajando muito, né? Eu sei, você sempre questiona meu caminhar tão errante, sem rumo - segundo você! Pra não lhe chatear, decidi há pouco tempo não informar com tanta precisão os meus destinos e paradeiros. Penso que assim você se preocupa menos, e eu me aborreço menos com suas cobranças! Sim, pois pra você seria bom que eu estivesse sempre grudadinha aí...

Ah, mas não tem jeito. Nessa vida que você mesmo me ensinou, eu preciso sair, conhecer, aprender, conviver, viver. Pensei que estava vivendo, e eis que morri. Agora, o que tem sua filha é um corpo passeando país afora em busca do tempo de deixar essa terra e ir pra eterna!

Sabe, mãe? Eu nunca serei como você nas suas todas qualidades. É um score muito alto, não alcançarei... Então, resta-me ser eu mesma, assim como sou, errante e não errada. Respirar novos ares, sorrir correspondida, falar e ouvir e simplesmente ir. Porque aí, mãe, não tem mais nada pra mim (Achei que podia fazer meu ninho por aí, você viu!, e jogaram-me pra fora de um porjeto d eninho que, parece, só existiu em minha mente e coração...).

Agora, sem mais delongas, sinta meu abraço de feliz dia das mães, como sempre lhe dei, todos os dias. Nunca consigo lhe dizer que a amo. Por isso, escrevo aqui meu grande amor por você, desejando que entenda mai sum pouquinho desta filha peregrina que você tem.